domingo, 21 de junho de 2015

Juiz relaxa a prisão de advogado detido sob acusação de corrupção ativa e decreta prisão de Rodrigo Batista Porto

O juiz André Melo Gomes Pereira de plantão na comarca de Caicó, no final de semana, relaxou a prisão do advogado Luiz Antônio Holanda, que estava sob custódia da Polícia Civil desde a noite de sábado (20), quando entregou dinheiro à policiais militares para que fosse posto em liberdade, o paranaense Rodrigo Batista Porto, o que segundo os agentes da lei configurou crime de corrupção ativa.

Os oito advogados Francisco das Chagas Medeiros, Sildilon Maia Thomaz do Nascimento, Ariolan Fernandes dos Santos, Navde Rafael Varela dos Santos, João Batista Fernandes Neto, Rafael Nunes Chavante, Rony Jefferson Confessor da Paz e José Ethel Stephan Sales Canuto e Moraes, ingressaram no plantão judiciário com um pedido de anulação do auto de prisão em flagrante. Eles alegaram a ilegalidade do procedimento tomado pelo delegado Marcos Vinícius dos Santos. "- Nosso colega precisaria estar acompanhado de um representante da OAB e portanto, a instituição deveria ter sido cientificada dos fatos, o que não foi. Isso é ilegal", disse Ariolan Fernandes em contato com o Blog Sidney Silva.

Na mesma decisão, o juiz André Melo Gomes, decretou a prisão preventiva do paranaense Rodrigo Batista Porto que foi encaminhado para a Penitenciária Estadual do Seridó, onde ficará a disposição da Justiça.

O advogado Luiz Antônio Holanda, estava em uma sala improvisada na Delegacia de Polícia Civil. Como ele tem curso superior, se fazia necessário que ele ficasse em sala do Estado-Maior, mas depois da decisão judicial ele foi posto em liberdade e deixando o prédio da 3ª DRP.

Dois dos quatro presos no caso do chupa cabras são soltos no dia de ontem


Um dos advogados e o Agente Penitenciário que foram presos no caso chupa cabras em Jardim de Piranhas foram soltos nesse sábado (dia 20) após depoimento na Delegacia de Polícia Civil.

Segundo a informação de policiais o advogado Luiz Antônio assumiu toda a culpa da entrega do dinheiro aos Policiais Militares para que o Rodrigo Batista Porto fosse posto em liberdade. Ele disse que o outro advogado Breno e o Agente Penitenciário Makeni não sabiam sobre a propina que seria paga aos policiais. 

O Delegado solicitou a presença em Caicó de um amigo do Agente Penitenciário que confirmou que teria arranjado o bico para que o colega acompanhasse os advogados até a cidade de Brejo do Cruz para buscar um detento que teria recebido Alvará de soltura. Ele afirmou que nem o seu colega Makeni e nem o outro advogado sabiam de nada. Só que ao invés disso eles vieram para Caicó e apenas o advogado Luiz Antônio desceu do veículo e deu o dinheiro aos policiais, momento esse em que eles foram presos. 

Após a auditiva da testemunha que veio de Mossoró para Caicó o advogado Breno e o Agente Penitenciário Makeni foram postos em liberdade.

Morreu neste domingo Deputado Estadual Agnelo Alves

Agnelo Alves
Faleceu agora a pouco, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, o deputado estadual, ex-senador e ex-prefeito de Natal e Parnamirim, Agnelo Alves. 

Durante a madrugada ele teve uma queda acentuada de pressão e piora no quadro de infecção respiratória do qual vinha se tratando há duas semanas.


Agnelo Alves foi prefeito de Natal e Parnamirim, senador e deputado estadual. As defesas baixas, devido ao tratamento de quimioterapia contra um câncer no esôfago, também contribuíram para dificultar a recuperação. O corpo do deputado deverá se transportado para Natal ainda hoje.

Fonte - Tribuna do Norte

Delegado solta presos da Lei seca em Mossoró; Capitão Styverson fica indignado


Bafômetros acusaram 19 embriaguez na madrugada desse domingo (21) durante mais uma blitz da Lei seca realizada na cidade de Mossoró, mas com a contraprova feita 5 horas depois da prisão 8 foram liberados e puseram o trabalho a perder disse o Capitão Styvenson.

Todos fizeram o teste de bafômetro e acabaram detidos por embriaguez ao volante. Contudo apenas 9 irão responder pelo crime. "-Dois dos motoristas fugiram da delegacia e outros 8 foram liberados pelo delegado", afirmou o oficial. Segundo ele os presos foram liberados porque o delegado pediu que fosse feita a contraprova dos etilômetros mesmo tendo passado cinco horas do flagrante. Essa contraprova depois de muito tempo põe todo nosso trabalho a perder. Eu trabalho em Natal desde 2010 e nunca vi um delegado contestar o resultado de um bafômetro. Os equipamentos estão todos aferidos", acrescentou o oficial.

O delegado José Roberto Moura responsável pelos procedimentos afirmou: "-O problema é que o procedimento foi errado. Quando uma pessoa é pega em flagrante, ela deve ser conduzida imediatamente a delegacia e não foi o que aconteceu. O capitão esperou terminar a blitz e trazer todo mundo", afirmou.

