segunda-feira, 13 de julho de 2015

Câmara de Caicó derruba veto à emenda que retirava referência à Ideologia de Gênero do Plano de Educação

 Leleu Fontes- Autor da emenda supressiva
Diante de um plenário lotado, a Câmara Municipal de Caicó apreciou o veto (o não) integral do prefeito Roberto Germano à emenda supressiva, de autoria do vereador Leleu Fontes, ao projeto de lei nº 060/2015, oriundo do Poder Executivo, que dispõe sobre o Plano Municipal de Educação (PME).

Por nove votos a cinco, os vereadores derrubaram o veto do prefeito à emenda supressiva que retirava do PME referência à Ideologia de Gênero e Diversidade Sexual.

"-Votamos com base na formação dos nossos valores e princípios cristãos que norteiam a solidificação e valorização da família. Nós não tomamos decisão isolada, tínhamos uma responsabilidade com as famílias de Caicó que era de não permitir que essa Ideologia de Gênero seja trabalhada nos próximos 10 anos nas escolas", disse o autor da emenda,  o vereador Leleu Fontes.

Troca de comando da Polícia Militar na Cidade de São Fernando no Seridó

A cidade de São Fernando, na região do Seridó, a partir dessa terça-feira dia 14 terá novo comandante do policiamento. Trata-se do Sargento Marcelo Coelho que assume aquela cidade em substituição ao Sargento Waltor que se aposentou. 

O Sargento Marcelo Coelho já é bastante conhecido no meio da segurança pública na região por ter desenvolvido um trabalho de referência nas cidades onde comandou como Timbaúba dos Batistas e Serra Negra do Norte.

O militar é tido como linha dura no combate ao crime, mas também se destaca pelos trabalhos sociais e comunitários que desenvolve principalmente na prevenção as drogas com os jovens e ações educativas na questão do trânsito, apoio a educação e defesa civil, onde já foi premiado a nível nacional pelos seus projetos de prevenção e recentemente estava com um projeto de incentivo a conquista da 1ª habilitação por parte de pessoas da Zona Rural.

Em entrevista o militar disse que pretende fazer em São Fernando um trabalho idêntico as demais cidades, com parcerias com as igrejas, a educação, a saúde e o Conselho tutelar, bem como construir projetos junto ao legislativo e executivo da cidade que possam trazer cidadania e mais segurança. “Iremos desenvolver ações repressivas e preventivas, intensificar as blitz na zona urbana e rural e coibir os delitos de qualquer natureza, principalmente o tráfico de droga.” Disse o militar entrevistado.

Fonte: Blog Cardoso Silva

Dono de bar comete ato extremo no bairro Walfredo Gurgel

Edson Dantas - nego do bar
Na tarde de hoje um dono de um bar foi encontrado morto por enforcamento dentro de sua residência localizada na Rua Manoel Gonçalves de Melo no bairro Walfredo Gurgel, nas proximidades do antigo clube O Barandão.

O Edson Dantas da Silva, 39 anos mais conhecido como nego, era dono de um bar bastante conhecido na cidade de Caicó onde realizava bingos e havia um telão aonde seus clientes assistiam a jogos de futebol.

Segundo informações há suspeitas de motivos passionais (problemas de relacionamento).

Empresário jucurutuense foi encontrado morto próximo à divisa com o RN

Foto: Messias Bezerra
Na manhã desta segunda-feira a Polícia Militar da cidade de Jucurutu foi informada que o empresário Messias Bezerra, proprietário da Misses Moda em Jucurutu, foi encontrado morto numa estrada carroçável depois da Comunidade Barra de Santana, já no vizinho estado Paraíba

Muitos são os boatos em torno da causa da morte de Messias. Algumas pessoas falam em suicídio outras em morte natural, mas a causa verdadeira somente será constada após perícia realizada pelo ITEP. A vítima teria sido vista participado das festividades da padroeira de Barra de Santana que se encerraram no dia de ontem (12) e não foi mais visto até a manhã de hoje.

