sexta-feira, 30 de maio de 2025

Justiça suspende promoções da PM e governo Fátima não recorre da decisão

Uma portaria do Ministério Público instaurou um Procedimento Administrativo para "acompanhar o comprimento, pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros Militares do Rio grande do Norte, da decisão de mérito do Tribunal de Justiça na Ação Direta Inconstitucionalidade 0813669-55.2023.8.20.0000(1), já transitado em julgado com eficácia geral e efeito vinculante para Poder Executivo estadual, que declarou a inconstitucionalidade dos dispositivos da lei estaduais que permitiam a promoção de militares estaduais sem a existência de vagas".

Em resumo, as promoções de policiais militares e bombeiros estão suspensas. A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi ajuizada pela Procuradoria-Geral de Justiça e o Tribunal de Justiça do RN julgou procedente o estado não recorreu e transitou em julgado.

De Gustavo Negreiros, via Caicó na rota da notícia

Mulher militar: Elas não apenas vestem a farda, elas vestem coragem

30 de maio - Dia da mulher militar

Hoje celebramos o dia da mulher militar: mulheres de fibra, coração e atitude que vestem a farda com orgulho e mantém nossa sociedade mais segura. São mães, filhas, companheiras e, acima de tudo guerreiras que encaram desafios, superam barreiras e provam que determinação não tem gênero. 

  • Valorizamos cada gota de suor nas longas rondas;
  • reconhecemos a dedicação no treinamento físico e mental; e
  • prestamos a homenagens a sensibilidade que humaniza nossas ações diárias 
Vocês são exemplos de garra e inspiração para toda a tropa e para a comunidade. Hoje e sempre, nosso respeito e gratidão por aquelas que, de farda e coração, protegem a nossa gente com força e empatia. 

De Instagram 6º BPM, via Caicó na Rota da Notícia


quarta-feira, 28 de maio de 2025

Decisão do STJ pode abrir caminho para liberdade de Wendel Lagartixa

Caso recente no Rio Grande do Norte reforça tese de ilegalidade em prisão preventiva sem pedido do Ministério Público

O policial reformado Wendel Fagner Cortez de Almeida, mais conhecido como Wendel Lagartixa, pode estar próximo de conseguir a liberdade. Isso porque uma decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reacende o debate sobre a legalidade de prisões preventivas decretadas sem a devida provocação do Ministério Público — o que, segundo a legislação, é vedado.

Na última segunda-feira (26/05), o STJ anulou a prisão preventiva de Francisco Rogério da Cruz, acusado de envolvimento no chamado “caso Redinha”. O crime, que ocorreu em setembro de 2023 na Zona Norte de Natal/RN, deixou três mortos e outras três pessoas feridas, provocando forte comoção na capital potiguar.

Na ocasião, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte havia determinado a prisão de Rogério da Cruz sem requerimento prévio do Ministério Público, o que, de acordo com a Lei n° 13.964/2019 — o chamado Pacote Anticrime —, configura ilegalidade processual. A defesa impetrou habeas corpus alegando nulidade da decisão, sustentada pelas novas diretrizes legais.

O Ministro Messod Azulay Neto, relator do habeas corpus, concordou com a argumentação e revogou a prisão. Em seu voto, destacou que permitir a decretação de prisão preventiva sem a devida provocação do órgão acusador não apenas infringe a legislação vigente, mas também compromete garantias constitucionais e fragiliza o equilíbrio do sistema penal brasileiro.

Diante desse precedente, a defesa de Wendel Lagartixa avalia utilizar a mesma linha de argumentação para tentar a revogação de sua prisão. Caso seja constatado que a decisão judicial que o manteve preso também ocorreu sem solicitação formal do Ministério Público, a situação de Lagartixa pode seguir o mesmo desfecho.

O caso reacende discussões sobre o respeito ao devido processo legal e o papel fiscalizador do Judiciário, especialmente em momentos de forte comoção social e pressões por respostas rápidas do sistema de Justiça criminal.

Portal do BO, via Caicó na Rota da Notícia

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Polícia Civil prende homem por furtos a veículos em Caicó

(Imagens: Homem preso e momento da prisão. Polícia Civil e arquivo do blog CRN)

"Pila" tem várias passagens por furtos mediante arrombamento de veículos e de estabelecimentos comerciais

Policial

Na manhã desta segunda-feira (26), policiais civis da Delegacia Especializada de Furtos e (DEFUR) de Caicó, com apoio da 46ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Caicó) cumpriram um mandado de prisão preventiva contra João Paulo Moraes de Araújo, de 42 anos, mais conhecido como "Pila", por suspeita a prática de furtos.

As investigações apontaram que, o suspeito conseguiu acessar pelo menos dois veículos que estavam estacionados aos arredores da feira livre na região central da cidade de Caicó e subtraiu diversos objetos pertencentes às vítimas. 

A partir da apuração dos fatos, a equipe da Polícia Civil conseguiu identificar, localizar e efetuar a prisão. Pila foi conduzido a delegacia para os procedimentos legais e será encaminhado para o sistema prisional onde, permanecerá a disposição da Justiça. 

Ele e já tem várias passagens por furto mediante arrombamento de veículos, como também estabelecimentos comerciais (para outras prisões registradas no blog CRN, clique Aqui).

