quarta-feira, 25 de junho de 2025

Homem suspeito de roubar dois celulares de vítimas diferentes é preso nesta manhã no centro de Caicó

(Imagem ilustrativa)

Suspeito resistiu à prisão e tentou fugir dos policiais mas, foi capturado e os aparelhos recuperados

Na manhã de hoje (25), uma ação rápida e coordenada entre as guarnições da Rádio Patrulha (RP 01) e da Ronda Escolar do 6º BPM resultou na prisão de um indivíduo acusado de roubar dois celulares, de duas vítimas diferentes, na área central de Caicó.

O suspeito resistiu à prisão e tentou fugir correndo por ruas movimentadas do centro, colocando em risco a segurança de pedestres e condutores, no entanto, foi rapidamente contido pelas equipes policiais, que conseguiram imobilizá-lo e recuperar os objetos roubados.

O indivíduo e os aparelhos foram conduzidos para Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

De SECOMS 6BPM, via Caicó na rota da Notícia

Polícia Militar apreende drogas na tarde da terça-feira (24)

(Imagem: Droga deixada para trás pelos adolescentes)

Dois adolescentes evadiram-se ao perceber a presença da polícia no bairro Walfredo Gurgel

Na tarde de ontem terça (24), uma guarnição da Rádio Patrulha do 6º BPM realizava patrulhamento no bairro Walfredo Gurgel, zona oeste de Caicó, quando dois indivíduos aparentemente menores fugiram ao avistarem a viatura policial, o que chamou a atenção dos policiais.

Durante a fuga por uma área de mata e construções abandonadas, os suspeitos se desfizeram de uma pochete azul. No interior da bolsa, os policiais encontraram 29 porções de substância semelhante à maconha, embaladas individualmente em sacos tipo zip lock, prontas para a comercialização.

O local onde o material foi encontrado é conhecido por ser ponto de venda e consumo de drogas, com marcas e pichações ligadas a facções criminosas. O material foi apreendido e encaminhado à delegacia para os devidos procedimentos.

O 6º BPM segue atento e atuante no combate ao tráfico de drogas em toda a região de Caicó.

De SECOMS 6BPM via Caicó na Rota da Notícia

terça-feira, 24 de junho de 2025

TCU suspende licitação por suspeita de fraude em gestão do PT no RN

Vencedora da licitação já possui contrato com a gestão petista não apresentou melhor proposta ficando em quatro lugar na concorrência na obra de 200 milhões para construção do Hospital Metropolitano Rio Grande do Norte.

O TCU decidiu suspender, nesta terça, uma licitação de 200 milhões de reais realizada pela gestão da governadora do Rio Grande do Norte, a petista Fátima Bezerra, por suspeitas de fraudes e favorecimento de uma empreiteira na concorrência.

Segundo a denúncia enviada ao tribunal e obtida em primeira mão pelo Radar, a disputa milionária envolve a construção do Hospital Metropolitano do Rio Grande do Norte. A vencedora da licitação foi a Construtora Ramalho Moreira, que já possui contrato com a gestão petista, mas que não apresentou a melhor proposta, ficando em quarto lugar na concorrência da obra do hospital.

Provas colhidas pela área técnica do tribunal mostram que a gestão de Fátima Bezerra desclassificou as três primeiras empreiteiras, inclusive com preços melhores que a vencedora, usando subterfúgios para garantir a vitória da construtora declarada vencedora, um clássico caso de favorecimento indevido.


“Em síntese, o denunciante alega que a licitação foi conduzida de forma a direcionar o contrato para a quarta empresa classificada, por meio de um encadeamento de atos que violaram os princípios da isonomia, da publicidade e da razoabilidade”, diz o TCU.

Diante das provas, o TCU decidiu suspender liminarmente o contrato, impedindo a realização de qualquer acerto ou repasse por parte do governo petista em relação à empreiteira, até que o caso seja investigado e julgado pelo tribunal.

A Corte de Contas também deu 15 dias para que a Secretaria Estadual de Infraestrutura do Rio Grande do Norte se manifeste sobre as irregularidades apontadas no caso. O TCU também solicitou uma série de documentos do governo potiguar para dar andamento ao processo.

