terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Projetos "Habilitação para Todos" e "É Lendo Que se Dirige" vem mudando a vida de muita gente

Foto: Ver. Rubão Germano, Prefeito Roberto Germano, Ver. Batata e SGTPM Marcelo
Dia 11 de julho de 2015 o prefeito de Caicó aderiu ao "Projeto Habilitação para Todos". No momento ficou decidido que a Barra da Espingarda, Laginhas, Palmas, e Vila I e II do Sabugi seriam beneficiadas
Por Caicó na Rota da Notícia - Entramos em contato com o SGT Marcelo que nos foi muito atencioso e nos contou detalhes sobre o seu projeto que já mudou para melhor a vida de várias pessoas na Zona Rural de várias localidades.

Os projetos "Habilitação para Todos" e "É Lendo Que se Dirige" são projetos que visam ajudar o homem do campo a tirar a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação - CNH.

"O Projeto Habilitação para Todos basicamente é levarmos para a comunidade rural toda a estrutura de exame de vista prévio e gratuito e óculos a preço popular, aulas de psico teste, aulas de auto escola, etc... tudo para baratear o custo da habilitação e evitar que o homem do campo e de pequenas cidades tenham que se deslocar para Caicó todos os dias para assistir aulas evitando assim despesas com passagens e perda de tempo", contou o SGT Marcelo autor dos Projetos.

"Já o projeto "É Lendo Que se Dirige" nós alfabetizamos os não letrados para que num curto espaço de tempo ele possa estar em condições de fazer as provas do DETRAN. Já realizamos esses projetos em Timbaúba dos Batistas, Serra Negra do Norte, Jardim de Piranhas, São Fernando e Caicó. Desde de 2010 estamos realizando o sonho de muita gente humilde da Zona Rural", nos contou o SGT Marcelo comandante do policiamento da cidade de São Fernando pertencente a 5ª CIPM. com sede em Jardim de Piranhas.

Deixamos aqui registrado os nosso parabéns ao SGT Marcelo que não mede esforços para trabalhar projetos sociais para trazer a população para o lado do bem e do cumprimento das leis também no que diz respeito ao trânsito.

Menor de Currais Novos foge do CEDUC de Caicó e é recapturado após invadir uma residência

Na tarde dessa terça feira (5) por volta das 5h30min um menor de 1m80cm de altura fugiu do CEDUC invadiu uma residência e foi recapturado e preso no bairro Santa Costa que fica vizinho aquela Unidade Educacional.

Policiais da ROCAM - Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas - conseguiram localizar e prender o fugitivo. Ele após ser visualizado pelos policiais dentro de uma casa em construção tentou fugir em vão pulando um muro e invadindo uma residência. A dona da casa saiu apavorada. "A melhor coisa que eu vi hoje foi um policial", contou ela. 

O menor fujão estava de boné róseo, mas trocou por um boné azul para não ser reconhecido. Ele é natural de Currais Novos e foi levado novamente para o CEDUC de Caicó onde foi coletado os seus dados para ser feito o registro da fuga na Delegacia de Polícia Civil onde a dona da residência também compareceu para prestar queixa por Invasão de Domicílio.

Jovem de 13 anos retornou para casa dois dias após seu desaparecimento

Amigos de familiares da jovem Adja Monique, de 13 anos que estava desaparecida desde o último domingo (3) contou que a agonia da família acabou. 

A garota retornou para casa que fica no bairro Boa Passagem na Zona Norte de Caicó no final da tarde dessa terça feira (5). 

A jovem se deteve em dizer aos familiares que estava na casa de um amigo aqui mesmo na cidade de Caicó.

Nesta semana, mais de 5 milhões de candidatos saberão a nota do Enem

Na próxima sexta-feira (8) os 5,7 milhões de candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) saberão quanto tiraram em cada uma das provas. Os resultados estarão disponíveis na internet, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os estudantes terão acesso a uma tabela com a nota obtida em cada uma das provas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Eles ainda não terão, porém, acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, que será divulgado posteriormente.
As notas do Enem são calculadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada item varia de acordo com o número de candidatos que acertaram ou erraram a resposta. Quanto mais candidatos acertarem, mais fácil é considerado o item e menos vale. Ao contrário, se menos candidatos acertarem, o item é considerado difícil e vale mais.
A nota do Enem poderá ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país. As inscrições poderão ser feitas de 11 a 14 de janeiro. Nesta edição serão ofertadas 228 mil vagas. Para participar, o candidato não pode ter tirado 0 na redação.
A nota poderá ser usada também para obter bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para participar dos programas, o estudante não pode ter zerado a redação e precisa obter pelo menos uma média de 450 pontos nas demais provas do Enem.
Para obter a certificação do ensino médio, é preciso ter feito a solicitação no início do ano, na hora da inscrição, ter mais de 18 anos e ter obtido pelo menos 450 pontos em cada uma das provas e 500 pontos ou mais na redação.
Segundo a Agência Brasil, a nota pode ser usada também para participar do programa de intercâmbio acadêmico Ciência sem Fronteiras e do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
De Sidney Silva

Família procura por jovem Adja Monique de 13 anos desaparecida há 2 dias em Caicó

Mais uma jovem some na cidade de Caicó. Dessa vez foi a adolescente Adja Monique, de 13 anos que está desaparecida há dois dias na cidade de Caicó.

