quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Após 1 ano e sete meses na direção, diretor do presídio "O Pereirão" entrega pedido de exoneração

Por Sidney Silva - O agente penitenciário Alex Alexandre Dantas entregou na manhã desta quarta-feira (14) na Coordenação de Administração Penitenciária – COAP, endereçado à Secretaria de Justiça e Cidadania – SEJUC, o pedido de exoneração da direção da Penitenciária Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega (O Pereirão) em Caicó.

Alex Dantas disse que os motivos são de ordem particular e problemas de saúde na família. “Nós temos que cuidar de questões de saúde na família e na direção da penitenciária, realmente, eu não teria o tempo que preciso para focar nisso e ainda tem outras questões de ordem particular“, disse.

A perspectiva agora, é que o atual vice-diretor da unidade, Ednaldo Teodósio da Silva, (Agente Penitenciário) assuma o cargo que já ocupa interinamente, por causa das férias de Alex. O agente penitenciário, Alex Dantas, passou 1 ano e 5 meses à frente do presídio de Caicó. Ele assumiu dois dias depois de a Unidade receber 80 presos oriundos de Natal. A tal medida foi tomada por causa da Copa do Mundo de 2014.

Cronista Arnaldo Jabor critica severamente construção de teleférico na castigada e seca cidade de Santa Cruz/RN

Foto: Arnaldo Jabor
O comentarista Arnaldo Jabor criticou severamente a obra de construção do teleférico para levar fieis até o morro onde se encontra a Estátua de Santa Rita de Cássia na cidade de Santa Cruz/RN.

A obra orçamentada em cerca de 13 milhões de reais está sendo realizada com recursos federais, verba essa conseguida por intermédio de emendas parlamentares do deputado Henrique Alves do PMDB, que é Ministro do Turismo, e também do Senador Garibaldi Alves Filho. 

Confiram o áudio:

Pacientes na luta contra o câncer tem que entrar na Justiça para ter direito a remédio desenvolvido na USP

Luta contra o câncer - Um pesquisador do Instituto de química da USP de São Carlos descobriu uma substância que trata a doença sem deixar sequelas, sem enfraquecer o sistema imunológico, sem mutilações e sem causar a queda de cabelo. Mais de 800 portadores de câncer já utilizaram o remédio e todos tiveram importantes resultados.

A substância nomeada Fosfoetanolamina sintética foi desenvolvida por um pesquisador a USP à partir da base de princípios ativos dos cosméticos e dos conservantes de alimentos e age como se as cápsulas colocassem marcadores específicos nessas células cancerosas ficando mais fácil o sistema imunológico combater.

A polêmica
Quando a boa notícia começou a se espalhar a USP teve que suspender a fabricação devido a ir contra os interesses comerciais da indústria farmacêutica que fatura bilhões com essa doença e esse medicamento da USP representa um perigo para eles já que cada cápsula custa apenas dez centavos. O paciente agora tem que entrar com uma liminar na justiça para conseguir o tratamento. Por outro lado a utilização de qualquer medicamento leva tempo e deve passar por rigorosos testes realizados em animais para em seguida serem liberados para testes em humanos para só então ser iniciada a sua fabricação para fins comerciais.

Confira a reportagem da EPTV e um vídeo de um formando de Biomedicina: