sexta-feira, 17 de abril de 2015

Rio Grande do Norte supera a marca de 2 GW de energia eólica que é a maior do Brasil

Foto: Parque eolico em João Câmara
O Estado do Rio Grande do Norte ultrapassou, nesta quinta-feira (16 de abril), a marca de 2 GW de potência eólica instalada em seu território.

O feito se deu com a entrada em operação comercial de 18 unidades geradoras, somando 29.160 MW do parque eólico Morro dos Ventos II, de propriedade da empresa CPFL Renováveis S/A, instalados no município de João Câmara, região do Mato Grande.

Com isso, o RN chega a uma potência instalada de  2.020,157 MW. São 1.133 turbinas eólicas distribuídas por  75 usinas em todo o Estado. O relevante fato ocorre a menos de 1 ano da quebra da barreira de 1 GW, que se deu em maio de 2014 e apenas três anos após o Brasil ter atingido a mesma marca, em 2012.

“-O Rio Grande do Norte é o primeiro estado a ultrapassar a barreira dos 2GW eólicos, o que nos coloca em uma posição ímpar. Além disso, temos  a maior matriz eólica estadual do Brasil”, diz o diretor de energia eólica do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Milton Pinto, reforçando  que atualmente 80% da energia consumida no Estado vem de fontes eólicas.

O valor de 2,02 GW produzidos no RN supera vários países europeus como Grécia, Bélgica e Noruega, se equiparando aproximadamente a Irlanda e Áustria. Sozinho, o RN supera também o montante de potência instalada de todos os países da América do Sul juntos, com exceção do Brasil. Atualmente, a capacidade eólica nacional instalada é de  5.841 MW, de acordo com dados da ANEEL.

Marido mata esposa que foi ex dançarina dos grupos de funk Jaula das Gostosuras e das Gaiolas das Popozudas

Fotos: Amanda Bueno, 26 anos
Milton Severiano, 29 anos
Milton Severiano Bezerra, de 32 anos, foi preso nessa quinta feira (16) pelo assassinato de sua esposa a ex-dançarina de funk do grupo Jaula das Gostosuras e da Jaula das popozudas a jovem e bela Amanda Bueno, de 29 anos.

O feminicídio (assassinato contra mulheres em razão de seu sexo ou violência doméstica, Lei de março de 2015) ocorreu após o uma discussão do casal em frente a residência onde moravam na Posse, em Nova Iguaçu na baixada fluminense. As imagens do crime foram registradas por câmeras instaladas pelo próprio marido da vítima na casa do casal três dias antes ao crime. 

As imagens mostram que após um bate bocas o Milton Severiano empurra a Amanda que cai no chão, ele passa a bater a cabeça dela no chão e a espancá-la e efetua disparos de pistola troca de arma e em seguida efetua disparos de espingarda calibre 12 na cabeça dela. O crime chocou até mesmo policiais experientes da divisão de Homicídios da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro. Após matar a esposa ele roubou um carro tipo Gol de um policial militar que é dono da empresa que fez a instalação das câmeras, chegando a efetuar um disparo de espingarda para intimidá-lo e a dois funcionários que estavam em sua companhia. Após empreender fuga o acusado capotou o veículo e ficou preso as ferragens.

Foto: Carro da tentativa de fuga
Milton foi preso com a pistola do crime, a espingarda e ainda com mais duas pistolas e um revólver. Ele tinha porte de armas intramuros (colecionador) e não poderia sair com as armas para fora de sua residência. Já na delegacia ele contou que a sua mulher descobriu que ele mantinha um caso extraconjugal e que ultimamente viviam em constantes discussões. O Milton já havia sido autuado outras duas vezes por violência doméstica.
Foto: Armas apreendidas com o assassino
Segundo o Delegado Fábio Cardoso, Milton foi indiciado por roubo majorado com emprego de arma de fogo, porte ilegal de arma e homicídio triplamente qualificado - agravado por motivo fútil e ausência chance de defesa da vítima e a pena somada poderá  chegar a 67 anos de prisão. Amanda Bueno era de Goiânia onde vivem a sua mãe e sua filha que ficaram desoladas com o assassinato da ex-dançarina.