Fonte: Plantão Caicó

Agência Nacional das Águas limitam uso de água de reservatórios ao consumo humano

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves em Assú/RN
Está com 23% da capacidade de armazenamento.
No Nordeste do Brasil, a Agência Nacional de Águas - ANA - decidiu limitar o uso da água dos reservatórios do Rio Grande de Norte apenas para o consumo humano.

O nível dos açudes está muito baixo. Os 327 reservatórios dos nove estados do Nordeste monitorados pelo Departamento Nacional de Obras contra a Seca estão em média com 23% da capacidade de armazenamento. O Rio Grande do Norte é o quarto com o menor nível.

A maior barragem do estado, Armando Ribeiro Gonçalves localizada em Assú na região Oeste Potiguar abastece mais de 500 mil habitantes distribuídos em 35 municípios, está hoje com pouco mais de 28% da capacidade. É a pior situação desde a inauguração em 1983.

Açude Itans em Caicó/RN.
Está com menos de 10% da capacidade de armazenamento.
Em Caicó, o açude Itans está com menos de 10% da capacidade. Mato seco em vez de água. O nível do reservatório chegou ao volume morto e o abastecimento das cidades ao redor está comprometido. “-Em função dessa seca que assola a nossa região, os bairros estão em sistema de rodízio. Os bairros da cidade de Caicó, 48 horas com água e 48 horas sem água”, diz Bruno Medeiros, engenheiro da CAERN.

Falta água para as pessoas e para os animais. Numa fábrica de queijos, a crise já gerou um corte de 30% na produção. Em um ano, a empresa, que tinha 15 funcionários, teve que demitir três. “Agora, para o final do ano, a gente espera ainda que a situação seja agravada”, aponta Alane Kaline Araújo, gerente da queijaria.

E é a mesma expectativa da meteorologia, que nunca registrou seca desse porte. “-No período de 79 a 83, a média anual de chuva ficou em torno de 580 milímetros. E, agora, nesse último período seco, inclusive nós estamos vivendo, ele está em torno de 380, 400 milímetros”, explica Gilmar Bristot, meteorologista.

E, se água não vem do céu, a alternativa é buscá-la no subsolo. “-De fevereiro para cá, nós já perfuramos mais de 150 poços. A meta é que a gente perfure, pelo menos até setembro, no mínimo mais 46 poços instalados”, diz o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, Mairton França.

Após 75 anos juntos casal de idosos morre abraçado no Estados Unidos

Foto: Jeanette e Alexander
Em San Diego, na Califórnia Jeanette e Alexander Toczko estiveram casados durante 75 anos e morreram da forma que sempre sonharam: "juntos".
Foto: Alexander Toczko e sua amada Jeanette
O casal se conheceu quando tinham apenas oito anos de idade, casam-se em 1940 e tiveram cinco filhos e 10 netos. 
Alexander, um veterano de guerra, morreu primeiro. "-Quando disse a minha mãe que ele tinha partido, ela abraçou-o e disse: -Era isto que tu querias. Morrestes em meus braços e eu amo-te. Espera por mim, estarei contigo brevemente", explicou Aimme, uma das filhas do casal, ao 10 news dos Estados Unidos. 
Após quase sete décadas felizes e juntos os dois viram as coisas indo mal quando Alexander sofreu um acidente e quebrou seu quadril ficando preso a cama, quase que imediatamente Jeanette passou a ter piora de saúde e teve que ser internada. Vendo o amor incondicional dos dois, o hospital disponibilizou uma cama especial para que ficassem juntos na mesma cama durante a internação. 
Com 96 anos Jeanette estava agarrada ao braço de Alexander, de 95 anos, quando morreu com uma diferença de poucas horas segundo a imprensa internacional. A filha bastante emocionada resolveu fotografar o momento para eternizar o amor de seus pais. A enfermeira do lar disse que foi emocionante ver os dois darem o último suspiro juntos devido ao amor que sentiam um pelo outro.
Essa é uma das maiores provas que o amor verdadeiro resiste a qualquer coisa.
Fonte: ocorreionews.com.br

Inscrições da Corrida de Santana são prorrogadas. Corra e faça logo a sua!

