quarta-feira, 23 de setembro de 2015

MPF recomenda que Caern suspenda venda de água a “pipeiros” em Caicó

Por Cardoso Silva - O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MP/RN) em Caicó enviaram uma recomendação à Caern para que a companhia suspenda a venda avulsa de água nos pontos de captação localizados na cidade e direcione todo volume para a rede pública de abastecimento. 

Hoje a venda avulsa ocorre sem controle sobre quantidade ou destinação, geralmente a donos de carros-pipa, e parte chega a ser revendida à população que sofre com o rodízio no abastecimento da Caern.

Conforme a recomendação conjunta, a venda para esses compradores particulares deverá ser suspensa enquanto a concessionária não for capaz de atender suficientemente a rede doméstica de usuários. O pedido leva em conta a prioridade que deve ser dada ao consumo humano, na utilização da água, e a situação atual dos principais reservatórios do estado, cujos volumes se encontram muito abaixo do normal.

O documento encaminhado à Direção, à Gerência Regional e à chefia do escritório da Caern em Caicó estabelece um prazo de dois úteis, a contar de seu recebimento, para que os representantes da companhia informem as medidas adotadas. O Ministério Público quer a suspensão da vigência de parte da Resolução 05/2013-D, no trecho que autoriza a venda de água avulsa para particulares.

Maravilhas da Natureza; população comemora imagens da ÁGUA jorrando debaixo da terra em Caicó!

Água jorrando em poços perfurados na Zona Norte e Zona Leste
No dia de ontem o Prefeito Roberto Germano e muitos populares comemoraram ao verem a água jorrando do subsolo durante a perfuração de dois poços na Zona Urbana da cidade de Caicó/RN.

Os  dois poços fazem parte de ações para minimizar o sofrimento da população com a falta d'água devido a situação do baixo nível do Açude Itans principal manancial de água da cidade. A perfuração dos poços está sendo realizada em parceria entre a Prefeitura Municipal de Caicó e o Exército Brasileiro através do 1° BEC sediado na referida cidade. 

Um dos poços perfurados fica localizado na Zona Norte no terreno do antigo Hospital Psiquiátrico Milton Marinho onde atualmente funciona uma escola e uma creche. O outro poço perfurado fica localizado na Zona Leste da cidade, mais precisamente nas imediações da Fórum Municipal de Caicó localizado na Cidade Judiciária.

O prefeito Roberto Germano ainda conseguiu, através de parceria com Lobão e Júlio Gregório, com que outros poços já perfurados na Barra Nova/Zona Oeste no Atlético Clube Corinthians e outro no bairro Samanaú/Zona Norte no Caicó Esporte Clube, a permissão para que sejam instalados um chafariz para distribuir água para moradores das referidas regiões. 

O prefeito de Caicó e o Exército Brasileiro estão de parabéns pelo belíssimo trabalho que está sendo elaborado. Nós do Blog Caicó na Rota da Notícia em matéria anterior sobre "Tecnologia que faz chover", relembre aqui, afirmamos que uma das soluções mais viáveis para a minimização da falta de água seria justamente a perfuração de poços o que iniciou-se e com êxito no dia de ontem.