quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Desembargadores anulam decisão de juiz do Piauí que suspendia WhatsApp no país

Foto: Mark Zuckerberg dono do Facebook e do WhatsApp
Determinação derruba efeitos da determinação que obrigava operadoras a interromper operação do aplicativo WhatsApp em todo o país.

Os desembargadores Raimundo Nonato da Costa Alencar e José Ribamar Oliveira, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), concederam nesta quinta-feira liminares para sustar os efeitos da decisão do juiz Luiz de Moura Correia, da Central de Inquéritos do Poder Judiciário em Teresina, que suspendia o uso do aplicativo WhastApp em todo o Brasil.

Segundo o desembargador Alencar um dos motivos que justificam a concessão de uma liminar é o perigo de demora, o que foi aplicado nesse caso. Permitir que o aplicativo fosse suspenso em todo o país poderia causar danos irreversíveis ao serviço e aos seus usuários.
"- As milhões de pessoas que utilizam esse serviço não podem sofrer esse prejuízo sem que haja uma averiguação mais detalhada", disse o desembargador.
"- Ela (a medida do juiz) fica sem eficácia até a ação ser decidida por inteiro. O juiz assim como eu, tem jurisdição restrita. No caso o juiz, à comarca, e, no seu caso, ao estado", diz Alencar e conclui a respeito de se respeitar a pessoa do juiz, "- Não concordo com nenhum tipo de atitude que tente expor o juiz ao ridículo".

Não julguem segundo as aparências


Vídeo que fala sobre pessoas que julgam as outras de acordo com as aparências tem emocionado muito gente na internet.

Salto na Ciência - Primeiro transplante de órgão impresso em 3D será ainda este ano

Foto: Pesquisador russo na bioimpressora
Ciência e tecnologia - Pesquisadores da 3D bioprinting Solutions (laboratório no centro de inovação de Skolkovo, nos arredores de Moscou) definiram uma data exata para o primeiro órgão implantado. Será no dia 15 de março de 2015.

A tireoide foi escolhida para iniciar a experiência por sua "simplicidade", segundo o chefe do laboratório de investigação, Vladimir Mironov. O professor espera que a tireoide também possa provar a compatibilidade de órgãos bioimpressos com organismos vivos.

"- Nós vamos começar com os ratos. Nós já temos um plano como testá-lo: Vamos desligar a tireoide com iodo radioativo, o que fará com que o nível de hormônios no organismo caia. Então transplantaremos a estrutura impressa e, se o nível de hormônios voltar ao normal, estaremos comemorando com champanhe", disse Mironov em uma recente entrevista à Komsomolskaya Pravda (kp).

Foto: Pesquisadora da Bioprinting Solutions
A confecção do órgão é feita com células estaminais, que são células que dão origem à células especializadas, para formação de órgãos de tecidos orgânicos. Esse processo de fabricação já foi desenvolvido e testado em laboratório. As células estaminais são extraídas a partir de tecido adiposo e podem servir como material de construção para todos os tecidos do corpo. Para a bioimpressora 3D, as células se transformam em esferoides - um agragado de células, que ficam em camadas - de acordo com um projeto de órgãos digital predefinido em hidrogel. O gel em seguida dissolve-se e o órgão impresso é colocado em um reator biológico especial (máquina onde ocorrem reações biológicas e bioquímicas) e amadurece. Como esses órgãos são feitos a partir das células dos pacientes, eles não devem ser rejeitados.

"- O primeiro a imprimir e depois transplantar com sucesso um rim para o paciente - que permaneça vivo - com certeza vai receber um prêmio Nobel", disse Mironov, acrescentando que os rins bioimpressos serão de muita importância pra a medicina, já que doenças da tireoide são raramente fatais, enquanto disfunções renais matam milhões de pessoas.

