segunda-feira, 18 de abril de 2016

Homem de Timbaúba dos Batistas é preso em Jardim de Piranhas com uma arma de fogo


Na noite desta segunda (18) policiais do Grupo Tático Operacional (GTO) retiraram uma arma de circulação das ruas . Um timbaubense Magno César Batista conhecido como "didi". Ele estava de posse uma arma de fogo, tipo revólver, no Bar do Alcino localizado na cidade Jardim de Piranhas.

Ontem o didi foi procurado pela polícia pelas ruas de Timbaúba, mas não foi localizado sendo encontrado apenas hoje em Jardim. O acusado foi levado até a Delegacia Regional de Polícia Civil em Caicó onde será lavrado o flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo.

Policias (Civil e Militar) prendem casal com 1/2 kg de maconha e 1.780 reais em dinheiro; a droga iria abastecer Serra Negra

Droga e material apreendidos com a menor serranegrense e com o caicoense
(Fotos: Polícia/Divulgação)
Caicó na Rota da Notícia - Na tarde dessa segunda feira (18) a Polícia Militar trabalhando em conjunto com a Polícia Civil realizaram mais um brilhante "trabalho de equipe"  no combate ao tráfico que resultou na prisão de um casal com maconha e certa quantia em dinheiro. Grande parte da droga iria para Serra Negra do Norte.

Um policial Militar que participou de toda ação nos contou que tudo começou quando uma guarnição composta por três policiais de Timbaúba dos Batistas pertencentes a 5ª CIPM de Jardim de Piranhas se locomoveram para conserto da viatura daquela cidade. No Centro de Caicó um dos policiais reconheceu uma serra - negrense menor de idade na garupa de uma moto de um homem desconhecido. A menor de 14 anos estava sendo investigada quanto ao tráfico de drogas na cidade de Serra Negra do Norte.

Foi então que os policiais retornaram a Timbaúba após uma permuta (troca) de viatura vinda da cidade de Jardim de Piranhas. Já chegando a Timbaúba os policiais receberam um telefonema que a menor havia entrado com um pacote em um micro-ônibus e que estava se dirigindo de Caicó para Serra Negra do Norte. Os policiais, então, montaram campana na BR 427 e conseguiram abordar o ônibus no trevo de Timbaúba. Com a menor foi encontrado um tablete de quase meio quilo de maconha prensada. 

Na Delegacia Regional de Polícia Civil em Caicó o Delegado titular juntamente com sua equipe e  resolveu realizar um trabalho juntamente com os policiais de Timbaúba que culminou na prisão do proprietário da droga, o caicoense John Wesley de Figueiredo Silva, de 22 anos. Na casa do pai dele, no bairro Recreio zona norte de Caicó, foram encontradas mais 25 porções pequenas de maconha e uma quantia de 1.780 reais em dinheiro fracionado além de plástico de embrulho da droga.
John Wesley de Figueiredo Silva, acusado de ser o proprietário da droga apreendida
(Foto: Polícia/Divulgação)

Polícia Ambiental faz apreensão de pássaros em Parelhas


Atendendo um chamado de policia da cidade de Parelhas a policiais da ambiental em Caicó se deslocaram até aquela cidade e lá conseguiram apreender 34 pássaros da fauna regional em 03 residências.

Canários, galo de campina e azulão foram alguns dos animais apreendidos pela Polícia Ambiental. Os criadores foram conduzidos a DP em Caicó e iram responder na justiça.

Criada pelo Decreto nº 18.058, de 07 de janeiro de 2005, a Companhia Independente de Proteção Ambiental - CIPAM, é um órgão de execução e Unidade Operacional subordinada ao Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).

A CIPAM atua de maneira preventiva como órgão de apoio às ações em prol da defesa do Patrimônio Ambiental do Estado, além de atuar de maneira repressiva em caso de violação de áreas de relevante valor ambiental para o Estado, como é o caso da ESEC Seridó, Unidade de Proteção Integral do ecossistema da Caatinga localizada no município de Serra Negra do Norte, dentre outras. 

A CIPAM tem sede em Natal, atuando em todo o território do Estado do Rio Grande do Norte, com distribuição de Pelotões de Proteção Ambiental nas principais regiões do RN, cooperando, inclusive, com as atividades das demais Unidades Operacionais da Polícia Militar e com outros Órgãos nas ações de Defesa Civil.

A Companhia Independente de Proteção Ambiental atua diariamente no policiamento ostensivo de diversos municípios do Estado do Rio Grande do Norte, na defesa e proteção do meio ambiente em todo o Estado.

De Cardoso Silva e pmrn.gov.br via Caicó na Rota da Notícia

IMPRENSA da Europa destaca "circo" e votação "elétrica" na Câmara


Jornais da França, Espanha, Grã-Bretanha e Suíça acompanharam votação em Brasília manifestando surpresa e até choque com o comportamento de deputados; "The Guardian" cita discurso de Bolsonaro.

PARIS E GENEBRA - A imprensa da Europa acompanhou até o final da madrugada de segunda-feira, 18 (no horário local), a votação da admissibilidade (prosseguimento) do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e demonstrou surpresa e estranhamento com a atmosfera "elétrica" e de "circo" em Brasília. Longe de transmitir uma boa imagem do Brasil no exterior, a sessão da Câmara dos Deputados chamou atenção pela confusão. Para o jornal "Le Figaro", tratam-se dos últimos suspiros de "um sistema político marcado pela corrupção".

