Hospital Regional do Seridó/Caicó, ontem 476 atendimentos e talvez supere os 500 nesta sexta feira (12). Foto: Créditos/Jair Sampaio |
A mosca doméstica mede de 6 a 7 mm de comprimento e transmite várias doenças, incluindo salmonelas, disenteria, tuberculose, cólera, além de vários vermes parasitas. A via de contaminação do alimento é dupla: por patas e por aparelho bucal ductor, particularmente pelos fluídos gástricos e restos de alimentos ingeridos anteriormente, uma vez que, elas regurgitam (vomitam) na comida antes de se alimentarem.
As fêmeas depositam entre 400 a 600 ovos sobre materiais em decomposição ou fezes, de onde saem mais tarde as larvas que transformam-se em pupa e finalmente em moscas jovens. O ciclo de vida completo de uma mosca pode durar entre 25 a 30 dias. Elas são atraídas por alimentos ou resíduos orgânicos que estejam ao ar livre como lixeiras abertas ou panelas com comida.
Por isso mudança de hábitos e algumas medidas simples e básicas podem e devem ser tomada por todos, afim de evitar doenças.
Tome cuidados como por exemplo:
Tome cuidados como por exemplo:
- Lave bem as mãos antes e depois de manejar os alimentos e antes das refeições.
- Cubra sempre os alimentos e os acondicione em local adequado;
- Mantenha a cozinha sempre limpa;
- Proteja e lave bem os utensílios usados na cozinha;
- Não deixe alimentos no chão, em pratos ou panelas;
- Os tambores e lixeiras com restos de comida em decomposição devem estar sempre bem tampados (são o berçário das moscas);
- Use armadilhas papa moscas como papel adesivo (troque regularmente), lâmpadas mata insetos, raquetes elétricas, dentre outros disponibilizados no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Coloque seu comentário aqui