terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Show da Natureza, vídeo de chuva de granizo em São João do Sabugi

Foto: Renny
Por Maurício Fernandes - Informações chegaram ao nosso blog que na cidade de São João do Sabugi neste final de tarde foi palco de uma forte chuva de vento e de granizo. Um morador da cidade F. Assis gravou um vídeo mostrando a cena e colocou em um grupo de WhatsApp. 
"-Tenho 37 anos e nunca tinha visto tal fenômeno natural! Afirmou Railson Medeiros morador daquela cidade."

Como pode cair gelo do céu?

Nuvem Cumulonimbus praecipitatio
A chuva de granizo é oriunda de nuvens do tipo Cumulonimbus praecipitatio que chegam em média 15 mil metros de altura do solo. A chuva geralmente dura em torno de uma hora com precipitação volumétrica de um a dez milímetros, tem ocorrência de tempestades com muitos raios e trovões e se formam principalmente nos meses mais quentes do ano. No interior da nuvem a temperatura é de 0º C podendo chegar a -10.  A baixa temperatura da troposfera e os ventos de até 150 km/h faz com que a temperatura negativa aumente, isso faz as gotículas de água se moverem muito rápido e congelarem, em outra palavras é uma verdadeira máquina de fabricar gelo.

Aqui em Caicó todos esperamos ansiosos que caia muita chuva para que a Mãe Natureza dê o seu espetáculo particular e nos alegre com a cheia do açude Itans e demais barreiros e açudes de toda a nossa região para trazer de volta o sorriso característico de tempo chuvoso do homem do campo e da cidade.

Foto: Renny

Vídeo: F.Assis morador de São João

35° homicídio este ano na cidade de Caicó

Mais um homicídio registrado na noite dessa Terça Feira dia 30 de Dezembro de 2014 no bairro João XXIII na Rua Maria Rufino dos Anjos. A vítima foi identificada como Maciel Gomes dos Santos residente na Boa Passagem ele trabalhava fazendo caixas de som. 

O jovem aparentemente tem envolvimento no mundo das drogas e teria ido até o bairro João XXIII atrás de receber uma dívida não se sabe ainda de que mas ao que parece um homem teria o chamado para receber e aconteceu o homicídio.

Foto: Maciel Gomes dos Santos
De acordo com levantamento feito pela imprensa caicoense, o bairro campeão em homicídios em Caicó durante o ano de 2014 é o João XXIII na Zona Oeste do município com a marca de 10 homicídios. Em seguida aparecem os bairros Walfredo Gurgel 05, Centro 04, João Paulo II 03, Boa Passagem 03, Paraíba 02, Alto da Boa Vista 02, Frei Damião 01, Adjunto Dias 02, Samanaú 01 e Salviano Santos 01, este último dentro do presídio o Pereirão.

O bairro João XXIII sozinho concentra 28% de todos os crimes de homicídios no ano de 2014. No lado oposto a Zona Leste não aparece na lista devido aquele setor da cidade não registrou sequer um crime de homicídio juntando todos os bairros. 

Homem amanhece morto na manhã de hoje.

Na manhã dessa Terça Feira por volta das 06:00 h da manhã um homem foi encontrado morto por sua mãe. Trata-se de Silvano Silva de Andrade de  45 anos de idade residente na Rua Augustinho Vilar no bairro Penedo nas proximidades da Central do Cidadão. 

Silvano Silva de Andrade - apelido bebé
A mãe dele contou emocionada que o bebé, como era mais conhecido, sempre a ajudava nas tarefas de casa, amanhecia o dia varrendo a frente da casa e apanhava o lixo, disse ela a uma amiga. Ontem de noite após ter assistido a segunda novela ele falou para a mãe que ia dormir e foi para o seu quarto que fica na parte de trás da residência. Ao amanhecer ela foi até a janela do quarto e viu ele deitado dentro da rede com os pés para fora, o chamou e não obteve resposta, então ela entrou no quarto e retirou o lençol que estava cobrindo o seu rosto e suspeitou que ele estivesse morto, chamando um outro filho que ao chegar constatou a veracidade do fato.

O Silvano era muito conhecido no bairro Penedo e Paraíba por gostar de pinga, que geralmente tomava no conhecido Bar da Pedra no bairro Paraíba com seus amigos.