terça-feira, 23 de junho de 2015

Funcionário de Supermercado desarma bandido e quebra espingarda em suas costas - Vídeo da arma

Foto 1 - Momento em que o ladrão chega no local. Fotos 2, 3 e 4 ladrão desarmado fugindo
Em uma tentativa de assalto no bairro Recreio um funcionário reagiu, tomou a espingarda do ladrão correu atrás dele e quebrou a espingarda nas costas do bandido, momento em que a arma disparou e um dos projéteis atingiu o joelho do funcionário.

Como ocorreu a tentativa de assalto?
Na tarde dessa segunda feira (22) dois elementos chegaram em uma moto tipo Shineray preta ao Supermercado Original, localizado na Rua César Rodrigues Fechini no bairro Recreio Zona Norte de Caicó. Um deles desceu da moto de posse de uma espingarda de cano curto tipo poveira (mais conhecida como soca-soca) e anunciou o assalto. O assaltante entregou uma sacola para a funcionária que estava na caixa registradora e mandou que ela colocasse o dinheiro dentro. 

Momento da reação
Em um dado momento o ladrão se distraiu e um funcionário tomou a arma das mãos dele. Na fuga o funcionário correu atrás do bandido desferindo uma coronhada e quebrando a arma nas costas do ladrão que se evadiu. No momento do impacto a arma disparou e atingiu o joelho do funcionário que foi socorrido pelo Samu até o Hospital Regional do Seridó. A Polícia Militar foi ao local e fez várias diligências no Recreio e bairros vizinhos na tentativa de capturar os acusados.


Estado em que ficou a arma após a coronhada no bandido

Capitão caicoense é o novo comandante do destacamento policial de Patu

Foto: Capitão Aderlan novo comandante de Patu
O capitão Aderlan Bezerra de Araújo, natural de Caicó, substituiu a Capitã Myria de Freitas Suassuna em Patu.

Oficial de carreira que ingressou em 1997 nas fileiras da PMRN como aluno oficial e declarado Oficial em 2000, o capitão Aderlan foi designado para exercer a função de Comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar do 7º Batalhão de Patu/RN após deixar a Subcoordenação do ITEP de Caicó. Cargo esse que foi ocupado pelo Sargento Janilson César de Araújo que antes coordenava a Central de Operações da Polícia Militar-Copom.

Fonte: F. Silva

Cientistas desenvolvem adesivo de insulina que poderão substituir injeções

Foto: Adesivo inteligente, detecta o nível de açúcar
na corrente sanguínea do paciente e libera insulina.
Adesivo detecta alto nível de açúcar e libera doses de insulina no corpo. Testes feitos em roedores com diabetes tipo 1 ocorreram com sucesso segundo o publicado na revista científica da Academia Americana de Ciências, a "PNAS". Os adesivos são promissores em humanos.

Cientistas da Universidade da Carolina do Norte nos Estados Unidos desenvolveram um pequeno adesivo de insulina, quadrado e não maior que uma moeda de 1 real que poderia sim substituir as dolorosas e imprecisas injeções de insulina para os pacientes portadores de diabetes. 

"-Injetar uma quantidade incorreta da medicação pode derivar em complicações significantes como cegueira e amputação nas extremidades (mãos, braços, pés e pernas) ou outras complicações mais desastrosas como coma diabético ou mesmo a morte", destacou John Buse um dos autores da pesquisa e continuou, "-O sistema pode ser ajustado para o peso da pessoa diabética e a sua sensibilidade a insulina, razão pela qual podemos tornar mais inteligente o adesivo", acrescentou.

Fonte: G1

Apresentação de quadrilhas juninas estilizadas no Complexo Ilha de Santana hoje

Apresentação no ano passado no Ginásio da Ilha
A prefeitura Municipal de Caicó através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) estará promovendo nesta terça-feira (23), uma apresentação de quadrilhas juninas estilizadas no Complexo Turístico Ilha de Santana em Caicó. 
O evento contará com apresentação de quatro quadrilhas, sendo: duas de Caicó, uma de São João do Sabugi e uma de São José do Seridó. As apresentações começarão as 19:00h. Diferentemente do que houve no ano passado em que as apresentações foram no Ginásio Poliesportivo Antenor Salvino "Nonozão" da Ilha que está interditado devido a problemas em sua cobertura, dessa vez elas acontecerão ao ar livre na área de shows, ou seja, na área central da Ilha. 

Toda a população de Caicó é cidades vizinhas estão convidados a prestigiar esse evento de alegria e descontração.

Abelhas farejadoras; Cientistas treinam abelhas para detectar drogas.

Abelhas, eventualmente, substituindo cães farejadores
Pesquisadores da Universidade da Colônia na Alemanha dizem ter treinado abelhas para identificasse odores de heroína e cocaína. Eles descobriram que as abelhas respondiam de forma específica com a vibração de suas antenas à concentrações de drogas como heroína e cocaína.

Eles dizem que os insetos podem, eventualmente, substituir os cães nos aeroportos já que seriam "menores e menos caros, mais fáceis e rápidos de serem treinados".

"-Testamos a capacidade de abelhas aprenderem o aroma de heroína e a treinamos para que mostrassem uma resposta comportamental confiável de um odor altamente diluído de heroína pura", disse o estudo, divulgado na publicação científica online Plos. Segundo os pesquisadores, não houve reação significativa das abelhas ao odor de maconha e anfetaminas.

A reação das abelhas acontece devido as antenas dos insetos serem os órgãos mais sensíveis já descobertos para a detecção de moléculas voláteis, de acordo com o estudo, seriam "mais sensíveis que o melhor dos sensores artificiais". 

O estudo diz também que a capacidade de percepção dos animais varia de acordo com a espécie. Baratas, por exemplo, reagiram à presença de anfetaminas e cafeína. Desta maneira, a pesquisa sugere uma "plataforma de detecção de drogas baseadas em insetos" com o uso de diferentes espécies.