terça-feira, 24 de março de 2015

Detentos de Alcaçuz ameaçam novo quebra-quebra, caso não tenham TV e cigarro

Foto: Alcaçuz
Embora o clima dentro de boa parte das penitenciárias do Rio Grande do Norte esteja se acalmando desde o fim das rebeliões na quarta-feira passada, a situação pode piorar a qualquer momento.

Segundo o juiz titular da Vara de Execuções Penais do Estado, Henrique Baltazar, os detentos do Rogério Coutinho Madruga, mais conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz, em Nísia Floresta, afirmaram que irão continuar com o “quebra-quebra”. 

“Eu recebi um telefonema de um detento daquela unidade no sábado. Ele me disse que os presos de lá continuarão quebrando a unidade. O problema é que alguém que esteve lá negociando prometeu um monte de coisas para eles. Coisas que não podem ser cumpridas”. Ao ser questionado quem fez essas promessas aos presos, Henrique não soube precisar, mas detalhou um pouco da conversa. 


“Eu soube que uma comissão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e de alguns agentes penitenciários conversou com os presos de lá. Mas eu não soube o que prometeram. Segundo esse detento, que também não disse quem fez as promessas, foram prometidas TVs dentro das celas, além de cigarros. Mas judicialmente isso não é permitido”, completou. 

Fonte: http://www.blogdoeduardodantas.com.br/2015/03/detentos-de-alcacuz-ameacam-novo-quebra.html.

Odontologista Caicoense capotou carro próximo a São José do Seridó/RN

Foto: Carro do Dr. Danilo Gonzada de Caicó
Foto: Dr. Danilo Gonzaga
Um acidente foi registrado na manhã desta terça feira (24 de maio), nas proximidades da cidade de São José do Seridó, a altura do Sitio Viração de propriedade de Chico Contente.

O acidente envolveu um veículo Corolla modelo novo, ainda sem placa, que era conduzido pelo jovem odontologista Caicoense Danilo Gonzaga que sofreu apenas pequenas escoriações.

De acordo com um caminhoneiro que viajava em sentido contrário ao Corolla o carro perdeu o controle logo na curva devido ao asfalta molhado e não bateu frontalmente com o seu automóvel por que o condutor do caminhão saiu para o acostamento.

Testemunhas que passavam no local no momento do acidente contam que o carro praticamente voou sobre uma cerca de arame. Graças a Deus não houve vitima, apenas perdas materiais. O condutor do carro seguiu para Caicó. Segundo informações, o proprietário do carro é filho do comerciante Gonzaga da padaria da cidade de Caicó.


Fonte: http://www.blogdoeduardodantas.com.br/2015/03/odontologista-caicoense-capotou-carro.html, acessado em 24 de março de 2015.

Cientistas criam proteína capaz de bloquear o vírus HIV em macacos, sinalizando uma esperança de "cura"

Foto - Ilustração da proteína eCD4-Ig
Ciência e saúde - Cientistas do Instituto de Pesquisa Scripps (TSRI), na Flórida, EUA, desenvolveram uma molécula artificial capaz de bloquear a infecção pelo vírus HIV em macacos, em até 40 semanas. Eles publicaram suas descobertas na famosa Nature.

A nova proteína, denominada eCD4-Ig, é semelhante à forma natural de produção de anticorpos do corpo humano para combater a infecção. Ele interrompe a infecção das células saudáveis pelo vírus HIV, bloqueando-o nos dois locais onde ele normalmente conecta-se a receptores celulares.

Ao bloquear ambos os locais do receptor de uma só vez, a proteína é eficaz contra todas as estirpes de HIV e SIV (a versão símia do vírus), também testada pelos pesquisadores.

Os cientistas injetaram uma pequena cadeia de DNA em quatro macacos, que desencadearam a produção de uma nova proteína capaz de bloquear o HIV. "-O nosso composto é o inibidor mais amplo e mais potente descrito até agora", disse Michael Farzan, o professor que liderou a pesquisa, em um comunicado de imprensa.
"-Ao contrário dos anticorpos, os quais não conseguem neutralizar uma grande fração de estirpes de HIV-1, a proteína foi eficaz contra todas as estirpes testadas, levantando a possibilidade de que ela poderia oferecer uma vacina alternativa eficaz contra o HIV”, completou.

A técnica ainda não foi testada, por segurança ou eficácia, em seres humanos. Farzan disse ao Wall Street Journal que ele espera começar os testes em humanos dentro de um ano, depois de mais estudos com animais. A proteína é tão poderosa e a proteção que ela oferece é de duração tão longa - capaz de bloquear a infecção de 8 a 10 meses -, que os cientistas especulam uma utilização futura para manter o vírus sob controle nos corpos de pessoas que já estão infectadas.

Por enquanto, o caminho mais promissor para a nova pesquisa pode ser o desenvolvimento de uma vacina para proteger as populações que sofrem mais riscos de contaminação.
Os autores do estudo concluem que a eCD4-Ig "-poderia fornecer um método eficaz, a longo prazo, de proteção universal ao HIV-1

Fonte: http://www.jornalciencia.com/saude/mente/4712-cientistas-criam-proteina-capaz-de-bloquear-o-virus-hiv-em-macacos-sinalizando-uma-esperanca-de-qcuraq, acessado em 24 de março de 2015.