quarta-feira, 2 de março de 2016

PRF prende trio e evita possível assalto em um ônibus da Jardinense ontem à noite

Trio de posse de arma de fogo é preso pela PRF em ônibus da Jardinense em Campo Grande
Fotos: WhatsApp/Divulgação

Revolver Cal. 22 encontrado com um dos suspeitos
Após denúncia anônima de que havia 3 homens suspeitos à bordo de um dos ônibus da empresa Jardinense, Policiais do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRE) agiram rapidamente e o veículo citado foi abordado em frente a Unidade Operacional de Campo Redondo (UOP CR) por volta das 21h40min desta terça feira (01).

Durante a revista dos policiais foi encontrado escondido na poltrona de um dos suspeitos um revólver Cal. 22. Os três suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos pelos policiais até a Delegacia de Polícia da cidade de Santa Cruz para serem devidamente identificados e tomado as providências cabíveis. Um dos acusados é menor de idade.

Os passageiros do ônibus ficaram aliviados e agradecidos com a ação rápida e eficaz da PRF que evitou o pior.

População denuncia e pede justiça; Farra com dinheiro Público na Assembléia Legislativa do RN

Funcionário fantasma, sangue - suga "cão dos infernos"
Segundo relatos da história do RN, a partir do ano 1.500 portugueses, franceses, espanhóis, holandeses, mouros e outros povos chegaram em embarcações ao território que hoje é o RN, empenhados em extrair todas as riquezas minerais e vegetais da nova terra habitada por nativos nomeados, pelos primeiros navegadores, de "índios" (por pensarem estar nas Índias). Hoje não é diferente de épocas passadas. Dentro de nossa pseudo - democracia infelizmente se sobressaem políticos corruptos que se aproveitam para extrair vantagem de todas as formas e comprar quem esta a venda com o dinheiro roubado de outras finalidades.

Após a criação do Portal da Transparência (http://www.al.rn.gov.br/portal/transparencia/) a população tem acesso direto a checagem de informações de pessoas que ocupam cargos comissionados da Assembleia Legislativa, onde é sabido que muitos deles ganham sem comparecer ao trabalho de forma "criminosa". Isso vem revoltando a população de modo geral que pede através de redes sociais que a imprensa através de seus recursos midiáticos (rádios, blogs, jornais, televisão, etc) divulgue e dê mais atenção as denuncias como alguns o vem fazendo de forma responsável enquanto outros preferem se calar.

Funcionários fantasmas da Assembleia Legislativa do RN
Foto: WhatssApp/Divulgação
Verdadeiros sangue - sugas, parasitas dos quintos dos infernos, "funcionários fantasmas", recebendo dinheiro dos cofres públicos que deveria retornar em benefícios a população tão sofrida e castigada pelas altas cargas tributárias! E os políticos desonestos e sebosos "rindo à toa" e chamando o povo de "ingênuo e abestalhado". 

É preciso reformular nosso pensamento  e rever esta velha forma corrupta de se fazer política. Nós, "o povo", temos mais é que criar vergonha na cara! Como? Denunciando a roubalheira ao Ministério Público e retirando alguns políticos ladrões que se utilizam desses meios ilícitos temendo perder as próximas eleições que hora bate à porta! É preciso ficar atento, denuncia e dar a resposta com nas urnas! Essas são nossas maiores ferramentas de mudança, cabe a cada um de nós ter "vergonha na cara", boa memória e tomar a "decisão certa".

Em Caicó e em outras cidades do estado do RN o lamaçal está secando ao Sol da Justiça e aos olhos atentos do Ministério Público e do povo, permitindo que surjam vários nomes como familiares de políticos, médicos, radialistas, blogueiros, comerciantes e muitos outros seguimentos da sociedade que roubam de forma descarada sem que ninguém os perturbem.

