sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

“Plano Operacional para o carnaval de Caicó está pronto desde o dia 11”, diz comando do 6º BPM

Ten. Cel. Romualdo falando sobre o Plano Operacional do Carnaval 2016 em Caicó
Em entrevista ao repórter F. Silva da Rádio Caicó
Em entrevista à Rádio Caicó, na manhã dessa quinta feira, 21, o comandante do 6º BPM, Ten. Cel. Romualdo, revelou em primeira-mão para o repórter F. Silva, metas do Plano de Operação para o Carnaval 2016, além de esclarecer sua ausência na reunião com representantes de órgãos ligados à segurança do grande evento público.

Em síntese o Ten. Cel. Romualdo disse que desde o dia 11 de janeiro o Batalhão Dinarte Mariz (6º BPM), tem o plano em mãos, inclusive com DO’s definidas e já autorizadas, incluindo o quantitativo de homens empregados nos percursos dos blocos, setores onde aglomera maior quantidade de foliões, e ainda um plano específico para áreas remotas.

AUSÊNCIA EM REUNIÃO COM ÓRGÃOS LIGADOS À SEGURANÇA DO CARNAVAL
O comandante deixou claro para o repórter que o Batalhão não o comunicou oficialmente, talvez por não ter recebido o convite para a valiosa reunião, contudo, tão importante quanto, é o comando está preocupado com a festa, para isso tendo em mãos o plano operacional para o emprego dos policias militares e do serviço logístico da tropa caicoense.

“Desde o mês de dezembro a cidade vem sendo patrulhada por uma “Força Tarefa” que tem apoio do Pelotão de Cavalaria, Pelotão do 3º DPRE, Pelotão de Polícia Ambiental, GTO’s, Moto Patrulha (MAIC’s) e outros grupos subordinados à área, e isso não foi divulgado por ninguém, até porque faz parte do plano de segurança, por isso não pode ser revelado, o que atrapalharia todo o planejamento feito, cuidadosamente, por nossos oficiais”, disse.

De F. Silva

No RN, direção da Penitenciária de Alcaçuz confirma fuga de 10 presos

Dezenove presos que já estavam fora, foram impedidos de escapar por policiais da Força Nacional e BPChoque
(Foto: Arquivo da Polícia)
Fuga aconteceu na madrugada desta quinta-feira (21). Em 21 dias sistema prisional do RN contabiliza 81 fugitivos.

A direção da Penitenciária Estadual de Alcaçuz confirmou que 10 presos fugiram na madrugada desta quinta-feira (21). Os detentos escaparam por um túnel cuja saída fica no pé do muro, entre duas guaritas. Um vídeo gravado por policiais da Força Nacional e do Batalhão de Choque da PM mostram o local exato por onde os presos escaparam. Em 21 dias o sistema prisional do RN contabiliza 81 fugitivos.

De acordo com policiais militares responsáveis pela guarda do presídio, um dos guariteiros percebeu a debandada e fez disparos de advertência. Com os tiros, alguns presos que ainda estavam dentro do túnel recuaram; outros 19, já fora do pavilhão, foram impedidos de fugir. PMs do BP Choque e da Força Nacional também deram apoio.

Segundo a direção da unidade, os presos fizeram um túnel para sair de dentro do pavilhão, mas ainda dentro da área do presídio. De lá, eles correram até o pé do muro, entre as guaritas 3 e 4, onde cavaram um novo buraco para passar por baixo do muro. Foi neste momento que a fuga foi percebida. Os 19 presos impedidos de escapar estavam neste caminho, indo em direção ao buraco aberto no pé do muro. Com eles, foram encontrados três aparelhos celulares, um fone de ouvido e uma pequena porção de maconha.

Fugas

RN tem déficit de mais de 10 mil agentes de justiça e segurança pública

Kalina Leite - Sesed
O Rio Grande do Norte possui atualmente um déficit de 10.035 agentes de segurança pública e Justiça se somados os déficits da Polícia Militar, Civil, agentes penitenciários e Corpo de Bombeiros Militar. A carência de efetivo vem gerando a insegurança na população potiguar que precisou mudar a rotina e a frequência em lugares públicos.
Segundo dados das associações, somente na Polícia Militar, são 5.466 policiais que fazem falta na rua para coibir ações criminosas. A Polícia Civil só possui 1.506 servidores para investigar crimes. O número previsto em lei era de 5.510 policiais. No Sistema Penitenciário são apenas 914 agentes para mais de 7.500 detentos. Um déficit de 500 agentes.

Novos agentes
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) ainda aguarda um parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) para definir quando irá lançar os editais dos concurso para a Polícia Militar e Civil. Porém, segundo a titular da pasta, Kalina Leite, os concursos não significam ampliação de efetivo, mas reposição de vacâncias em decorrência de aposentadorias e óbitos em virtude das impossibilidades impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) disse que dos 500 agentes necessários para atender a população carcerária do Estado, 300 temporários serão convocados nos próximos meses através de um concurso público.
De 190 RN

Governador do RN anuncia saída do comandante-geral da PM

Governo reuniu cúpula da segurança pública do RN nesta quinta feira (21)
(Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi)
Em reunião com a cúpula da segurança pública do estado, o governador Robinson Faria anunciou na noite desta quinta-feira (21) a saída do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas. Até a publicação desta matéria o governador não havia anunciado o nome do substituto para o cargo.

“Eu vou mudar todo o comando da PM. Com todo respeito ao ex-comandante, coronel Ângelo, e ao subcomandante, mas infelizmente a Polícia Militar, apesar da boa vontade e da honestidade, ela não se adequou a velocidade que a população e o governador esperavam no combate à violência”, disse Robinson Faria.

Ele disse ainda que procura um comandante “com perfil de liderança e com capacidade de interpretar esse momento difícil, que seja combativo, que ofereça respostas rápidas para a população e que não fique procurando culpados que ele próprio vá para a linha de frente”.

A reunião foi convocada após a morte da universitária Maria Karoline Álvares de Melo, de 19 anos, que foi assassinada a tiro durante um assalto na Zona Norte de Natal na quarta-feira (20), e ainda após uma nova fuga na Penitenciária de Alcaçuz. Em entrevista ao RNTV nesta quinta-feira, o governador afirmou que estava se “sentindo desafiado” diante à onda de violência no estado.

De G1 RN