Vídeo: Momento da prisão do acusado.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN (SECOMS) & Caicó na Rota da Notícia

domingo, 25 de maio de 2025

Homem é morto enquanto visitava túmulo do irmão no cemitério Jardim de Piranhas

Matéria atualizada as 11h40

Homicídio aconteceu na manhã deste domingo enquanto a vítima visitava irmão que morreu vítima de câncer

Segundo informações chegadas (às 10h10) ao blog CRN, o corretor de nome João Aguiar foi morto no momento em que visitava a cova do irmão dele, que faleceu a cerca de 10 dias vítima de um câncer.

É notório que foi um grande abalo para a família, tanto por ter perdido um ente vítima de CA há poucos dias, quanto por ver outro assassinado dentro do cemitério no momento que foi visitá-lo neste domingo.

Segundo mais informações repassadas ao nosso blog, o homicídio teria ocorrido durante uma troca de tiros entre a vítima e outro homem dentro do cemitério. Enquanto João Aguiar faleceu o outro homem foi baleado e teria sido socorrido para a Urgência do Hospital Regional do Seridó em Caicó.


PM interrompe festa com drogas, arma e menores em casa de eventos em Caicó

Festa que teria ligação com uma facção criminosa, estava acontecendo na madrugada deste domingo.

Na madrugada deste domingo 25, policiais militares receberam denúncias e ligações via COPOM sobre uma festa, supostamente ligada a uma facção criminosa, que estaria ocorrendo na casa de eventos Casarão Casa Show, na zona oeste de Caicó.

No local, a guarnição encontrou uma grande quantidade de entorpecentes e objetos ilícitos, como: 

  • 46 garrafas de loló;
  • poções de cocaína, crack maconha e êxtase; 
  • arma de fogo tipo revólver calibre 38 com munições; 
  • Canivete, dichavadores, celulares e outros itens possivelmente relacionados ao tráfico de drogas. 
Além da droga, do revólver e do material encontrado, foi verificada a presença de menores desacompanhados que provavelmente estariam consumindo drogas e bebidas alcoólicas no local. 

Diante do cenário, todo o material foi apreendido. Devido ao grande número de pessoas não foi possível identificar os responsáveis pelos entorpecentes e armamento no momento da abordagem. 

Vídeo da atuação policial:


De SECOMS 6º BPM, via Caicó na Rota da Notícia

sexta-feira, 23 de maio de 2025

Com 15 pontos e costelas trincadas, Marrone detalha queda de 3 m do palco

(Marrone em entrevista ao Fantástico. Imagem: Reprodução/ Globoplay)

Mundo dos Famosos

O cantor Marrone, que falou pela primeira vez sobre a queda que sofreu durante um show em Goiânia. "Foi um dos maiores sustos que eu já tomei", contou Bruno.

O que aconteceu

O sertanejo ficou desmaiado por cerca de um minuto. "A gente estava distribuindo as rosas para a galera e eu não vi mais nada. Acho que pisei em falso", revelou à reportagem.

O cantor explicou não beber há seis anos, e atribui o acidente a uma "distração". "Optei por cuidar da minha vida e da minha saúde."

Segundo Marrone, a queda foi de cerca de 3 metros. Devido ao acidente, ele levou 15 pontos na testa e ficou com um machucado na mão. Ele também teve 5 costelas trincadas.

A dupla de Marrone, Bruno, falou que "quase morreu de susto". "Foi um dos maiores sustos que eu já tomei", contou. "Fiquei mais tranquilo ao saber que ele estava acordado e que não tinha sido algo tão sério."

De Splash, em São Paulo, via Caicó na Rota da Notícia

Caso macabro: Irmãos são presos em flagrante por manter corpo de pai há cerca de 6 meses dentro de casa no Rio

A denúncia partiu de vizinhos, que relataram não ver o idoso há vários meses. Os investigadores apuram se os suspeitos usaram indevidamente valores ou benefícios em nome do pai após sua morte.

A Polícia Civil encontrou diversos bens aparentemente novos na casa onde foi localizado o corpo de um idoso de 88 anos em avançado estado de decomposição, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. A polícia acredita que Dário Antonio Raffaele D’Ottavio tenha morrido há pelo menos seis meses.


Os filhos da vítima, Tânia Conceição Marchese D’Ottavio e Marcelo Marchese D’Ottavio, foram presos em flagrante, nesta quarta-feira (21), por ocultação de cadáver, resistência e lesão corporal. A possibilidade de homicídio também não foi descartada.


Os investigadores apuram se os suspeitos usaram indevidamente valores ou benefícios em nome do pai após sua morte. A denúncia partiu de vizinhos, que relataram não ver o idoso há vários meses.

Segundo a polícia, os suspeitos reagiram à entrada dos agentes no imóvel, e Marcelo chegou a entrar em luta corporal com um dos policiais. A possibilidade de que o idoso tenha sido assassinado também não foi descartada.

Vídeo: Imagens do momento que é dada "voz de prisão" ao casal de irmãos, como também, do corpo do idoso (Obs.: Cena forte).

É um caso muito intrigante e macabro, pensar que dois irmãos conviveram por pelo menos seis meses com o pai morto dentro de casa. [...] Estamos analisando a motivação deste crime, se houve uma intenção financeira por parte dos irmãos e se o idoso recebia algum benefício governamental. Ainda estamos em análise preliminar do caso", disse o delegado Felipe Santoro, que está à frente do caso.
Exames periciais estão sendo feitos para identificar a causa da morte e o tempo aproximado do óbito.

Os acusados foram internados em um hospital, sob cuidados médicos, devido a indícios de transtornos psicológicos.

