sexta-feira, 21 de março de 2025

Ministro da justiça de Lula faz retratação após criticar a polícia: "É eficiente!"

Seis principais instituições de polícia do Brasil divulgarem um manifesto de repúdio a uma fala de Ricardo Lewandowski

Um dia depois das seis principais instituições de polícia do Brasil divulgarem um manifesto de repúdio a uma fala de Ricardo Lewandowski, o ministro da Justiça se retratou, nesta sexta-feira (21/3). 

Em uma palestra sobre o impacto da PEC da Segurança Pública nos setores de comércio e serviços, nessa quarta-feira (19/3), Lewandowski havia dito que a “polícia prende mal e o Judiciário é obrigado a soltar.” 

À imprensa, em João Pessoa, o ministro da Justiça e da Segurança Pública se retratou pelo comentário considerado ofensivo por agentes policiais. 

“Quero ressaltar agora, publicamente, que nós temos uma polícia brasileira altamente eficiente, preparada. Eu disse, naquela ocasião, e a minha expressão foi pinçada fora do contexto, que as polícias têm que ser melhor remuneradas, melhor equipadas, precisam ser melhor informadas para que possam prender melhor, para que não haja esse fenômeno do judiciário eventualmente ter que corrigir erros de prisões que não foram feitas de acordo com a lei”, afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública. 

De  Estrela/Metrópoles via Caicó na Rota da Notícia

"Operação Sapucaia": PCRN deflagra operação contra facção criminosa

Foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão em Jucurutu

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), por meio da 51ª Delegacia de Polícia de Jucurutu (51ª DP) deflagrou, nesta sexta-feira (21), a “Operação Sapucaia”, que resultou no cumprimento de 37 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão preventiva. 

A ação teve como alvos integrantes de uma facção criminosa com atuação em 11 municípios, sendo dez no Rio Grande do Norte e um na Paraíba: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São Fernando, Tangará, Caicó, Jucurutu, Jardim de Piranhas, Florânia, Parelhas e João Pessoa (PB).

As investigações tiveram como objetivo a desarticulação de uma célula criminosa envolvida em diversos delitos no município de Jucurutu e em outras cidades do estado. 

A operação contou com o apoio da 3ª Delegacia Regional de Caicó, da Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN), da Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN).

O nome da operação faz referência à árvore Sapucaia, cujo fruto possui coloração branca por dentro, em alusão à cocaína – principal substância comercializada pela facção. Mais informações serão divulgadas em breve.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (SECOMS) via Caicó na Rota da Notícia

Vídeo entrevista completa sobre a Operação Sapucaia/PCRN/De Sidney Silva:


Casal furta plantas ornamentais durante a madrugada no Centro de Caicó


(Imagem: Casal furtando jarro com plantas)

Vídeos mostram momento em que plantas são arrancadas e/ou levadas pelo casal

Nesta manhã circulou alguns vídeos nas redes sociais de um casal furtando plantas ornamentais no centro da cidade de Caicó/RN. 

Em um dos furtos registrados de 1h51 da madrugada desta sexta-feira (21) na Rua Pedro Velho, uma planta foi arrancada de frente a uma empresa de contabilidade, de início, a mulher, acompanhada por um caramelo (cachorro), tentou arranca-la, entretanto, sem forças o suficiente, ela foi auxiliada pelo companheiro que logo em seguida aparece transportando a planta em uma carroça.

Já em outro momento, em apenas 4 minutos depois em frente a um estabelecimento comercial, uma bonelaria, eles aparecem tentando arrancar uma das plantas que estão em jarro, vão embora e retornam, e decidem levar o jarro com várias plantas dentro, colocando-o na carroça como se nada estivesse acontecendo.




Caicó: Julgamento de homem que matou ex-companheira a facadas será realizado em 26 de março

José Carlos matou a ex-companheira Claudineide com golpes de faca em Caicó, fugiu, e foi preso 4 anos depois ao espancar sua atual companheira em Planaltina DF

O Tribunal do Júri da Comarca de Caicó, Rio Grande do Norte, volta a se reunir no próximo dia 26 de março de 2025, às 8h30. Na sessão, será julgado José Carlos Cardoso da Silva, acusado de assassinar sua ex-companheira, Claudineide da Silva, no dia 18 de novembro de 2018.

O Crime

De acordo com a denúncia do Ministério Público, na noite de 18 de novembro de 2018, por volta das 21h05, José Carlos desferiu oito golpes de faca contra Claudineide. 

O ataque aconteceu nas proximidades da residência da vítima, na Rua Julião Ferreira de Macedo, (Casas Populares) Bairro Barra Nova, em Caicó. Ela, então com 33 anos, foi socorrida e permaneceu internada por mais de 30 dias no Hospital Telecine Freitas em Caicó, ficando paraplégica devido às lesões. Posteriormente, foi transferida para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, onde faleceu em 5 de janeiro de 2019.

Fuga e Prisão do Acusado

Após o crime, José Carlos permaneceu foragido por quase quatro anos. Em 19 de setembro de 2022, foi preso em Planaltina, Distrito Federal, após agredir sua então companheira. Na ocasião, a Polícia Civil do Distrito Federal confirmou que ele era procurado pelo homicídio de Claudineide.

Processo Judicial

O Ministério Público do Rio Grande do Norte denunciou José Carlos com base no artigo 121, § 2º, incisos II e VI, e § 2º- A, inciso I, do Código Penal, que tratam de homicídio qualificado por motivo fútil e feminicídio. 

Após a prisão do acusado, o processo foi retomado, e a instrução encerrada em 15 de maio de 2023, com o interrogatório do réu. A defesa contestou a qualificadora de motivo fútil, mas a decisão de pronúncia foi mantida integralmente após recurso.

Julgamento

A sessão do Tribunal do Júri está marcada para 26 de março de 2025, às 8h30, no Salão do Tribunal do Júri “Siloé Capuxu”, em Caicó. O réu permanece em prisão preventiva, considerando a gravidade do delito e a regularidade do andamento processual.

De Sidney Silva via Caicó na Rota da Notícia