A cada dia aparecem novos nomes para compor a lista dos funcionários fantasmas na AL do RN que possui 3.181 SERVIDORES, 553 efetivos, 173 aposentados e pensionistas, 51 cedidos a outros órgãos e os demais que somam 2.592 (o equivalente a 81,4%) são funcionários indicados pela Mesa Diretora ou deputados onde a corrupção impera de forma descarada enquanto concursados que querem trabalhar pelo povo aguardam serem chamados para assumirem os cargos que lhes é de direito.

MP investiga 'fantasmas' e cargos da Assembleia Legislativa do RN

Rinaldo Reis Procurador Geral da Justiça do RN
(Foto: Divulgação/Assessoria MPRN)
Vinte e duas pessoas já estão sendo investigadas pelo MP. Procurador-geral de Justiça vai analisar leis que criaram cargos na AL.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte já investiga 22 pessoas suspeitas de serem "funcionários fantasmas" da Assembleia Legislativa potiguar. 

Parte dessas investigações surgiu após o lançamento do novo Portal da Transparência da Assembleia, que revelou a existência atualmente de 3.181 servidores. Destes, apenas 552 são efetivos, sendo 173 aposentados ou pensionistas. Outros 51 são cedidos de outros órgãos e os demais 2.592 (o equivalente a 81,4%) são funcionários indicados pela Mesa Diretora ou deputados.

Os 22 possíveis 'fantasmas' são investigados em 18 inquéritos civis instaurados nas cinco Promotorias do Patrimônio Público de Natal. "Após a divulgação do Portal da Transparência através de uma ação movida pelo MP, surgiram mais denúncias de possíveis servidores que recebem seus salários sem trabalhar. E as Promotorias do Patrimônio Público estão preparadas para receber mais denúncias. Tudo será devidamente apurado", falou o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis.

Rinaldo Reis disse que a PGJ vai analisar a constitucionalidade das leis e normas que criaram os cargos e gratificações na Assembleia. "À primeira vista, há muitos cargos na Assembleia Legislativa. É desproporcional a quantidade de servidores comissionados em relação aos efetivos. Essa atribuição de investigação cabe à Procuradoria Geral de Justiça, assim como vamos apurar se há envolvimento de deputados em repasses ou pagamentos irregulares", ressaltou.

O procurador lembrou que o Ministério Público, entre os anos de 2008 e 2009, ajuizou 20 ações diferentes contra quase 200 pessoas que se tornaram servidores efetivos da Assembleia sem concurso público. A maior parte desses processos está no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Nove delas, por determinação do STJ, serão julgadas pelo Poder Judiciário potiguar. "Lutamos para que todas sejam julgadas aqui. Nessas ações, pedimos a anulação dos atos que, de forma irregular, efetivou essas pessoas", disse Reis.

Cargos na Assembleia
Nesta terça-feira (1º), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), afirmou que vai cortar cerca de 700 cargos comissionados até o final desta semana. Além disso, até o final do ano, ele também promete convocar todos os aprovados no concurso público realizado em 2013. Ao todo, foram disputadas 85 vagas, mas apenas 20 aprovados foram chamados até então.

A decisão de fazer cortes na quantidade de cargos indicados, segundo Ezequiel, não ocorre em razão dos manifestos contra o alto número de comissionados divulgado há um mês pelo Portal da Transparência da Casa, "mas como uma medida que já havia sido tomada durante o planejamento estratégico defino ainda no ano passado", ressaltou durante pronunciamento realizado na manhã desta terça-feira (1º). Ainda na manhã desta terça, manifestantes se fantasiaram de 'fantasmas' e protestaram em frente ao prédio da Assembleia, em Natal.

Ainda durante o pronunciamento, Ezequiel Ferreira ressaltou o clamor social pelo equilíbrio dos gastos públicos. “E isso é legítimo. Ser capaz de transformar a Assembleia em um órgão mais eficiente como exemplo na área pública não é tarefa pouco laborosa. E esta Casa tem sido colocada em xeque por parte da sociedade, que lhe exige respostas. E não vamos nos furtar”, frisou.