Por g1 Rio e TV Globo, via Caicó na Rota da Notícia

Caicó é condenado a indenizar morador que caiu em buraco coberto por tampa solta

Em 2023, o morador caminhava em via pública e pisou sobre  uma tampa de concreto que virou com o peso e o fez cair, ferindo suas partes intimas

A Justiça condenou o Município de Caicó a pagar indenização por danos morais e materiais a um cidadão que sofreu lesões graves após cair em um buraco coberto por uma tampa de concreto mal fixada. A decisão foi proferida pelo juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça, do Juizado da Fazenda Pública da Comarca de Caicó.

O acidente ocorreu em 2023, quando a vítima caminhava por uma via pública e pisou sobre a tampa de concreto, que virou com o peso e provocou a queda. O homem sofreu ferimentos na região íntima, necessitando de cirurgia de urgência e tratamento médico com urologista.

(Imagem meramente ilustrativa)

Na ação judicial, foram apresentados documentos que comprovaram o acidente, como fotos do local, prontuários médicos, laudo técnico e notas fiscais de medicamentos, consultas e exames que somaram R$ 601,07.

O juiz fundamentou a decisão no artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece a responsabilidade objetiva do Estado por atos de seus agentes, e no entendimento do Supremo Tribunal Federal (Tema 592), que reconhece a responsabilidade por omissão específica.

A sentença considerou que houve falha na prestação do serviço público, caracterizando nexo de causalidade entre a omissão do Município e os danos sofridos. A Justiça determinou o reembolso das despesas médicas e fixou R$ 5 mil a título de indenização por danos morais, levando em conta o abalo físico e emocional da vítima, além dos princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

Fonte: Agora RN, via Caicó na Rota da Notícia

quinta-feira, 22 de maio de 2025

Polícia Civil do RN bloqueia mais de R$ 40 milhões em operação contra apostas online

A Operação “Shadow Influence” teve como alvo influenciadores digitais dos municípios de Natal, Parnamirim, Canguaretama e Macau.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), unidade vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21), duas operações simultâneas — “Shadow Influence” e “Cassino Royale” — com o objetivo de desarticular núcleos criminosos estruturados para a lavagem de dinheiro por meio de plataformas de cassinos on-line e influenciadores digitais.

Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Pernambuco e Maranhão, além da determinação judicial para o bloqueio de aproximadamente R$ 40 milhões em bens e valores. As ações resultaram na apreensão de cerca de R$ 30 mil em espécie, 12 veículos de luxo — entre eles, modelos como Mercedes-Benz e Toyota Hilux —, uma motocicleta, relógios de alto valor, joias, ouro, aparelhos celulares, computadores, documentos diversos, moedas estrangeiras, materiais de propaganda de jogos de azar e criptoativos avaliados em aproximadamente R$ 68 mil.

A Operação “Shadow Influence” teve como alvo influenciadores digitais dos municípios de Natal, Parnamirim, Canguaretama e Macau, que atuavam como intermediários financeiros e colaboravam diretamente para a dissimulação de recursos ilícitos por meio das redes sociais. Já a Operação “Cassino Royale” teve como foco empresários e operadores de plataformas virtuais, atingindo o núcleo estrutural de um esquema bilionário voltado à lavagem de capitais.

As diligências contaram com o apoio estratégico do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), de outras unidades integrantes do DECCOR-LD, como a DEICOT e a DECCOR, além do 1º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da 5ª Delegacia Regional de Polícia (DR) de Macau, subordinada à Diretoria de Polícia do Interior (DPCIN), e das Polícias Civis dos estados de São Paulo, Maranhão e Pernambuco.

O nome “Shadow Influence” (influência sombria) faz alusão ao papel oculto e nocivo desempenhado por influenciadores digitais na promoção de esquemas de lavagem de dinheiro, frequentemente disfarçados por práticas de ostentação e aparente legalidade. Já “Cassino Royale” remete à temática central da operação, que envolve o uso de plataformas de cassinos como fachada para movimentações financeiras ilícitas em larga escala.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte destaca que a integração institucional e o aprofundamento da investigação financeira foram determinantes para o êxito das ações, que representam um avanço significativo no enfrentamento à criminalidade digital e econômica no país.

A população pode colaborar com as investigações, repassando informações de forma anônima e segura, por meio do Disque Denúncia 181.

De SECOMS Polícia Civil, via Caicó na Rota da Notícia

Polícia Militar cumpre mandado de prisão e também prende suspeito de Tráfico de Drogas em Caicó

O 2° indivíduo citado tentou fugir mas, foi capturado. 103g de cocaína pura e afins do tráfico foram apreendidos

Cumprimento de Mandado de Prisão

Na manhã de ontem, quarta-feira (21), a Rádio Patrulha do 6° BPM cumpriu um mandado de prisão no bairro João XXIII. O suspeito foi localizado em casa, colaborou com a abordagem e foi conduzido à delegacia.

(Imagem: Cumprimento de mandado de prisão)

Prisão de suspeito a apreensão de cocaína 

Horas depois, no bairro Paraíba, durante um patrulhamento de rotina, a mesma equipe de RP localizou um homem em fundada suspeita. 

Ele tentou se evadir, mas foi alcançado e capturado no bairro Soledade no mesmo local onde foi aprendido o possível "Drone do Tráfico de Drogas", relembre Clique AQUI

Com ele foram encontrados 103g de cocaína pura, balanças de precisão e embalagens usadas para acomodar a droga. O suspeito, que foi conduzido para DP juntamente com o material apreendido, tem histórico criminal e responde por homicídio.

