quinta-feira, 3 de março de 2016

CONTRAN prorroga prazo para exigência de habilitação de cinquentinhas

A fiscalização sobre o porte da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores de motocicletas de 50 cilindradas iria começar esta semana do mês de março no estado do RN, mas foi adiada para o mês de maio.

A obrigatoriedade de CNH na categoria "ACC" ou "A" para condutores das “cinquentinhas” entraria em vigor na terça-feira, 1º de março, mas no dia 02 o CONTRAN alterou o prazo estipulado no art. 2° da Resolução CONTRAN N° 572, DE 16 de dezembro de 2015 do dia 02 para o dia 31 de maio de 2016, prorrogando assim, por mais dois meses.



Ladrões fazem arrastão e não perdoam pacientes que esperavam em clínica de saúde

Chegada da polícia na clínica onde ocorreu o arrastão em Mossoró
Imagine essa: "Você está debilitado, doente ou com suspeita de estar, aguardando e ansioso para ser atendido pelo médico e ainda ser assaltado e perder todos os seus objetos de valor"?

Foi exatamente o que ocorreu em Mossoró. Ladrões invadiram e fizeram um arrastão na Clinica Dr. João Carrilho próximo ao Hospital Wilson Rosado. Os ladrões obrigaram os pacientes e familiares a entregarem seus pertences e se evadiram do local. A clínica fica na Rua Melo Franco ao lado do Hemocentro.

Assalto em Caicó na manhã de hoje

Duas mulheres foram assaltadas por um ladrão nesta manhã de quinta feira nas proximidades do acesso a Ilha de Santana pela passagem molhada. O local do assalto foi próximo a Casa de Pedra.

De acordo com uma das vítimas, ela e uma colega passavam próximo na entrada da Ilha de Sant'Ana, quando foram surpreendidas por um homem, esse que anunciou o assalto e levou celular, relógio e cordão de ouro. O meliante empreendeu fuga logo em seguida.

Polícia civil prende homem suspeito de estuprar criança de 6 anos no sítio Riachão

Lusinaldo Ferreira da Fonseca, 44 anos
Ação conjunta das delegacias de polícia civil das cidades de Florânia/RN e Jucurutu/RN culmina com a prisão de Lusinaldo Ferreira da Fonseca, vulgo “Fonseca”, de 44 anos de idade, acusado do crime de estupro de que teve como vítima uma criança de 06 anos de idade.

O fato aconteceu na noite de 16 de fevereiro desse ano, no Sítio Riachão, e desde então a polícia civil das duas cidades, sob o comando da Delegada Renata Rodrigues, vem trabalhando diuturnamente pra desvendar o crime, o que foi conseguido com sucesso.

O acusado é morador da localidade e tinha convívio com a família da criança vitimada. De acordo com informações passadas pela delegada essa é a terceira prisão efetuada pela polícia civil em desfavor de estupradores de crianças no ano de 2016, em Jucurutu.

De Blog PM Jucurutu

Adolescente de 13 anos cai do telhado de um bar na Zona Oeste de Caicó

Telhado coberto com telha de amianto cedeu e o jovem caiu de uma altura considerável
Por volta das 19h50min, uma equipe do Samu foi acionada para atender uma ocorrência de queda de um telhado no Bar da Tapa que fica no bairro Walfredo Gurgel, Zona Oeste de Caicó.

Lá chegando os profissionais da saúde puderam constatar que um adolescente de 13 anos, filho de Geraldo, proprietário do bar, havia caído de uma altura considerável. A vítima foi socorrida para o Hospital Regional provavelmente com fratura em um dos braços e se encontrava em observação médica no hospital e provavelmente passará por exame de Raios - X para verificar a gravidade da possível fratura.

Informações Plantão Caicó e Caicó na Rota da Notícia

Fiocruz estuda se o vírus da zika pode ser transmitido pelo mosquito (pernilongou ou muriçoca) comum

Bloqueio da infecção por alguns mosquitos culex 
pode gerar novo estudo
(Foto: Créditos/Wilkmedia Comoons)
Saúde Proteção e Doença - O departamento de entomologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco estuda se o vírus da zika e a febre chikungunya também podem ser transmitidos pelo mosquito culex, conhecido popularmente como muriçoca ou pernilongo, de acordo com os regionalismos. 