Pesquisadores russos também planejam criar uma nova geração dessas impressoras para serem usadas no espaço. No momento, as células estaminais são órgãos bioimpressos com camadas sucessivas, devido à gravidade. Mas se as células são colocadas em ausência de gravidade no espaço, elas podem formar um órgão desejado com a ajuda de um campo magnético especial. Mironov diz que já fechou acordos para tais testes serem realizados a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

"Enquanto a bioimpressora 3D do laboratório não é a única no mundo, com mais de uma dúzia de outros modelos existentes, a tecnologia russa é única, pois tem capacidade para acomodar todos os métodos conhecidos e abordagens para bioimpressão 3D", disse Mironov à Comunidade Skolkovo em setembro do ano passado.

Organovo localizada em San-Diego, tornou-se a primeira empresa no mundo a patentear e comercializar tecnologia bioimpressa 3D. Desde seu lançamento em 2007, a empresa fez experimentos com a impressão de vários tipos de tecidos, incluindo pedaços de pulmão, rim e músculo cardíaco, embora nenhuma das peças produzidas foram integradas a organismos vivos.

Fonte: http://www.terceiradimensao.com/2015/01/primeiro-transplante-de-orgao-impresso-em-3d-sera-esse-ano.html, acessado em 26 de fev. de 2015.

Decisão de Juiz do Piauí manda tirar WhatsApp do ar em todo o Brasil

O juiz Luiz Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, no Piauí, mandou retirar do ar o WhatsApp, um serviço de mensagem por telefone celular utilizada no país inteiro. 

A informação é da revista Época e atinge somente "usuários da operadora Vivo"Segundo o colunista Felipe Patury, da Época, o prazo para cumprimento da ordem judicial seria de 24 horas após o seu recebimento. A empresa de telefonia foi comunicada da decisão de Moura Correia em 19 de fevereiro por meio de um ofício do delegado Éverton Ferreira de Almeida Férrer, do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

O processo corre em segredo de Justiça e a empresa de telefonia luta para cassar a decisão, que foi tomada pelo juiz no dia 11 de fevereiro. O pedido de suspensão do aplicativo foi feito depois que uma ordem judicial anterior foi descumprida.


Foto: Nota à imprensa

Fonte: http://www.jairsampaio.com/ acessado em 26 de fev. 2015

Jovem de 19 anos foi estuprada e assassinada, sua vozinha de 80 anos também foi morta

Tentativa de roubo seguida de estupro aconteceu nesta quarta feira (25/02) na cidade de Jucás/CE e resultou na morte de avó de 80 anos e sua neta de 19 anos.

Foto: Michelly Nascimento, 19 anos
A idosa Antonieta Pereira Bezerra de 80 anos foi morta e a sua neta, Michelly Nascimento Bezerra de 19 anos ferida com um golpe de faca peixeira na altura do pescoço sendo socorrida para o hospital com a faca encravada em seu pescoço.

Populares contaram a Polícia que dois homens chegaram em uma motocicleta (sem capacetes) e pediram água na residência e logo após anunciaram o assalto. 

Não satisfeitos com a ação e diante da beleza evidente da moça de 19 anos a dupla iniciou a tentativa de estupro contra a jovem. Neta e avó reagiram contra os suspeitos em nome da honra da garota e um deles deferiu um golpe de faca contra as mesmas. A vozinha veio a óbito momentos depois que deu entrada no hospital local. Já a jovem Michelle ficou com a arma encravada no seu pescoço e foi socorrida ao hospital local.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local para realizar os procedimentos necessários. A sobrevivente do caso foi transferida para o Hospital Regional da cidade de Iguatu (HRI) e em seguida para o Hospital Regional do Cariri. A jovem Michelly foi levada ao centro cirúrgico, mas infelizmente não resistiu a gravidade do ferimento e veio a óbito no início da noite.

Todos esperam que esses marginais covardes venham a ser presos e paguem pelos crimes de matar duas mulheres indefesas, uma vozinha já debilitada pelos muitos anos de cuidado e zelo pela sua família e a jovem Michelly que tinha uma vida toda de planos e sonhos a serem realizados e que foram interrompidos diante de tanta perversidade.