Vídeo: Local de caatinga onde o possível "Drone do Tráfico" e drogas foram apreendidos em um excelente trabalho policial.




SECOMS 6º BPM & Caicó na Rota da Notícia

Comandante do 6° BPM recebe homenagem da ALRN pela atuação do Carnaval de Caicó 2025

( Imagem: Tenente-Coronel Valdez, comte . 6º BPM e Dep Francisco, propositor da homenagem)

Militar, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte pelo trabalho realizado durante o Carnaval de Caicó 2025.

A iniciativa partiu do deputado estadual Francisco do PT, que ressaltou a importância da atuação da Polícia Militar na manutenção da ordem pública e da segurança durante um dos eventos mais tradicionais do estado. A presença da PM contribuiu para que a festa ocorresse de forma tranquila, mesmo diante do grande número de participantes.

A homenagem simboliza o reconhecimento ao comando do 6º BPM e ao empenho da equipe que atuou durante os dias de folia.

SECOMS 6° BPM, via Caicó na Rota da Notícia

Polícia Civil do RN bloqueia mais de R$ 40 milhões em operação contra apostas online

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), unidade vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (21), duas operações simultâneas — “Shadow Influence” e “Cassino Royale” — com o objetivo de desarticular núcleos criminosos estruturados para a lavagem de dinheiro por meio de plataformas de cassinos on-line e influenciadores digitais.

Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Pernambuco e Maranhão, além da determinação judicial para o bloqueio de aproximadamente R$ 40 milhões em bens e valores. As ações resultaram na apreensão de cerca de R$ 30 mil em espécie, 12 veículos de luxo — entre eles, modelos como Mercedes-Benz e Toyota Hilux —, uma motocicleta, relógios de alto valor, joias, ouro, aparelhos celulares, computadores, documentos diversos, moedas estrangeiras, materiais de propaganda de jogos de azar e criptoativos avaliados em aproximadamente R$ 68 mil.

A Operação “Shadow Influence” teve como alvo influenciadores digitais dos municípios de Natal, Parnamirim, Canguaretama e Macau, que atuavam como intermediários financeiros e colaboravam diretamente para a dissimulação de recursos ilícitos por meio das redes sociais. Já a Operação “Cassino Royale” teve como foco empresários e operadores de plataformas virtuais, atingindo o núcleo estrutural de um esquema bilionário voltado à lavagem de capitais.

As diligências contaram com o apoio estratégico do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), de outras unidades integrantes do DECCOR-LD, como a DEICOT e a DECCOR, além do 1º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da 5ª Delegacia Regional de Polícia (DR) de Macau, subordinada à Diretoria de Polícia do Interior (DPCIN), e das Polícias Civis dos estados de São Paulo, Maranhão e Pernambuco.

O nome “Shadow Influence” (influência sombria) faz alusão ao papel oculto e nocivo desempenhado por influenciadores digitais na promoção de esquemas de lavagem de dinheiro, frequentemente disfarçados por práticas de ostentação e aparente legalidade. Já “Cassino Royale” remete à temática central da operação, que envolve o uso de plataformas de cassinos como fachada para movimentações financeiras ilícitas em larga escala.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte destaca que a integração institucional e o aprofundamento da investigação financeira foram determinantes para o êxito das ações, que representam um avanço significativo no enfrentamento à criminalidade digital e econômica no país.

A população pode colaborar com as investigações, repassando informações de forma anônima e segura, por meio do Disque Denúncia 181.

terça-feira, 20 de maio de 2025

Polícia Civil apreende drogas e apreende adolescente em Caicó

Droga fracionada (a qual parte dela estava enterrada) foi apreendido durante a operação na tarde da segunda-feira no bairro Walfredo Gurgel

Policiais civis da 3ª Delegacia Regional de Caicó (3ª DR), com apoio da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR/ Caicó), deflagraram, na tarde desta segunda-feira (19), uma operação no bairro Walfredo Gurgel, Zona Oeste do município de Caicó, região Seridó do Rio Grande do Norte. A ação teve como objetivo combater o tráfico de drogas em uma área investigada por ser ponto de atuação do crime organizado.

Durante as diligências, foram apreendidas 17 pedras de crack, 36 porções de maconha e 19 embalagens do tipo “zip lock”, todas fracionadas e prontas para comercialização. Em continuidade à ação, as equipes localizaram dois pontos com indícios de entorpecentes enterrados. Após escavações, foram encontrados: 187 embalagens tipo “zip lock”, uma porção média de maconha, uma balança de precisão; além de 55 porções de cocaína, um pedaço médio de crack, dois pedaços médios de maconha e mais duas balanças de precisão.

Estima-se que a apreensão represente um prejuízo de aproximadamente R$ 6 mil ao crime organizado.

Um adolescente foi apreendido em flagrante por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas e confessou participação na prática ilícita. Outros dois indivíduos foram conduzidos à delegacia para averiguação e, após serem ouvidos, foram liberados.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça a importância da colaboração da população por meio do Disque Denúncia 181. O sigilo é garantido.




Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS. Via Caicó na Rota da Notícia

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por roubo em Caicó

(Imagem meramente ilustrativa)

Em 14 de janeiro, o acusado de 18 anos fazendo uso de uma arma de fogo e em companhia de dois adolescentes, teria feito um arrastão numa residência na zona Oeste de Caicó

Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Caicó deram cumprimento, nesta segunda-feira (19), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 18 anos, suspeito de envolvimento em um roubo a uma residência localizada na Zona Oeste de Caicó, região Seridó do Rio Grande do Norte.