Manifestos também se multiplicam pelas redes sociais, todos em razão da quantidade dos servidores ativos e comissionados revelados pelo novo Portal da Transparência da AL.

"Fantasmas" protestam contra o alto número de cargos comissionados na Assembleia Legislativa
(Foto: Erick Dias)
OAB
Na nota divulgada na manhã desta terça, a OAB informou que vai acompanhar as investigações do Tribunal de Contas do Estado sobre o número de funcionários da Assembleia e que vai exigir que o Legislativo potiguar apresente os dados referentes às denúncias, "além de provocar a Casa no sentido de que sejam chamados os eventuais 'funcionários fantasmas' para que devolvam aos cofres públicos os valores recebidos sem trabalhar", esclarece a nota.

A OAB ainda condena a possível prática de nepotismo, "o descaso com o limite de gastos imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal e o flagrante desrespeito ao princípio da eficiência, refletido na contratação de mais de 2.000 cargos comissionados, que exercem funções para as quais existem dezenas de candidatos aprovados em concurso público, ainda não convocados sem qualquer justificativa válida", acrescenta.

Por fim, a OAB promete promover uma medida judicial "com o objetivo de obrigar a Assembleia a efetivar a imediata contratação dos aprovados no concurso público, diante da clara demonstração de existência das vagas".

De G1RN via Caicó na Rota da Notícia

Cinquentinhas têm prazo de emplacamento prorrogado


Depois da publicação de uma portaria no Diário Oficial do Estado, os donos de motos cinquentinhas terão mais tempo para emplacar os seus veículos. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN), os veículos podem ser licenciados até o dia 28 de março de 2016.

A prorrogação do prazo, que inicialmente terminaria em outubro, levou em consideração a necessidade de se estabelecer um tempo maior para que os proprietários de ciclomotores possam se adequar às novas exigências estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no que diz respeito ao registro e licenciamento desses veículos junto ao órgão estadual.

“Os proprietários/condutores dos ciclomotores durante o prazo concedido deverão cumprir a legislação de trânsito em relação às demais exigências quando das ações de fiscalização dos órgãos de trânsito do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e o seu descumprimento o ensejará à adoção das medidas administrativas e aplicação das penalidades correspondentes, desde que não sejam relacionadas ao registro e licenciamento do ciclomotor”, informou o texto da portaria.

É importante ressaltar que o novo prazo de licenciamento é válido apenas para os ciclomotores que foram adquiridos antes do dia 31 de julho. Ou seja, os veículos comprados a partir dessa data, caso não tenham sido emplacados no ato da aquisição, devem ser regularizados até o fim deste mês.

Para deixar o veículo regular, o proprietário terá de desembolsar R$ 65,00 do valor do CRLV e R$ 292,01, que se refere ao Dpvat. Sobre a última tarifa, caso o proprietário fosse regularizar o veículo no mês de agosto, pagaria o valor do seguro DPVAT correspondente aos cinco meses restantes do ano. A taxa do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) é isenta.

Outro custo que os condutores de motocicletas de cinqüenta cilindradas se refere é à obtenção da CNH. Em Mossoró, por exemplo, retirar a carteira de habilitação nas categorias “A” e “ACC” custa, em média, R$ 1 mil.

De Gláucia Lima via Caicó na Rota da Notícia

Diretor da maior penitenciária do RN, Alcaçuz, sofre pedrada na cabeça

Ivo Freire, diretor de Alcaçuz, atendido no Pronto Socorro Clóvis Sarinho em Natal após sofrer pedrada na cabeça
Fotos: Durval Franco
Consciente, Ivo Freire foi socorrido para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho. O ferimento foi causado nesta terça-feira (1º) durante revista no pavilhão 2.

Foi socorrido para o hospital na manhã desta terça-feira (1º), com um ferimento causado por uma pedrada na cabeça, o diretor da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Ivo Freire foi atingido durante uma revista no pavilhão 2 da unidade. Um túnel foi encontrado. O presídio, o maior do Rio Grande do Norte, fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.