De TCU – Tribunal de Contas da União via Caicó na Rota da Notícia

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Polícia Civil prende homem suspeito de homicídio ocorrido em cemitério de Jardim de Piranhas

Rossini Branco teria matado João Aguiar para vingar a morte de seu filho

Policiais civis da 47ª Delegacia de Polícia (47ª DP), com apoio da 3ª Delegacia Regional de Polícia (3ª DR) e do 3º Núcleo de Investigação Qualificada (3º NIQ), deram cumprimento, na manhã desta quarta-feira (18), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 45 anos, suspeito da prática de homicídio ocorrido no município de Jardim de Piranhas, Região do Seridó potiguar. 

O crime aconteceu no dia 25 de maio de 2025, quando a vítima visitava o túmulo do irmão em um cemitério da cidade. Na ocasião, foi surpreendida pelo atirador, que subiu em um entulho e efetuou cinco disparos por cima do muro, atingindo-a fatalmente. As investigações apontam que o homicídio teria sido motivado por vingança, uma vez que o suspeito acreditava que seu filho, morto em 2020, teria sido assassinado a mando da vítima.

No dia seguinte ao crime, o suspeito apresentou-se espontaneamente na delegacia, acompanhado de advogado, e não permaneceu preso por não estar em situação de flagrante. A Polícia Civil prosseguiu com as diligências, reunindo elementos para representar pela prisão preventiva, posteriormente deferida pelo Poder Judiciário.

A arma utilizada no crime, um revólver calibre .38, foi apreendida e encaminhada ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) para os exames periciais.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS, via Caicó na Rota da Notícia.

quinta-feira, 19 de junho de 2025

Mulher é presa por suspeita de tráfico de drogas no bairro Paraíba

Por volta das 17h desta quarta-feira (18), a Rádio Patrulha do 6º BPM realizou mais uma ação no combate ao tráfico de drogas em Caicó. 

Após diversas denúncias anônimas apontando uma residência na Rua Bento Pereira Costa, no Morro do Porco, como ponto de venda de entorpecentes, a guarnição montou uma operação no local.

Durante a abordagem, a suspeita foi localizada saindo da casa e com ela foram encontrados R$ 30 em espécie. Com o apoio de informações repassadas ao 190, os policiais intensificaram as buscas nos arredores da residência, encontrando escondidos debaixo de uma planta:

  • 46 pedras de crack;
  • 07 porções de cocaína, além de
  • 02 porções de maconha
(Imagem: droga escondida localizada pelos policiais)

Diante dos fatos, a mulher, juntamente com a droga apreendida, foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

De SECOMS 6BPM, via Caicó na Rota da Notícia

quarta-feira, 18 de junho de 2025

Comandante do 6 BPM do RN recebe a maior comenda da PM do Maranhão

(Imagem: Tenente Coronel Valdez recebendo maior honraria da PMMA do Coronel Pitágoras)

Na última sexta (13), o Tenente-Coronel Valdez, comandante do 6º BPM, foi homenageado pelo Comandante-Geral da PMMA, Coronel Pitágoras Nunes, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Polícia Militar do Maranhão.

Na ocasião, o oficial potiguar foi agraciado com a Medalha Brigadeiro Falcão, a maior comenda da PMMA, instituída em 1978 e concedida a praças, oficiais, autoridades e personalidades civis que se destacam por suas contribuições à corporação e à sociedade maranhense.

O reconhecimento se deu pela difusão, por parte do TC Valdez, da doutrina de Plano de Defesa de Cidades em cursos de especialização promovidos pelo BOPE/PMMA – entre eles o I CPAR, o II Curso de Gerenciamento de Crises e o V COSAR. Além disso, o oficial esteve outras duas vezes no Maranhão a convite do Ministério da Justiça, compartilhando conhecimentos em segurança pública e colaborando diretamente em ações de fortalecimento das estratégias contra crimes como o novo cangaço e o domínio de cidades.