De acordo com as investigações, o crime ocorreu no dia 14 de janeiro deste ano. Na ocasião, o suspeito, na companhia de dois adolescentes, teria invadido a residência e, mediante grave ameaça com o uso de arma de fogo, subtraído diversos pertences das vítimas, entre eles joias e aparelhos celulares. A partir das diligências realizadas, o suspeito foi identificado, e a prisão preventiva foi decretada após representação da autoridade policial.

A ordem judicial foi cumprida na Penitenciária Estadual do Seridó, onde o investigado já se encontra custodiado por envolvimento em outros crimes, como tráfico de drogas e associação criminosa.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça a importância da colaboração da população, que pode repassar informações de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181. O sigilo é garantido.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS, via Caicó na Rota da Notícia

Em ação rápida, Polícia Civil prende homem em flagrante por tentativa de homicídio a facadas em Caicó

Tentativa de homicídio aconteceu na na madrugada da segunda feira e acusado foi preso pouco depois. Relembre o crime Clique AQUI.

Policiais civis da 46ª Delegacia de Polícia (DP) de Caicó prenderam em flagrante, na manhã desta segunda-feira (19), um homem de 46 anos, suspeito de tentativa de homicídio no município de Caicó, na região Seridó potiguar. A prisão ocorreu no bairro João XXIII.

O crime aconteceu ainda nas primeiras horas do dia, quando uma pessoa foi encontrada ferida ao lado de um contêiner de material de construção, nas proximidades de um posto de combustível, localizado na Avenida Coronel Martiniano. Segundo testemunhas, o autor portava uma faca e, momentos antes do ataque, teria ameaçado a vítima dizendo que iria matá-la. A vítima apresentava lesões compatíveis com golpes de faca.

A equipe da 46ª DP iniciou imediatamente as diligências investigativas. Com base nas evidências colhidas, os policiais civis identificaram o autor e realizaram buscas, localizando o suspeito no bairro João XXIII, ainda na cidade de Caicó.

Ao ser conduzido à delegacia, o suspeito foi informado sobre o direito constitucional ao silêncio e, durante o interrogatório, confessou o crime, alegando ter agido em legítima defesa após ter sido agredido.

O suspeito foi autuado em flagrante e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça seu compromisso com a investigação célere e eficaz de crimes contra a vida e solicita o apoio da população com informações que possam auxiliar o trabalho policial, por meio do Disque Denúncia 181. O sigilo é garantido.

Vídeo: Prisão do homem acusado de tentativa de homicídio à faca em Caicó.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS, via Caicó na Rota da Notícia

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Combate ao Tráfico - Ação policial em Caicó resulta na apreensão de drogas e dinheiro fracionado

(Imagem: Dinheiro fracionado e droga apreendidos pela polícia)

Atentos ao serviço, policiais flagraram o exato momento da entrega da droga pela janela da residência

Por volta das 22h do último sábado (17), uma guarnição da RP realizava diligências no bairro João XXIII quando visualizou usuários de drogas em fundada suspeita na Rua José Dias de Medeiros. O grupo foi visto se aproximando de uma residência que já havia sido denunciada anteriormente como ponto de tráfico de entorpecentes.

Durante a observação, os policiais flagraram uma mão entregando algo pela janela da casa, o que motivou a abordagem imediata. Ao tentarem verbalizar com o suspeito identificado no local, este alegou que abriria a porta, mas fugiu pelos fundos do imóvel, pulando o muro com uma bolsa.

Com a autorização de uma familiar do suspeito, a equipe entrou na residência e localizou, no quarto onde ocorria a movimentação, 23 porções de crack, 5 porções de maconha, 3 papelotes de cocaína e R$ 540,00 em dinheiro fracionado. No beco por onde o suspeito fugiu, foi encontrada ainda uma embalagem contendo mais substância análoga à cocaína. A ocorrência foi encaminhada à delegacia para os procedimentos cabíveis.

De ASSECOM 6° BPM, via Caicó na Rota da Notícia

Idoso embriagado invade praça e mata mulher atropelada em Cerro Corá/RN

População revoltada agrediu o idoso bêbado, depredou e incendiou seu veículo. Vídeos da revolta popular

Uma tragédia foi registrada por volta das 22h da noite deste último sábado (17) na cidade de cerro Corá/RN, quando um agricultor de nome Cícero Quirino da Silva, de 69 anos (nasc. 07/07/1955) residente no sítio Buraco de Lagoa, dirigindo um veículo visivelmente embriagado invadiu um canteiro da Praça Benevuto Pereira e matou uma mulher.

A situação gerou revolta popular, momento em que, algumas pessoas passaram a agredir o acusado, o clima esquentou mais ainda quando depredaram e atearam fogo no veículo durante a madrugada como mostram as imagens do Blog CRN, momento em que, o Corpo de Bombeiros de Currais novos foi acionado para conter as chamas. 

Na hora do acidente fatal, o acusado foi preso em flagrante pela Polícia Militar eu conduziu até o plantão da 11ª DRP - Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade de Currais Novos.