Agente penitenciários mostram algumas pedras
arremessadas pelos presos
Foto: GOE/Divulgação
“Ivo está consciente, mas ele vai pegar alguns pontos na cabeça”, disse ao G1 um dos agentes que acompanhou o diretor até o Pronto-Socorro Clovis Sarinho, na capital do estado.

Vice-diretor da unidade, o agente penitenciário Juciélio Barbosa contou que a pedrada aconteceu durante uma revista no pavilhão 2. "Mais uma vez quero deixar claro o trabalho dos valorosos agentes penitenciários. Arriscam suas vidas. Desde que a atual direção assumiu, muitos túneis foram descobertos. Isso deixa os apenados inquietos. Estamos fazendo tudo para evitar fugas. São constantes as descobertas de planos de fugas. Os parabéns vão para os agentes que estão na linha de frente. Ivo foi um exemplo de garra hoje", enalteceu.

Rebelião controlada
“Foi tudo muito rápido. Estávamos fazendo uma inspeção predial de rotina. De repente, os presos se rebelaram e começaram a arremessar pedras sobre os agentes. O diretor levou uma pedrada na cabeça, mas foi prontamente socorrido e encaminhado em uma de nossas viaturas para o hospital”, relatou Leonardo Alves, diretor do Grupo de Operações Especiais (GOE), unidade da Secretaria de Justiça e Cidadania responsável pelas intervenções no sistema prisional do estado.

Ainda segundo o agente, a ação foi comandada pelo vice-diretor Fábio Lago, que “imediatamente dominou os presos e controlou a situação”, ressaltou Leonardo.

Túnel
Durante a revista, um túnel foi encontrado escavado sob o piso do pavilhão 2, justamente onde os agentes fizeram a revista. "O túnel é gigantesco. Tem muita terra dentro das celas", acrescentou.

Na última sexta-feira (26), dois túneis haviam sido descobertos no próprio pavilhão 2. Na ocasião, segundo a direção, as escavações foram concretadas. Antes, os agentes fizeram um vídeo (veja ao lado) que mostra uma das aberturas. As imagens também mostram o momento em que um dos agentes do GOE encontra celulares escondidos sob o piso da quadra do pavilhão.

De G1 RN

Agricultor tenta estuprar a própria irmã no Sitio Salgadinho Zona Rual de jardim de.piranhas

Claudiane dos Santos, 29 anos foi espancada e quase morta pelo irmão Samuel de 25 anos
Um fato grave foi registrado na zona rural de Caicó na tarde de ontem no Sítio Salgadinho quando o Samuel Romão de Assis, de 25, anos tentou manter relações sexuais com a própria irmã.

Segundo relatos da própria irmã, identificada por Claudiane dos Santos, 29 anos, residente no Sítio Salgadinho em Caicó, ela disse que se encontrava em casa apenas com a filha pequena que dormia quando seu irmão chegou em casa e logo veio com a proposta de lhe pagar 100 reais se ela aceitasse manter relações sexuais com ele, como ela não aceitou ele passou a lhe espancar e quase tirou-lhe a vida.

Um detalhe que chama a atenção é que após espancar a irmã, o agressor, ainda foi chamar o esposo da vítima dizendo que alguém teria espancado sua esposa. O caso só foi descoberto, graças a vítima ter sobrevivido e contado quem foi o autor do crime, ou seja, o próprio irmão dela o Samuel. A Claudiane foi hospitalizada no Hospital Regional com ferimentos na cabeça e no rosto, e passou por intervenção cirúrgica devido ao corte sofrido no couro cabeludo. 

Samuel Romão de Assis, 25 anos, tentou estuprar a própria irmão e a espancou
O Samuel, mais conhecido como negão, foi localizado e preso pela polícia e confessou tudo. Disse que tentou mas que por não conseguir manter relações sexuais com a irmã passou a agredi-la fisicamente quase levando à morte. Ele permanecerá preso e ficará a disposição da justiça que tomará os procedimentos cabíveis.