segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Denatran dá prazo de mais três meses para a troca de extintores veiculares

Foto: Extintor tipo ABC
Os novos extintores do tipo ABC passou a ser exigido desde o dia primeiro de Janeiro desse ano. Mas devido a grande procura pelo equipamento de segurança fez com que houvesse uma falta no mercado levando o Ministério das Cidades a tomar uma medida após motoristas de diversas regiões do país relatarem dificuldades em encontrar o equipamento a venda.

Por falta do novo extintor do tipo ABC, o prazo foi adiado por mais 90 dias, ou seja três meses. A multa pelo descumprimento da nova medida seria de R$127,69 e mais 5 pontos na Carteira de Habilitação. Segundo o Denatran o prazo iniciará à partir da publicação do Diário Oficial da União e as multas aplicadas nessa Segunda Feira não serão consideradas.
Foto: Fusca incendiando
O novo modelo de extintor é chamado ABC devido a controlar diversos tipos de materiais e começou a equipar carros que foram fabricados a partir do ano de 2005.
Já se havia concordado que essa exigência seria a partir do ano de 2009 porém uma liminar da justiça conseguiu derruba-la, voltando a valer apenas nesse ano de 2015.

O extintor antigo é do tipo BC que combate o fogo causado apenas por líquidos ou gases inflamáveis e equipamentos elétricos mas, os novos extintores além desses dois tipos de fogo também combatem o fogo causado por sólidos comuns como é o caso de tecido e de plásticos, materiais que compõem o estofado, o painel e outras partes do veículo o que será de grande utilidade na hora de combater um principio de incêndio em um veículo.
Foto: Ferrari incendiando