O corpo da vítima, Flávia Talita da Silva, 38 anos que foi brutalmente atingida pela caminhonete foi conduzido até o ITEP de Caicó para perícia em seguida ser liberado para família realizar o velório e sepultamento. A comunidade de Cerro Corá está de luto e pede justiça pela morte de Flávia Talita para que fatos desta natureza não fiquem em pune e não venham mais a acontecer na localidade.

(Acusado: Cícero Quirino da Silva, de 69 anos)

(Vítima fatal: Flávia Talita da Silva, de 38 anos)

Tentativa de homicídio registrada na manha dessa segunda-feira no Centro de Caicó

(Imagem: Vítima sendo ajudada por um amigo)

Após uma discussão entre dois homens, um desferiu três golpes de faca peixeira contra o tórax e o pescoço do outro que foi socorrido às pressas para o hospital

Por volta das 4h30 da manhã dessa segunda-feira (19), um homem identificado como Fransuélio Martins, de 42 anos foi vítima de tentativa de homicídio. O fato aconteceu nas proximidades no posto Domingos no Centro da cidade de Caicó/RN.

Segundo relatos de testemunhas, o crime ocorreu após uma discussão entre dois homens. Durante o desentendimento, o suspeito desferiu três golpes de faca peixeira contra vítima atingindo tórax e o pescoço. 

Uma equipe do serviço de atendimento móvel de urgência - SAMU - foi acionada e prestou os primeiros socorros no local. Fransuélio foi então encaminhado em estado grave are a urgência do Hospital Estadual Tercília de Freitas Fontes. O autor do crime já foi identificado pela Polícia Militar que segue realizando diligências na tentativa de capturá-lo.



Fonte Plantão Caicó, via Caicó na Rota da Notícia

sábado, 17 de maio de 2025

Cabo da Aeronáutica é condenado a um ano de prisão por chamar tenente de “bunduda”

(A acusação do Ministério Público ressaltou que Expedito feriu o decoro e a dignidade da tenente.)

O cabo foi sentenciado a 1 ano de reclusão, em regime aberto.

Um cabo da Aeronáutica foi condenado a um ano de prisão por chamar uma tenente da corporação de “bunduda”, em junho de 2024. A decisão foi proferida na tarde desta quarta-feira (14) pelo Conselho Permanente de Justiça para a Aeronáutica da Justiça Militar da União. O cabo Expedito Ferreira Neto foi sentenciado a 1 ano de reclusão, em regime aberto.

O militar foi denunciado pelo Ministério Público Militar (MPM) em setembro de 2024 após casos distintos de ofensas à tenente. No mês de março, durante uma Ação da Semana da Mulher, Expedito disse a militar que ela era “linda” e a “tenente mais simpática”, mesmo após ela pedir que ele parasse, já que estava noiva de outro militar e estava constrangida.


(Imagem das redes sociais da oficial da FAB)

Em junho, segundo a denúncia, o cabo fez insinuações e menções de cunho particular que desrespeitaram a tenente, em uma situação em que os dois levariam vacinas de Influenza a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Ah Tenente, que pena que seu coração já tem dono”, disse à militar, que negou e falou que estava com casamento marcado e amava o noivo.

Ao chegar na UBS, o cabo disse que “a filha deles seria linda, pois ela é bunduda e ele também é bundudo e ia ser uma filha bundudinha“, como demostra a denúncia do MP.

A acusação do Ministério Público ressaltou que Expedito feriu o decoro e a dignidade da tenente. “Além dos preceitos de hierarquia e disciplina, o denunciado incidiu na prática do crime militar previsto no art. 298, do Código Penal Militar – crime de Desacato a Superior”.

O artigo 298 do CPM estabelece o crime de “desacatar superior, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, ou procurando deprimir-lhe a autoridade”.

Questionado pelo MP, o militar confirmou que fez “elogios” à tenente e alegou que não fez “com maldade”. Durante o processo, a defesa do acusado ressaltou que ele não teve a intenção de desrespeitar a ofendida, “considerando que os elogios proferidos ocorreram sem qualquer intenção de ofensa e expressaram palavras de cortesia entre colegas de trabalho, sem maldade ou intuito de constranger”.

Após os testemunhos e a apresentação das evidências, o Conselho de Justiça entendeu que as “provas afastam qualquer dúvida sobre a autoria e materialidade“.

As expressões foram de inequívoca conotação sexual, com insinuações diretas acerca do corpo da tenente e convites de teor romântico/íntimo, sem que houvesse qualquer relação de intimidade ou consentimento. Tais atos transbordam o campo de um singelo elogio, demonstrando intuito de menosprezar o respeito, atingir a dignidade e vilipendiar o decoro, desmerecendo a função pública a qual representava a oficial militar”, afirma a decisão.

Além da condenação, a Justiça ainda impôs algumas medidas restritivas para Expedito, veja:

  • Proibição de contato, seja presencial ou virtual, com a ofendida;
  • Manutenção de uma distância mínima de 300 metros da ofendida;
  • Proibição de cumprimento de serviço em conjunto com a ofendida;
  • Dever de se apresentar trimestral neste Juízo

O militar ainda pode recorrer em liberdade dao decisão ao Superior Tribunal Militar (STM). A CNN tenta contato com a defesa para um posicionamento. O espaço segue aberto.

De CNN, via Caicó na Rota da Notícia

sexta-feira, 16 de maio de 2025

Ação rápida da Polícia Militar salva homem após ataque de abelhas em Ipueira/RN

Homem estava caído inconsciente. Populares relataram que ele havia sido atacado por abelhas e, em decorrência das picadas teria perdido a consciência.