Adja saiu de sua casa que fica no bairro da Boa Passagem no último Domingo (3) e não deu mais notícias aos seus familiares que estão muito aflitos e temendo o pior. Quem tiver informações sobre a adolescente, pode entrar em contato com familiares através do telefone (84) 9 9926 6878.

Ela não foi a primeira e não será a última. Muitas histórias iguais a essa acontecem diariamente onde jovens meninas que, com a influência de amigas ou namorados, fogem de casa mediante a rebeldia da juventude ou a busca por um namoro não permitido por familiares devido a pouca idade das meninas.

De Plantão Caicó e Caicó na Rota da Notícia

Você sabia? Um perigo desconhecido nas cebolas

Saúde em foco - Nos anos de 1918 e 1919, quando a gripe matou cerca de 40 milhões de pessoas em todo o mundo havia um doutor que visitou muitos agricultores na região onde ele morava para tentar entender como ele poderia ajudá-los a combater a gripe, devido a doença estar fazendo muitas vítimas fatais naquela época.
Em uma visita na propriedade de um fazendeiro na região, o médico surpreendeu-se em saber do bom estado de saúde que lá encontrou. Todos estavam muito saudáveis. Quando o médico perguntou ao fazendeiro o que eles estavam fazendo para se protegerem da gripe, a mulher deste prontamente respondeu que ela colocava uma cebola cortada (com casca) em pratos e distribuía-os nos quartos da casa.
O Médico não podia acreditar no que ouviu. Pediu ao fazendeiro para lhe entregar uma das cebolas que estava usando e pôs sob seu microscópio, quando então observou enorme número de vírus da gripe ali acumuladas.
Levada a um pneumologista, este explicou que as cebolas são um ímã enorme para os vírus, especialmente as cebolas cruas.
Em suma, nunca mantenha cebolas fatiadas para serem usadas no dia seguinte, mesmo que colocadas em sacos fechados, herméticos ou na geladeira. Seu consumo deve ser imediato, vez que pode ser um perigo consumi-las a posteriori.
Além disso, os cães nunca devem comer cebolas devido ao seu estômago não ter o poder de metaboliza-las.
Lembre-se; é perigoso cortar uma cebola e consumi-la no dia seguinte. A cebola se torna altamente venenosa, mesmo depois de uma única noite ela cria bactérias tóxicas. Estas bactérias podem causar infecções adversas do estômago por causa de secreções biliares em excesso e intoxicação alimentar.

Por Caicó na Rota da Notícia

Prefeito Roberto Germano decreta luto por 3 dias pela morte de Wady Rocha

O prefeito de Caicó, Roberto Germano, decretou nesta segunda feira (04), luto oficial de 3 dias pela morte do contador e ex-vereador, Wady Rocha.

"O dia começou triste com a perda de Wady Rocha. Uma das figuras mais integras, honestas e respeitadas que eu conheci. Para mim um grande amigo, conselheiro e companheiro em tantas caminhadas", disse Germano.

"Quero expressar aqui todo o meu sentimento de pesar e me solidarizar com a família de "Seu Wady". Se foi uma das últimas reservas morais da história política de Caicó. Não se mais faz mais um Wady Rocha nos dias de hoje", destacou o prefeito Roberto Germano.

O velório de Wady Rocha acontece na sua própria residência no Bairro Barra Nova, na Zona Oeste de Caicó. O sepultamento ocorrerá nesta terça feira (05), às 8h, no Cemitério Campo Jorge.

Por Sidney Silva

Caicó: Filha procura mãe desaparecida na manhã de hoje

Francisca Maria da Conceição e filha Maria Edilene

Por Caicó na Rota da Notícia - A Francisca Maria da Conceição, de 60 anos conhecida como "nina", saiu na manhã desta terça feira (05) da casa de sua filha, Maria Edilene, com quem ela estava morando por trás da Acassec no bairro Canuto e Filhos e não foi mais vista.
A "nina" está com problemas de depressão e estava falando em voltar para sua antiga casa que fica no Sítio Olho D'água de Cima Zona Rural de Araras no vizinho estado da Paraíba.
Ela saiu de casa sem os documentos e foi vista as 5h no sítio de Gurí do leite perguntando a saída para Brejo e foi vista pela última vez no Itans as 7h. 

Os familiares estão muito aflitos. Quem tiver alguma informação da nina entrar em contato pelo fone: (84) 9 9834 4554 ou pelo WhatsApp + 55 9 9710 8056. A família agradece a quem poder ajudar.