sábado, 3 de janeiro de 2015

Morre o brasileiro nordestino potiguar Manoel do Côco

Foto: Manoel do Côco
Cultura - Morre em Natal um dos maiores repentistas do nosso País. O Manoel Francisco Basílio - Manoel do Côco era natural de Barcelona cidade do interior do RN, sempre se preocupou em retratar a cultura do Estado em seus trabalhos. Ele era compositor, embolador e repentista e tinha uma criatividade fantástica sento apontado por alguns críticos como um dos maiores repentistas do Rio Grande do Norte.

Em 1997, lançou o CD Emboladas, onde interpretou as emboladas Calor da vaquejada, Cheiro de gado, Cheiro do Norte, Compadre Bill, Jogo dos bichos, Saudades do Nordeste, Sou de Natal e Sou rei da noite, todas de sua autoria. A partir da repercussão desse disco, fez apresentações no programa Domingão do Faustão, da TV Globo, além dos programas Fantástico e Globo Esporte.


Atualmente ocupava cargo público na Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, lotado na Fundação Cultural Dona Militana. Ele estava internado a 15 dias no Hospital Santa Catariana na Zona norte de Natal e faleceu vitimado de um câncer nessa última Sexta Feria dia 02 de Janeiro de 2015. A cultura do estado do Rio Grande do Norte está de luto face a enorme perda de um artista que tão bem a representou em todos os lugares onde seu trabalho conseguia ir.

Confira "Minha terra" um dos muitos trabalhos desse fantástico artista que divulgou nossa terra e nossa gente para os quatro cantos do Brasil e do mundo. Nesse trabalho ele fala ,dentre outras cidades da região, também de Caicó a cidade da carne e do queijo.