A cobertura jornalística não poupou o espetáculo vivido em Brasília ao longo da tarde e noite de domingo, 17. O jornal "Le Monde", o mais importante da França, enviou alerta urgente às 4h11min a seus leitores: "Brasil: a Câmara dos Deputados se pronuncia pela destituição de Dilma Rousseff". O jornal lembrou que "a decisão final está daqui para frente nas mãos do Senado". Mais cedo, o diário destacou a "atmosfera elétrica e confusa" da votação. "A tensão permanece viva entre os deputados brasileiros reunidos em Brasília para uma sessão histórica."

Sites dos principais jornais da Europa destacaram votação na Câmara dos Deputados que deu prosseguimento ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Reprodução
Jornal de linha conservadora, "Le Figaro" foi duro em sua análise: "É um sistema político marcado pela corrupção, os pequenos arranjos entre amigos e as alianças contranaturais que estão explodindo", explicou a publicação. "É um sistema que perde seu fôlego", completou a publicação. 

Na Espanha, "El País" anunciou: "Um Parlamento com momentos de circo decide o futuro de Rousseff". Na Grã-Bretanha, "The Guardian" destacou o voto do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e a cusparada de Jean Wyllys (PSOL-RJ). "Em uma noite sombria, sem dúvida o ponto mais baixo foi quando Jair Bolsonaro, deputado de extrema-direita do Rio de Janeiro, dedicou seu voto 'sim' a Carlos Brilhante Ustra, coronel que liderou a unidade de tortura DOI-CODI durante a época da ditadura. Rousseff, ex-guerrilheira, estava entre aqueles torturados", explicou o jornal.

Com mais de mil contas bloqueadas envolvendo suspeitos da Operação Lava Jato, a Suíça acompanhou com atenção a votação de ontem no Congresso brasileiro, chegando a mostrar ao vivo no site do jornal "Le Mati". Mas todos indicaram que o impeachment não era o fim da crise. Para o "Tribune de Geneve", a votação "não vai resolver" a situação política brasileira, apontando para a divisão política demonstrada numa sessão marcada por "insultos e tensão". Em praticamente todos os jornais, o prosseguimento do impeachment foi seguido por comentários sobre o fato de o caso deixar um país divido e de que dezenas dos deputados que votaram pelo afastamento estão sendo investigados por corrupção.

Na ONU, gabinetes dos altos dirigentes também foram instruídos a acompanhar o processo. Apesar de não se pronunciar sobre o resultado, o temor das Nações Unidas se referia à eventual violência após os resultados. Tanto o Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos como relatores especiais "monitoraram" a situação e indicaram que devem se pronunciar nesta segunda-feira.

No Comitê Olímpico Internacional (COI), o voto também foi acompanhado de perto. Até agora, a entidade não sabe quem será a autoridade brasileira que vai receber a tocha olímpica ao desembarcar no País, no final do mês. 

Além das questões protocolares, a ordem no COI é a de blindar o evento no Rio de Janeiro, em agosto, da turbulência política. "Por enquanto, a crise política não está afetando (a organização do evento)", disse Francesco Ricci Bitti, presidente da Associação de Federações Olímpicas de Esportes de Verão. "Estamos fazendo o nosso melhor para que os Jogos ocorram de forma adequada", afirmou.

De O Estadão via Caicó na Rota da Notícia

Câmara diz sim ao impeachment de Dilma; pedido vai agora ao Senado

Deputados comemoram aprovação do impeachment na câmara.
Em dois estados 100% dos deputados federais votaram pelo "sim", Rondônia e Amazonas. Em Goias foram 94% dos deputados. Em Roraima, DF e RN 88%. Bahia Ceará e Amapá a maior parte saiu em defesa de Dilma. No Piauí e Maranhão o placar ficou dividido.
Fonte: Revista Exame.com
O pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) acaba de obteve a quantidade mínima necessária de votos para sua aprovação. A aprovação, contudo, não afasta Dilma imediatamente da Presidência da República. Isso só pode ocorrer após a análise do Senado.

Após quase dez horas de votação, o placar final da votação foi: 367 votos a favor do impeachment, 137 contra, além de 7 abstenções e 2 ausentes. Para ser aprovado na Câmara, o processo dependia do voto de no mínimo 342 dos 513 deputados, ou dois terços do total. 

Próximos passos
O Senado deve começar ainda neste mês a apreciar a denúncia apresentada contra Dilma. Em linhas gerais, os senadores votarão primeiro para dizer se concordam ou não com a instauração do processo. Para avançar, o impeachment precisará do voto da maioria, isto é, de pelo menos 41 dos 81 senadores.


Se o processo for de fato aberto, a presidente se afastará do cargo por um período de seis meses (180 dias). Terá início, então, a discussão e análise da denúncia, com apresentações da acusação e da defesa, sob o comando do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski.

Esse processo culminará com o julgamento final dos senadores, em votação nominal e aberta no plenário: Dilma será afastada definitivamente da Presidência da República se dois terços do Senado (54 dos 81 senadores) julgarem que ela cometeu crime. Nesse caso, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), assume, com a missão de cumprir o mandato restante até o fim, no dia 31 de dezembro de 2018.

De Uol via Caicó na Rota da Notícia