O 6º BPM se orgulha da liderança do TC Valdez e celebra este justo reconhecimento a um oficial cuja atuação tem impacto direto na segurança pública nacional.

De SECOMS 6BPM, via Caicó na Rota da Notícia

Após quase 30 anos, acusado de duplo homicídio vai à júri popular em caicó


O caso foi destaque no programa linha Direta. Orlando ainda hoje é foragido,

Policial

Um homem acusado de duplo homicídio ocorrido em 1996, Orlando Paulo de Medeiros, será submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri na Comarca de Caicó, no Rio Grande do Norte. A decisão de pronúncia foi proferida pelo juiz Ricardo Antônio Menezes Cabral Fagundes. O caso, que se arrasta há quase 30 anos, ganhou notoriedade por ter sido tema do programa “Linha Direta” da Rede Globo.

Orlando Paulo de Medeiros é acusado de ter assassinado Francisco de Assis Medeiros e Francineide França de Medeiros (pai e filha) no dia 12 de julho de 1996, no Sítio Santo Antônio, zona rural de São João do Sabugi (RN). De acordo com a denúncia do MPRN, Orlando mantinha um relacionamento amoroso com Francineide, sua prima. O pai dela não concordava. Segundo consta na reportagem do programa Linha Direta, exibida no dia 10 de janeiro de 2002, o marido de Francineide era violento e costumava espancá-la. Ele decidiu procurar emprego em Jundiaí, no interior de São Paulo, e foi aí que Francineide e o primo Orlando se aproximaram.

Após uma discussão na noite anterior aos crimes, Orlando teria atirado contra Francisco, que estava desarmado e foi pego de surpresa. A vítima pediu para não ser morto. Em seguida, Orlando encontrou Francineide, que o abraçou questionando o motivo da tragédia, e ele a matou à queima-roupa.

A materialidade dos crimes foi comprovada pelos laudos de exame cadavérico das vítimas e pelo relatório do inquérito policial. Durante a instrução processual, testemunhas foram ouvidas. Valdinete Araújo de Lima, amiga/confidente de Francineide, relatou ter presenciado parte dos eventos e ouvido o primeiro tiro, seguido de um grito: “ORLANDO não me mate não, pelo amor de deus, você está me matando por quê?”. Valdinete também afirmou ter visto Orlando atirando em Francisco e, posteriormente, matando Francineide na frente dos filhos dela e de outros familiares. Valdinete ainda mencionou que Francineide havia lhe contado dias antes dos crimes, que Orlando lhe perguntou qual seria a forma menos dolorosa de morrer, se por faca ou bala.

Outra testemunha ouvida foi Josival Carlos de Lima, que disse também ter presenciado parte dos fatos e ouvido a discussão antes dos tiros. Ele relatou ter visto Orlando com um revólver na mão após a morte de Francisco, e dizendo a Francineide: “foi, matei por sua casa e vou lhe matar também”, antes de atirar nela.

A defesa do réu Orlando havia tentado emplacar tese de crime continuado e ainda a nulidade da citação, revogação da prisão preventiva e desclassificação de testemunhas. No entanto, o juízo rejeitou todas elas, fundamentando que: “a fase de pronúncia não é o momento adequado para análise meritória do crime continuado, que a nulidade da citação e a manutenção da prisão preventiva já haviam sido analisadas e mantidas, e que a validade do depoimento de parentes da vítima é reconhecida pela jurisprudência.” A decisão também manteve a admissão da prova audiovisual do programa “Linha Direta”, argumentando que a defesa teve tempo hábil para o contraditório.

A prisão preventiva de Orlando Paulo de Medeiros (ele nunca foi preso pelos crimes, estando foragido desde então) foi mantida segundo consta na decisão que aponta a permanência dos motivos que a ensejaram, como a gravidade concreta da conduta. “A decisão de pronúncia é um juízo de admissibilidade da acusação, que se satisfaz com a existência de indícios suficientes de autoria e materialidade, e não exige juízo de certeza. As qualificadoras do crime, como o recurso que dificultou a defesa das vítimas, também serão submetidas ao júri popular, por não serem manifestamente improcedentes.”, disse o juiz na sentença de pronúncia.

