segunda-feira, 4 de abril de 2016

Açude Itans; fotos de ontem e hoje

Aumento progressivo das águas no açude Itans de um dia para o outro
(Fotos: Créditos/Eduardo Dantas)

Jovem de 18 anos morre afogado na tarde de hoje em Carnaúba dos Dantas/RN

Por volta das 16 horas desta segunda - feira (04) aconteceu um afogamento de um jovem por nome de Geovano Medeiros Dantas, de 18 anos, filho de Gilson Dantas da Silva (já falecido) e de Terezinha Augusta de Medeiros residente no Conjunto Seu Anísio em Carnaúba dos Dantas/RN.

O jovem estava tomando banho num pequeno barreiro que fica nas proximidades do Conjunto Seu Anísio juntamente com uma adolescente prima dele, que tentou ajudá - lo para que o mesmo não se afogasse, mas infelizmente não conseguiu.

A Polícia Militar foi acionada, isolou a área e aguardou a chegada da Polícia Civil e do ITEP para a remoção do corpo do local.

Sargento que denunciou custódia de presos da Paraíba é preso pelo Comando Geral da PM

SGT Robson Marques Xavier, 
preso por denunciar custódia de presos civis
Foi preso na manhã dessa segunda-feira (04) no xadrez do 1º Batalhão de Polícia Militar, em João Pessoa/PB, o sargento Robson Marques Xavier, por decisão do comandante do batalhão que considerou como transgressão a conduta do militar em gravar um vídeo relatando a realidade do serviço de custódia de presos.

Durante o aludido vídeo, o militar em questão relatou que policiais militares estavam sendo retirados das ruas para desempenharem um serviço de custódia de presos sem a devida previsão legal.

Em ato contínuo, o referido militar encaminhou documento ao Ministério Público, que em momento posterior fez publicar, através do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap), recomendação ao Comando da Polícia Militar para que se abstenha de autorizar, permitir ou de qualquer forma designar policiais militares para executar a custódia de presos civis em hospitais, clínicas, laboratórios, residências ou quaisquer outros locais não sujeitos à administração militar.

Em represália, o comando abriu procedimento administrativo e resolveu punir o sargento Xavier que foi recolhido nessa manhã por ter sido indiscreto em relação a assuntos de caráter oficial, cuja divulgação possa prejudicar a disciplina ou à boa ordem do serviço, e ainda por publicar ou contribuir para que sejam publicados fatos, documentos ou assuntos policiais - militares que possam concorrer para o desprestígio da corporação ou firam a disciplina ou a segurança e, por fim censurar ato de superior ou procurar desconsiderá - lo.

De São Bento em Foco via Caicó na Rota da Notícia

Ex - pastor desconstitui advogado e juri é adiado novamente

Ex-pastor Gilson Neudo desconstitui advogado em plenário causando novo adiamento de julgamento
(Foto: Créditos/Sidney Silva)
O julgamento popular do ex - pastor Gilson Neudo Soares do Amaral, não vai ser julgado nesta segunda-feira (04), pois o mesmo desconstituiu o seu advogado, Lucas Cavalcante de Lima.

Ele o fez em plenário. Com isso, o juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça, determinou o adiamento da sessão com data ainda a ser marcada.

De Sidney Silva via Caicó na Rota da Notícia

Acusado de organizar consorcio para matar radialista no RN, ex-pastor vai a júri nesta segunda

Gilson Neudo Soares Amaral acusado de ser um dos mentores do assassinato de F. Gomes em 2010
Jornalista Francisco Gomes de Medeiros, F. Gomes
Vítima de homicídio em 2010
Nesta segunda-feira, dia 4 de abril, senta no banco dos réus, em Caicó, mais um acusado de fazer parte do consórcio criminoso que matou o jornalista Francisco Gomes de Medeiros, o F. Gomes, em outubro de 2010.

No caso, será julgado pela sociedade caicoense o ex-pastor evangélico Gilson Neudo Soares do Amaral, que seria um dos mentores do assassinato por encomenda, ou seja, pistolagem.

Este julgamento estava previsto para aconteceu no dia 16 de março, porém o defensor público Serjano Marcos Torquato Vale, pediu para remarcar para outra data, no caso, 4 de abril. Os trabalhos terão início às 9h no Fórum Municipal de Caicó, com a presidência do juiz Luiz Cândido de Andrade Vilaça, que pediu reforço na segurança da casa da Justiça.