Na manhã desta sexta-feira (16), por volta das 8h30, a guarnição de serviço do destacamento PM de Ipueira realizava patrulhamento de rotina pelas ruas da cidade quando foi abordada por um cidadão informando que havia uma pessoa caída às margens da RN-118.

A equipe se dirigiu imediatamente ao local e encontrou um homem inconsciente no acostamento da via. Populares relataram que ele havia sido atacado por abelhas e, em decorrência das picadas, perdeu a consciência.

Diante da gravidade da situação, os policiais agiram com rapidez e realizaram o socorro da vítima na própria viatura, conduzindo-a à unidade de saúde da cidade, onde recebeu atendimento médico imediato.

A ação rápida da guarnição foi fundamental para preservar a vida do cidadão, demonstrando o compromisso da Polícia Militar com a proteção e o cuidado com a população.

De SECOM 6° BPM, via Caicó na Rota da Notícia

quinta-feira, 15 de maio de 2025

AGU não pede bloqueio de bens de sindicato de irmão de Lula

Algumas entidades foram blindadas pela AGU e Lula disse em entrevista "não ter pressa na condução da investigação do roubo bilionário dos aposentados e pensionistas do INSS." Veja o vídeo

A Advocacia Geral da União (AGU) deixou de fora os bloqueios de bens por fraudes do INSS de pelo menos, quatro entidades que haviam sido citadas pela Polícia Federal por suspeita de lesarem beneficiários através de descontos associativos e irregulares

De acordo com a lista inicial divulgada pelo órgão na quinta (8), quando anunciou o andamento das apurações pelo governo, a AGU não citou, por exemplo, o Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas e Idosos (Sindnap), que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Também ficaram de fora a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Conafé e a ABCD/Amar Brasil

Ao todo, 12 entidades e dirigentes tiveram pedidos de bloqueio de bens pela AGU no valor de R$ 2,5 bilhões para fazer o ressarcimento às vítimas da fraude.

Segundo informou à Gazeta do Povo, a AGU indicou inicialmente 12 entidades para uma ação cautelar de urgência com base em uma apuração administrativa “considerando a existência de material probatório robusto da prática de atos de corrupção” e empresas que “foram usadas para pagamento de propina a agentes públicos”.

A decisão para o ajuizamento da medida cautelar se dá em razão de que todas as possíveis condutas ilícitas apontadas na Operação Sem Desconto deflagrada pela Polícia Federal, em conjunto com a CGU, ainda se encontram em fase de investigação”, disse o órgão em nota.

A AGU afirmou que a apuração dentro do INSS foi iniciada no dia 5 de maio, com o posterior ajuizamento da ação cautelar contra 12 entidades. Segundo disse o ministro Jorge Messias, serão responsabilizadas ainda “todas pessoas físicas, doa a quem doer”, pontuando que servidores públicos também não serão poupados.

Em momento oportuno, a AGU ingressará com as medidas judiciais cabíveis para a reparação de todo o dano sofrido ao INSS e aos beneficiários da previdência social”, completou o órgão.

Veja abaixo quais são as 12 entidades alvos da ação cautelar:

  • AAPB - Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil;
  • AAPPS Universo - Universo Associação dos Aposentados e Pensionistas dos Regimes Geral da Previdência Social;
  • Ambas - Associação de Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos;
  • CBPA - Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura;
  • Unaspub - União Nacional de Auxílio aos Servidores Públicos;
  • Aapen - Associação dos Aposentados e Pensionistas Nacional, anteriormente denominada de ABSP (Associação Brasileira dos Servidores Públicos);
  • Asbrapi - Associação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos;
  • Asabasp - Associação de Suporte Assistencial e Beneficente para Aposentados Servidores e Pensionistas do Brasil;
  • Ap Brasil - Associação no Brasil de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social;
  • Cebap - Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas;
  • Apdap Prev - Associação de Proteção e Defesa dos Diretios dos Aposentados e Pensionistas;
  • CAAP - Caixa de Assistência de Aposentados e Pensionistas do INSS.

Segundo o advogado-geral da União, essas entidades teriam sido “criadas em diferentes governos” com o objetivo de efetuar as fraudes contra os aposentados. Além do bloqueio de bens, serão alvos de quebra dos sigilos bancário e fiscal das entidades e seus dirigentes e bloqueio de atividades financeiras com cartões de créditos.

Messias também informou que pediu à Justiça a suspensão temporária das atividades das entidades apontadas como irregulares"em razão do perigo público", a apreensão dos passaportes dos dirigentes das entidades por forte suspeita de ocultação patrimonial fora do país, e o bloqueio e penhora de valores que tenham sido convertidos em criptomoedas, que estariam sendo usadas para evadir os recursos desviados.

O ministro afirmou, ainda, que as investigações da Polícia Federal seguem em andamento e que novas medidas podem ser adotadas contra outras entidades.

De Gazeta do Povo, via Caicó na Rota da Notícia

Entrevista de Lula em Moscou na Rússia:

terça-feira, 13 de maio de 2025

Ação policial resulta em prisão por Tráfico de Drogas em Caicó

(Imagem - Material apreendido pela Polícia Militar) 

Polícia apreendeu maconha e afins do tráfico no bairro Alto da Boa Vista

Na tarde desta terça-feira (13), uma guarnição da Rádio Patrulha/6º BPM realizava patrulhamento de rotina no bairro Alto da Boa Vista quando avistou dois homens em atitude suspeita, sentados na calçada de uma residência.