Além dos detidos por embriaguez outros 86 motoristas foram autuados administrativamente. A blitz foi realizada na Av. Cunha Mota no entorno onde acontece o Mossoró Cidade Junina, mesmo local onde foi preso 7 motoristas nesse último sábado.

Morre agente penitenciário aposentado que fez enteado refém por 41 horas em Natal

Foto: Francisco José de Assis, 52 anos
Morreu nesta semana o agente penitenciário que manteve o seu enteado de 14 anos em cárcere privado no bairro de Capim Macio durante 41 horas em março desse ano após ter discutido com a esposa.

O garoto foi mantido refém pelo padrasto Francisco José de Assis Guimarães, de 52 anos em um apartamento em Natal após uma briga entre o agente aposentado e sua esposa Márcia Guimarães. O casal estava em processo de separação e ele não aceitava o fato. Após uma discussão o Francisco começou a ficar agressivo e sua esposa foi embora com a filha de 21 anos e ele teria impedido que ela levasse o filho e o manteve em cárcere privado por quase dois dias. Após algum tempo de negociações e constantes pedidos para que a ex esposa voltasse ele cortou os puços e efetuou um disparo de arma de fogo em seu queixo. 

Ele morreu na noite dessa quinta feira para madrugada dessa sexta, dia 19. Sua esposa Márcia contou que as causas da morte foi parada cardíaca e renal devido a uma infecção generalizada.

Componentes de quadrilha especializada em roubos de caixas eletrônicos são presos em Jardim de Piranhas e Caicó

Rodrigo Batista Porto, 29 anos
Um homem foi preso em Jardim de Piranhas no momento em que instalava um programa de computador em um dos caixas eletrônicos do Bradesco, outros três homens vieram de Mossoró para Caicó na noite do mesmo dia e também foram presos.

Na tarde desse sábado, dia 20, Rodrigo Batista Porto, de 39 anos trajando um camiseta com nome e um crachá da Empresa Scopus - que faz manutenção dos caixas eletrônicos - foi preso por policias da 5ª Companhia da PMRN sob o comando do Major Nitoildo dentro da Agência do Bradesco de Jardim de Piranhas tentando instalar o famoso "chupa cabras".

Na Delegacia de polícia Civil em Caicó ao ser perguntado o Rodrigo explicou aos policiais que em 10 ou 20 minutos instalava um programa de computador no caixa eletrônico. Um policial civil explicou que em imagens do sistema de segurança de um banco que mostram a ação de uma quadrilha semelhante, se não a mesma, os ladrões após instalarem o aparelho faziam com que o caixa liberasse todo o dinheiro chegando a sair da Agência com um saco cheio de dinheiro.

Um comparsa ligou para o telefone do Rodrigo, um policial atendeu, e após conversar com os policiais ofereceu uma boa quantia em dinheiro para que o liberassem, dizia ele que no Sul era comum eles fazerem esse tipo de procedimento, ou seja, pagarem suborno aos policiais para serem liberados. O local combinado foi por trás do Hotel Regente. Três homens que disseram ter vindo de Mossoró chegaram em um veículo tipo Hilux de cor prata de placas OCV - 7992 de Santana do Matos. Um deles desceu e entregou o dinheiro envolto em um papel ao policial, momento em recebeu voz de prisão. Os três acusados da corrupção ativa (suborno), dois advogados e um agente penitenciário de Mossoró, foram levados para a 3ª DRP em Caicó para as providências necessárias. A ação foi realizada pela RP e o GTO de Jardim de Piranhas em conjunto com uma guarnição da PRF que prestou apoio.

Foto: Objetos apreendidos com o Rodrigo Batista em Jardim de Piranhas /RN.
Teclados, alicate, portas e cabos com entradas USB e HDMI e Pen drive
O Rodrigo Batista Porto junto com outros três comparsas foi preso em 11 de janeiro de 2014 pelo mesmo crime na cidade de Ijuí no Rio Grande do Sul. Na época a quadrilha foi suspeita de praticar furtos nas agências do município de Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santiago, Vera Cruz, Santa Cruz, Vacarias, Caxias do Sul e Charqueados.

Momento da prisão em Ijuí/RS em 2014

Malabarista diz sustentar a família nos semáforos de Caicó.

Josinaldo Tavares de Oliveira
O jucurutuense JOSINALDO TAVARES DE OLIVEIRA, 34 anos, já passou por mais de 30 circos pelo Nordeste, hoje o picadeiro para a apresentação do seu trabalho são os semáforos de Caicó.

O artista conversou com o blog Jair Sampaio e lamentou ainda ser discriminado, mas foi humilde em assumir que Caicó está sustentando sua família... "-Saio daqui direto para o supermercado, chego em Jucurutu sem dinheiro, mas levo a alimentação da minha esposa e filho", disse.

"-A arte circense é um encanto, nos trás felicidade e nos aproxima das coisas boas da vida, facilita a comunicação e nos dar a oportunidade de fazer os outros felizes, por isso agradeço o carinho dos caicoenses, porque na minha terra (Jucurutu) eu não tenho valor", sob lágrimas desabafou o artista.

Fonte: Jair Sampaio