O Ministério Público terá o auxílio do advogado Ariolan Fernandes, que atua em defesa de uma das partes envolvidas no caso.

De Sidney Silva via Caicó na Rota da Notícia

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Polícia Civil prende homem em flagrante por tráfico de drogas em Caicó


Indivíduo de 20 anos foi preso após operação realizada a partir da expedição de um mandado de busca e apreensão

Policiais civis da 46ª Delegacia de Polícia (DP) de Caicó prenderam em flagrante, na manhã desta quarta-feira (12), um homem de 20 anos, suspeito do crime de tráfico de drogas na região do Seridó. A operação foi realizada a partir de um cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar, expedido pela 3ª Vara da Comarca de Caicó.

A prisão foi realizada no bairro João XXIII, zona oeste de Caicó. Diante da ausência de resposta e comunicação na residência do suspeito, durante o cumprimento do mandado, a equipe policial precisou utilizar força proporcional para ingressar no imóvel. O suspeito foi localizado em um dos quartos da casa.

Foram apreendidas duas porções de substância branca, semelhante à cocaína, uma porção de maconha, R$ 1.450 em espécie, um rolo de fita adesiva utilizada para embalar entorpecentes, um aparelho celular e diversos sacos plásticos do tipo ziplock, que estavam escondidos no quintal.

O suspeito foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante. Após os procedimentos legais, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Homens armados assaltam espetaria do centro de caicó na noite desta quarta feira

(Imagem meramente ilustrativa)

Por volta das 21h da noite dessa quarta-feira dia (11), dois indivíduos armados praticaram um assalto em uma espetaria localizado na Rua Augusto Monteiro no centro da cidade de Caicó/RN.

Segundo as informações repassadas, os dois margineis chegaram a roubar dois aparelhos celulares de clientes, além de uma quantia de cerca de R$ 500 em dinheiro que estava no caixa do estabelecimento comercial.

Após o roubo os criminosos fugiram em uma motocicleta de cor vermelha em direção ao Bairro João XXIII na zona oeste e não foram localizados durante as buscas realizadas pelas equipes policiais que patrulham constantemente a cidade.

sexta-feira, 6 de junho de 2025

"Operação Cerberus" - Polícia Civil prende seis pessoas, cumpre 27 mandados

Quase R$ 2 milhões de reais de facção criminosa foram bloqueados em Caicó

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta sexta-feira (06), a "Operação Cerberus", com o objetivo de desarticular uma organização criminosa com atuação no município de Caicó, região Seridó potiguar. A ação foi coordenada pela 3ª Delegacia Regional de Polícia (3ª DR) de Caicó, com apoio 3º Núcleo de Investigação Qualificada do (3º NIQ).

Durante a ofensiva, foram cumpridos 27 mandados judiciais, entre prisões preventivas e buscas e apreensões, além do bloqueio de contas bancárias e do sequestro de bens, que somam até R$ 2 milhões. Ao todo, seis pessoas foram presas, 19 mandados de busca foram executados, e houve apreensão de veículos, dinheiro em espécie e outros bens ligados aos alvos da investigação.

A investigação tem como foco a atuação de uma facção criminosa responsável por diversos crimes na região, incluindo tráfico de drogas, homicídios, tortura, comércio ilegal de armas de fogo e lavagem de dinheiro. O grupo é apontado como responsável por impor o medo e o controle territorial por meio da violência sistemática.

Durante a operação, também foram lavrados dois autos de prisão em flagrante por embaraço à investigação de organização criminosa.

O nome da operação remete à figura mitológica de Cérbero (Cerberus), o cão de três cabeças que guardava os portões do submundo. A referência simboliza a estrutura fragmentada e violenta da organização criminosa alvo da ação.

A operação contou com a participação de 80 policiais civis da Diretoria de Polícia do Interior (DPCIN), da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM/Caicó) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE).

As investigações continuam com o objetivo de aprofundar a responsabilização penal dos envolvidos e desarticular completamente o grupo criminoso.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte – SECOMS, via Caicó na Rota da Notícia