O Ministério Público Estadual será representado por Carlos Henrique Harper Cox, que, em contato com MOSSORÓ HOJE, se mostrou confiante numa condenação. Confirmando a previsão do promotor Carlos Henrique, a sociedade de Caicó vai está confirmando a sentença contra o segundo membro do consórcio para matar F. Gomes.

João Francisco dos Santos, mototaxista "dão"
réu confesso da morte de F.Gomes
O primeiro a ser julgado e condenado foi o pistoleiro, no caso João Francisco dos Santos, o "Dão" . Ele foi condenado a 27 anos de prisão em agosto de 2013.

Além dos 27 anos de prisão, a Justiça condenou o pistoleiro Dão, que está preso em Alcaçuz, a pagar uma multa de R$ 300 mil a família do radialista e jornalista F. Gomes. 

Outro membro do consórcio formado para matar o jornalista é o comerciante Lailson Lopes, o "Gordo da Rodoviária". Ele foi julgado e pegou 14 anos de prisão. Recorreu e anulou o júri. Estava preso em Patu e foi solto semana passada para aguardar um novo julgamento em liberdade, o que revoltou familiares e amigos do jornalista F. Gomes.

De Mossoró Hoje

Operação conjunta; polícia prende suspeitos e apreende armas, munições e drogas em Caicó

Lucas Gabriel, Hênio Caio e Gustavo Victor, presos durante operação policial
(Fotos: WhatsApp/Divulgação)
As primeiras horas desse domingo (3) foi marcada pela ação eficiente das forças de segurança pública da cidade de Caicó que vem agindo em conjunto de forma ostensiva, investigativa e repressiva no combate a criminalidade com o apoio da população.

Armas, munições, drogas e afins do tráfico, apreendidos
A Polícia Civil sob o comando do Delgado Bruno Nogueira Ferraz com apoio incondicional de equipes da Polícia Militar (RP, GTO, GTOR e CIPAM) conseguiram estourar bocas de fumo e prender suspeitos de envolvimento com a pratica de vários crimes na cidade de Caicó como tráfico de drogas, assaltos e homicídios. 

Armas, munições, drogas, balança de precisão, e uma caderneta com anotações da contabilidade do tráfico, foram apreendidas na Rua Salviano Santos, conhecida como rua do "beco da faca", no bairro João Paulo II.

Os policiais conseguiram apreender, em duas investidas, uma espingarda de pressão 5.5, dois revolveres Cal. 38, uma pistola 380, cerca de 98 munições de diversos calibres (sendo 34 de pistola 380, 19 de revolver cal. 38 e 45 munições de pistola .40), drogas e afins do tráfico. 

Um dos presos, o Lucas Gabriel dos Santos, vulgo "luquinha" teria reagido contra os policiais com uma pistola e foi atingido com disparos em suas pernas e em seguida levado ao Hospital Regional do Seridó para atendimento médico onde ficou hospitalizado. Outros dois suspeitos também foram presos o Hênio Kaio e o Gustavo Victor Dantas Duarte, de 18 anos morador da Rua Padre Brito Guerra no bairro Adjunto Dias ao lado do Hospital do Sesp.

Jovem de 13 anos é vítima de afogamento na zona rural de Acari/RN

Jovem morre afogado enquanto se divertia com amigos na zona rural de  Acari
Anderson José, 13 anos vítima de afogamento
Com a chegada das tão esperadas chuvas a cheia dos rios, açudes e barragens dão o seu espetáculo à parte deixando todos boquiabertos admirados com o belo espetáculo da natureza. 

Nessa época banhos em rios e açudes são muito convidativos e arriscados devido ao grande volume de água acumulada ou das correntezas dos rios trazendo risco de afogamento.

Segundo relatos na tarde deste domingo (03) o jovem Anderson José de apenas 13 anos se divertia com os amigos na comunidade Beira do Rio na zona rural de Acari/RN em um dos braços do rio que desce com águas da sangria do Açude Maria Ferreira.

Segundo a polícia militar de Acari o incidente ocorreu nas proximidades da Passagem de Manoel Zumba no Sítio Tapera. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local para tentar localizar e resgatar o corpo do jovem que, segundo os amigos, havia descido na correnteza.

"Muita Atenção"
Pessoas que buscam o banho em açudes e rios como diversão redobrem atenção ao entrarem nas águas turbulenta dos rios "principalmente" se estiverem ingerindo "bebida alcoólica" e na medida do possível fique de olho em pessoas próximas que estejam nesta situação. 

Pessoas que estão se afogando dificilmente irá gritar por socorro como muitos imaginam e nos mostram os filmes e novelas. Elas, devido a dificuldade de respirar e do pânico, geralmente inibem a força da voz e não conseguem gritar por socorro.