segunda-feira, 6 de abril de 2015

Fuga de Alcaçuz na madrugada de hoje


Segunda maior fuga em massa do presídio de Alcaçuz é registrada na manhã de hoje (6 de abril) em Nísia Floresta, na Grande Natal.

Foto: Dinorá Simas
Segundo a diretora da Penitenciária Estadual de Alcaçuz - Dinorá Simas - os detentos usaram um túnel escavado no pavilhão 2 e fugiram na noite de ontem para amanhecer hoje. Os detentos estão dormindo no patio do presídio desde a onda de rebeliões ocorrida no mês de março, quando várias unidades prisionais foram destruídas.

Os agentes aguardaram reforço de policiais militares e de homens da Força Nacional para entrar no pavilhão 2 e fazer a contagem dos presos. Após a contagem foi verificado a falta de 32 apenados dos 196 que estavam no pavilhão 2.  . A fuga é considerada a segunda maior fuga de Alcaçuz que é o maior complexo prisional do RN.

Ainda segundo Dinorá 3 detentos já foram recapturados e foram ouvidos pelo Delegado responsável pelo caso para se entender como se concretizou a fuga e posteriormente foram conduzidos novamente de volta para a cela.

Gato do crime passeia em interior de presídio com 4 celulares e 4 carregadores

Fotos do acervo de Niltinho Ferreira
Foto: Celulares e carregadores sem a carcaça
Enquanto algumas pessoas colocam gato na rede de distribuição de água e luz de suas residências para diminuir a fatura a ser paga, outras colocam literalmente gatos para praticar atos ilícitos, como por exemplo dentro de presídios.

Recebemos informações que na madrugada de hoje, por volta das 0h32min, que um fato inusitado chamou a atenção de agentes em Patos/PB. Os agentes notaram um gato em atitude suspeita passeando no interior do presídio. O fato é que ele estava envolvido com um esparadrapo de cor branca. 

Após ser pego a surpresa veio á tona! O animal transportava quatro aparelhos celulares e quatro carregadores (sem as carcaças) colados ao seu corpo.

O incorruptível Tenente Styvenson Valentim não faz mais parte da equipe da Lei Seca no RN


Ele dispensa qualquer comentário quando o assunto é o cumprimento da Lei Seca, estamos falando de Eann Styvenson Valentim Mendes o conhecido Tenente Styvenson que ficou famoso por sua linha dura no cumprimento do seu dever em fiscalizar e orientar pessoas no trânsito e principalmente fiscalizar veículos dirigidos por pessoas embriagadas.

O Tenente Styvenson é acriano e mora em Natal desde os 15 anos de idade e entrou na Polícia Militar em 2003 e já ocupou a coordenação antes, mas foi retirado por "forças ocultas", mas que estão mais fracas hoje em dia, conta ele. O Tenente Styvenson e sua equipe já aprenderam carteiras de pessoas ricas e pobres, desde pessoas simples com de autoridades como de policiais, promotor de justiça, de um deputado estadual do Rio Grande do Norte, e até mesmo de guardas presidenciais no momento da Copa do Mundo e outros mais.

O fato é que o mito da Lei Seca disse que o desgaste foi muito grande e que o investimento nas operações não era o ideal. O Tenente reconhecido nacionalmente por ser linha dura falou que pediu várias vezes investimentos e valorização para os profissionais que participavam das abordagens os quais ele mesmo treinava para serem incorruptíveis, ao ponto de se aparecesse alguma dúvida quanto a conduta de algum dos policiais de sua equipe ele trocava os policiais, como foi no caso de dois os quais foram substituídos. 

Styvenson disse em entrevista para o Jornal Hoje na manhã dessa segunda feira (6 de abril): "-A situação é a seguinte: Não adianta reclamar, pois nada vai mudar! Agora me dedico a palestras para educar os jovens que mais para frente também irão se tornar motoristas. Falo com eles para que eles não virem essas pessoas sem educação que dirigem por ai". Ele contou que estava desgastado com a falta de investimento e reconhecimento e optou por deixar o comando das ações. 

Ele destacou que a Lei Seca continua em Natal e que ao sair deixou o comando a cargo do Tenente Issac (que já trabalhou com Styvenson na operação) que segundo ele é uma pessoa muito competente e tem tudo para realizar um grande trabalho. "-Issac é um verdadeiro herói por continuar trabalhando nas atuais condições", destacou ele. 

Segundo ele: "-As pessoas no trânsito são muito mal educadas e quando vamos disciplinar, eles reclamam e xingam. Quando você prende um bandido ele baixa a cabeça e ainda chama o policial de senhor. Uma pessoa marginalizada, uma pessoa com quem o Estado falhou é mais educada que esse pessoal no trânsito, com quem o Estado não falhou", desabafou. 

É exatamente por esse tipo de pessoa mal educada que o Tenente agora decidiu palestrar e conta que agora tem recebido diversos convites todas as semanas. "-Foi algo que aconteceu naturalmente. Muitas igrejas e escolas me chamam para palestrar. Mas é mais no interior mesmo, para pessoas humildes. Tem dia que tenho três palestras, fico o dia inteiro viajando", contou o mito Tenente Styvenson que será sempre lembrado como o Tenente incorruptível da Lei Seca.