Durante a abordagem, foram encontradas com um dos suspeitos duas porções de maconha e um facão, já com o outro, a equipe localizou oito porções da mesma substância e uma quantia em dinheiro. 

Em continuidade às diligências, os policiais acessaram um imóvel vizinho de onde o segundo suspeito havia sido visto saindo mais cedo. No local, foram encontradas diversas porções de maconha, balança de precisão, lâmina para fracionamento da droga e moedas, sem nenhum móvel no interior da residência demonstrando assim, indícios típicos que local funciona uma boca de fumo.

O material foi apreendido e o suspeito preso em flagrante foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

(Imagem - Droga e afins do trafico apreendido e apresentados na DPC)

Fonte SECOMS 6° BPM, via Caicó na Rota da Notícia

Polícia Civil prende homem com mais de 200 mil arquivos, inclusive de cenas de abuso sexual infantil. Vídeos e imagens da operação

Operação Caminhos Seguros aconteceu nesta manhã de terça feira na cidade de Caicó/RN

Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Caicó deram cumprimento, na manhã desta terça-feira (13), a mandados de busca e apreensão em três endereços vinculados a um homem investigado por armazenar imagens e vídeos com cenas de nudez e abuso sexual infantil.

Vídeo feito pela população de cumprimento de busca e apreensão em um dos endereços citados:

As investigações apontaram que o suspeito, técnico em manutenção de aparelhos celulares, se utilizava da atividade profissional para acessar dispositivos de terceiros e armazenar arquivos contendo cenas de nudez, tanto adulta quanto infanto-juvenil, além de registros de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes.

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais localizaram, em diversos dispositivos do investigado, mais de 200 mil arquivos com conteúdo relacionado a nudez e/ou abuso sexual de mulheres, crianças e adolescentes. O homem foi preso em flagrante em seu local de trabalho, no Centro, em Caicó. Os equipamentos apreendidos foram encaminhados ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN) para a realização dos exames periciais.





A ação integra a “Operação Caminhos Seguros”, deflagrada em todo o território nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de prevenir e reprimir crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça a importância da colaboração da população. Denúncias anônimas podem ser feitas por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS, via Caicó na Rota da Notícia

Obs.: Há informações que o técnico preso chama-se Natan irmão de um vereador local e que a família teria ficado surpresa porque, até então, ele era tido como uma pessoa fora de suspeita de fazer algo errado.

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Ônibus com atletas de Cruzeta tomba na RN 226 entre Florânia e São Vicente

Dois jogadores foram transferidos para realização de exames em Natal

Um ônibus escolar da cidade de Cruzeta tombou na estrada neste sábado. Dentro estavam alunos atletas que participavam da 25ª Copa da Juventude de Florânia.

Segundo relatos extraoficiais, alguns jovens sofreram escoriações leves e foram rapidamente atendidos no pronto-socorro de São Vicente. Apesar do susto, não há registro de vítimas fatais, conforme relatado por um morador de Cruzeta que estava acompanhando a situação.

"Esclarecemos que, os atletas cruzetenses, das categorias futsal masculino SUB 15 e 17 estão estáveis e passam bem, agradecemos o suporte da equipe organizadora do certame de Florânia- RN e da Gestão Municipal que esteve prestando total auxílio aos ocupantes do acidente automobilístico", disse a Prefeitura Municipal de Cruzeta-RN que emitiu nota sobre o assunto:


De terra da Xelita Blogspot via Caicó na Rota da Notícia

quinta-feira, 8 de maio de 2025

Dois indivíduos morrem após troca de tiros com Polícia Militar de Triunfo Potiguar

 

A dupla armada com revólveres desobedeceu a ordem de parada e abriram fogo contra os policiais

A Troca de tiros ocorreu na noite desta quarta-feira 7 de Maio após uma tentativa de abordagem por parte da Polícia Militar onde os dois homens que estavam de moto não obedeceram a ordem de parada e abriram fogo contra os policiais.

Informações detalhadas é que toda ação aconteceu após a guarnição da PM receber informações de populares de que Tadeu Almeida de Aquino “Tejinho” e Françuar Araújo, conhecido por “Fan Fan do Grau”, estavam armados e se deslocavam da Serra de João do Vale em uma moto para Triunfo Potiguar.

Segundo a PM, ao avistarem os suspeitos, deram ordem de parada, eles desobedeceram a ordem e abriram fogo contra os policiais, ou seja, efetuando disparos de arma de fogo contra os PMs. Neste momento, a polícia respondeu à altura a injusta agressão, dando início ao tiroteio.

Durante o confronto Tejinho e Françuar foram baleados, socorridos ao Hospital Maternidade Etelvina Vieira de Melo, em Triunfo Potiguar mas não resistiram aos ferimentos e morreram ao dar entrada no Hospital.

A Polícia apreendeu com a dupla duas armas de fogo utilizada por eles durante a troca de tiros além da moto que foi utilizada pelos mesmos.

Françuar e Tejinho são conhecidos no setor policial, segundo informações da Polícia, Tejinho era alvo da PM e alvo de investigações da Polícia Civil de Campo Grande juntamente com a de Jucurutu por crime de homicídio.

Já Françuar, o “Fan Fan do Grau”, foi preso no dia 27 de Março deste ano na Serra de João do Vale em uma operação da Polícia Civil onde ele estava sendo investigado poele crime de trafico de drogas.

De Jucurutu em Foco, via Caicó na Rota da Notícia