Dica de saúde - Quer acabar com a barriguinha? Aposte nas fibras solúveis! Seu consumo auxilia a reduzir a gordura abdominal, mais perigosa para a sua saúde, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores americanos.
O número de células adiposas não diminuem após os 20 anos, e os tratamentos para diminuir a obesidade acarretam a diminuição de peso pela diminuição de teor de gordura nos adipócitos, mas não pela redução de número dessas células. É como se essas células ficassem adormecidas, sendo assim, os cuidados para que elas não venham a acordar novamente, e a pessoa não volte a ganhar peso, devem ser constantes para evitar o temido efeito sanfona (perde - e - ganha de peso).
Dormir mais ajuda a emagrecer?
Sim! Segundo um estudo na Universidade de Chicago dormir mais ajuda a emagrecer, isso ocorre porque no momento em que as pessoas dormem menos consomem até 220 calorias a mais de lanches principalmente carboidratos no período da noite.
O que fazer para emagrecer comendo?
Diversos estudos comprovam os benefícios da fibra solúvel no combate ao peso, como explica a nutricionista Mirella Pasqualin, da RG Nutri. Esse tipo de fibra, em contato com a água, forma um gel no estômago que aumenta o conteúdo estomacal, promovendo maior sensação de saciedade, sensação essa causada com a produção do hormônio leptina que extingue a sensação de fome. Assim você reduz a ingestão de outros alimentos, auxiliando a perder peso.
Mudança de hábitos
- Coma em pratos menores, isso ajuda a reduzir o peso;
- O contraste da cor do prato e a comida ajuda a diminuir a porção colocada em até 25%;
- Sobremesa pela manhã ajuda a perder peso mais rápido;
- Corte calorias é mais eficiente que dietas radicais;
- Mastigue bem os alimentos, se você comer rápido acaba ingerindo mais comida do que precisa. A granlina só avisa o cérebro da satisfação depois de comer após 20 minutos do início da refeição.
- Coloque os alimentos saudáveis na parte da frente da geladeira;
- Porções controladas ajudam a emagrecer, por isso coloque um pouquinho de tudo;
- Maior ingestão de produtos lácteos ajuda na digestão do alimento;
- Evite gordura saturada, o ácido palmítico, tipo específico dessa gordura, inibe a liberação da leptina que avisa a hora de parar de comer;
- Pratique exercícios físicos moderadamente, ou seja, sem exagero. Ouvir música no ritmo do exercício aumenta o rendimento em até 15%, a pessoa consome 7% a menos de oxigênio e a percepção de fazer esforço cai 10%.
|
Recomendações nutricionais do governo americano apresentada por Michelle Obama. Detalhe: Troca da famosa pirâmide de alimentos, que era complicada e fora de moda, por um prato. |
Alimentos que ajudam a combater as gordurinhas indesejáveis:
- Melancia e nozes - o aminoácido arginina presente nessa frutas ajuda a reduzir a gordura corporal;
- Aposte nas fibras solúveis encontradas em legumes, frutas e feijão;
- Evite alimentos industrializados eles contêm aditivos desconhecidos até pelo fabricante para sua melhor conservação, alguns com consequências desconhecidas quanto ao uso prolongado no organismo;
- Tomar um café da manhã rico em proteínas que saciam e evitam o exagero posterior;
- Algumas frutas e verduras como legumes, mostarda, amêndoas, sementes de girassol, cardamomo, erva-doce, coentro e cereais possuem melatonina em pequenas quantidades que reduz o triglicérides, aumenta o colesterol bom e reduz o colesterol ruim;
- Alimentos orgânicos não possuem produtos químicos o que é bom, ainda que possuam a mesma quantidade de calorias que os demais.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/album/dieta_album.htm#fotoNav=68