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Caicó, através da Coordenação de Esportes, prorrogou até o dia 24 de Julho, ou até o número máximo de mais 100 participantes, as inscrições para a 19ª CORRIDA DE SANTANA 2015 que acontecerá dia 26 DE JULHO, durante o período da FESTA DE SANTANA

A decisão foi tomada após o recorde de corredores inscritos no prazo estabelecido. 

Neste ano a corrida será disputada nas modalidades: 600 metros com saída prevista para as 15h00; 1 quilômetro saindo as 15h20min, 5 quilômetro saindo as 16h00 e a prova principal de 9 quilômetros saindo as 16h20min.

Para maiores informações falar com: Macelio Cordeiro – Coordenador Municipal de Esportes. Contatos: (84) 99850-5980. Quem desejar participar da tradicional deve fazer sua inscrição, pelos sites; www.corridadesantanadecaico.blogspot.com.brwww.acatletismo.com ou www.equipecaicoruas.blogspot.com.

MASCULINO 600M
FEMININO 600M
                                         De 10 e 12 anos       
De 10 e 12 anos        
MASCULINO 1 km
FEMININO 1 km
                                         De 13 a 14 anos                     
De 13 a 14 anos        
MASCULINO 5 km
FEMININO 5 km
                                        De 15 anos acima        
De 15 anos acima        
DEF. FÍSICA(S) MEMBRO(S) SUPERIOR(S) INFERIORE(S)
DEF. FÍSICA (S) MEMBRO(S) SUPERIOR(S) INFERIORE(S)
CADEIRANTES TRADICIONAL
CADEIRANTES TRADICIONAL
GERAL–MASCULINO - 9 km
GERAL – FEMININO - 9 km
De 18 a 19 anos
De 18 a 19 anos
De 20 a 24 anos
De 20 a 24 anos
De 25 a 29 anos
De 25 a 29 anos
De 30 a 34 anos
De 30 a 34 anos
De 35 a 39 anos
De 35 a 39 anos
De 40 a 44 anos
De 40 a 44 anos
De 45 a 49 anos
De 45 a 49 anos
De 50 a 54 anos
De 50 a 54 anos
De 55 a 59 anos
De 55 a 59 anos
De 60 a 64 anos
  De 60 anos acima
De 65 a 69 anos

  De 70 anos acima

CATEGORIA LOCAL DE CAICÓ (9 KM)
CATEGORIA LOCAL DE CAICÓ (9 KM)
Premiação da corrida
Mirim - 600m – Masculino e Feminino
Menor - 1km – Masculino e Feminino
1º Lugar. Troféu
2º Lugar. Troféu
3º Lugar. Troféu
1º Lugar. Troféu
2º Lugar. Troféu
3º Lugar. Troféu
Cadeirantes - 5km – Masculino e Feminino
DFMS - 5km – Masculino e Feminino
1º Lugar. Troféu + 150,00
2º Lugar. Troféu + 100,00
3º Lugar. Troféu + 50,00
1º Lugar. Troféu + 150,00
2º Lugar. Troféu + 100,00
3º Lugar. Troféu + 50,00
Geral - 5km – Masculino e Feminino
Geral - 9km – Masculino e Feminino
1º Lugar. Troféu + 150,00
2º Lugar. Troféu + 100,00
3º Lugar. Troféu + 50,00

1º Lugar. Troféu + 600,00
2º Lugar. Troféu + 450,00
3º Lugar. Troféu + 300,00
4º Lugar. Troféu + 200,00
5º Lugar. Troféu + 150,00
Local de Caicó - 9km – Masculino e Feminino
Faixas etárias 5 e 5 anos– 9km – Masculino e Feminino
1º Lugar. Troféu + 600,00
2º Lugar. Troféu + 450,00
3º Lugar. Troféu + 300,00
4º Lugar. Troféu + 200,00
5º Lugar. Troféu + 150,00
1º Lugar. Troféu
2º Lugar. Troféu
3º Lugar. Troféu