A pesquisa coordenada pela pesquisadora Constância Ayres, do projeto de vetores da instituição, pretende entender a rapidez com que se propaga a epidemia. A previsão é que a pesquisa seja concluída em três semanas. Esse pode ser o motivo do vírus ser replicado mais rápido. A interação do mosquito com o vírus pode explicar o perfil epidemiológico de transmissão da doença”, explica a pesquisadora.

Ayres conta que essa é a primeira vez que esse tipo de questionamento é levantado. Segundo ela, a primeira epidemia do vírus da zika surgiu na Micronésia e lá não é habitat do Aedes aegypti. Então, outras espécies estariam atuando como vetor. “Na época analisaram o Aedes e não evidenciaram o zika. O que acontece é que isolaram a relação do zika com o Aedes no laboratório, mas a circulação silvestre é totalmente diferente. Ele pode não ser o principal transmissor”.

A prioridade será o vírus da zika e, posteriormente, a febre chikungunya. “No ambiente, o culex transmite outros vírus que são próximos ao zika. Por que ele não pode também transmitir o zika?”, indaga. A pesquisadora acrescenta que a Fiocruz está coletando os mosquitos em campo, observando quais estão infectados e sua abundância.

A pesquisa ainda observa o período de incubação extrínseco, que é o tempo que o mosquito leva para ingerir, replicar e transmitir o vírus. “Infectamos em torno de 200 mosquitos e os analisamos na hora zero, em 24 horas, três dias, sete dias e 15 dias. Observamos dez mosquitos em cada momento. Fizemos também duas concentrações virais, uma alta e uma baixa. Dissecamos o intestino e a glândula salivar”, exemplifica.

Ayres explica que a doença só é transmitida pela glândula. “Acontece de o mosquito ser infectado, mas bloquear essa infecção e ela ficar só em seu intestino. Isso já pode ser fruto de outra pesquisa, pois conhecer o bloqueio, quais são os genes que respondem e conseguem matar uma é uma área para nova pesquisar no futuro. Isso pode ser a chave no combate lá na frente”, salienta.

De G1 PE via Caicó na Rota da Notícia

Corrupção da AL - RN: Onde estão os blogueiros honestos, por quê se calaram?

Fantasmas protestam na frente da Assembleia Legislativa
(Foto: Erick Dias/G1RN)
Em uma pesquisa realizada pelo Blog Caicó na Rota da Notícia constatamos que uma parte dos blogueiros estão usufruindo dos benefícios do escândalo de corrupção da AL/RN, utilizando parentes para não sujar o próprio nome. 

Através de informações checadas diante do Portal da Transparência chegamos aos verdadeiros corruptos, mas por que será que eles não se pronunciam? Cadê os blogueiros honestos daqui?

De acordo com o site na qual realizamos a pesquisa, os parentes recebem valores da AL/RN que variam de R$ 600,00 e passam de R$ 5.000,00 e o pior de tudo é que recebem sem trabalhar, são conhecidos como "Funcionários Fantasmas". Nomes não serão citados, mas muitos sabem quem são, e ficam se escondendo e não tocam no assunto por estarem envolvidos, pela amizade com quem faz ou mesmo se acomoda e acha que não tem nada haver com isso. E participa de forma passiva da roubalheira do nosso dinheiro.

Nós que fazemos o Blog Caicó na Rota da Notícia estamos decepcionados pelo o que foi constatado e não podemos ficar calados diante disso. Repudiamos qualquer atitude de intimidação de pessoas honestas que se revoltam contra essa roubalheira e denunciam. Qualquer atitude de terrorismo deve ser combatida a altura da mão pesada da justiça e da lei.

Blogueiros que deveriam estar preocupados em noticiar a denuncia, ficam recebendo propina às custas de seus leitores roubados de forma direta por quadrilhas chefiadas por políticos blindados que não sofre nenhuma punição a não ser perderem a eleição com a resposta consciente da população nas urnas.

Fonte: Delta Caicó via Caicó na Rota da Notícia