quarta-feira, 1 de julho de 2015

Lâmpadas de filamento incandescente de 60w não são mais vendidas; Inmetro fiscaliza.

Em um tempo em que a escassez de chuvas deixa os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis críticos o consumidor se adaptou na crise energética de 2001 quando passou a utilizar mais lâmpadas fluorescentes compactas que as incandescentes.

Desde essa quarta-feira (1) o consumidor não encontra mais as lâmpadas com filamento incandescente de 60 watts para comprar em estabelecimentos comerciais. Fiscais dos Institutos de Pesos e Medidas (Ipem), órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nos estados, iniciarão a fiscalização no varejo. Fabricantes, importadores e comerciantes que não atenderem à legislação estarão sujeitos a penalidades previstas em lei, com multas que variam de R$100,00 a R$1,5 milhão.

De acordo com a Abilux as fluorescentes compactas são quatro a cinco vezes mais eficientes do que as incandescentes, economizam cerca de 70 a 80% de energia para produzir o mesmo volume de luz e têm vida de 6 a 10 vezes maior (6 mil horas). Já as lâmpadas de LED têm uma eficiência de 80 a 90% superior às incandescentes e uma vida de 25 a 30 vezes maior (50 mil horas). As incandescentes halógenas têm uma eficiência cerca de 20% maior e cerca do dobro de vida (32 mil horas).

TJRN irá apresentar plano de devolução de PMs em 10 dias. "- Os Pms não podem ser devolvidos de imediato", afirma desembargador.

Audiência entre desembargador e governador nessa quinta (1).
(Foto: Demis Roussos/Assecom)
O presidente do TJRN - Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte prometeu em audiência com o governador Robinson Faria apresentar em dez dias um plano de devolução dos policiais militares cedidos pelo governo ao poder judiciário.

O desembargador Cláudio Santos afirmou que a devolução total não pode ser feita de imediato e apresentou várias justificativas, entre elas ele citou o caso concreto da segurança de três juízes escoltados por determinação judicial por ameaça de morte e frisou o transporte e guarda de 7 mil armas apreendidas que fazem parte de processos em andamento, dentre outras.

A audiência foi motivada pelo decreto publicado no dia 24 de junho no Diário Oficial do Estado solicitando os demais poderes a devolução imediata de integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros cedidos. O desembargador Cláudio Santos afirmou que a intenção do Tribunal de Justiça "convergir" com o Poder Executivo no que diz respeito às medidas de segurança pública. " - O poder Judiciário comunga com a preocupação (do Governo) com a segurança pública. Não viemos aqui para descumprir decreto", disse ele e argumentou que o TJ vem devolvendo policiais ao Estado. Em 2009 eram 192, passando para 181 em 2012 e 122 policiais cedidos atualmente em 2015. Ele apontou que o número atual equivale a 1,2% do efetivo total da Polícia Militar do RN.

Diante da proposta do presidente do TJRN, o governador Robinson Faria afirmou que irá apreciar o plano de devolução. " - Infelizmente vivemos em momentos difíceis na questão da segurança pública. Precisamos de homens nas ruas. Vou aguardar o documento, avaliar o plano, para chegarmos a um ponto de equilíbrio", disse o governador.


Policiais Militares do GTO fazem doação ao abrigo de idosos em Parelhas

Foto: Policiais na casa de idosos em Parelhas
Policiais militares do GTO - Grupo Tático de Operacional - da cidade de Parelhas/RN fizeram um gesto de amor ao próximo doando fraudas geriátricas para o lar dos idosos daquela cidade.

Os Policiais usaram o prêmio que receberam no valor de 300 reais e compraram 21 pacotes de fraldas descartáveis para fazer a doação. Tal prêmio é pago mensalmente para os policiais que se destacam pelo maior número de prisões e apreensões para manter a cidade ordeira e tranquila.

Os ganhadores desse mês os soldados Laércio, o Moisés e o Gianotte conversaram entre eles e resolveram usar o dinheiro recebido para uma boa ação e escolheram ajudar os velhinhos do abrigo. A diretora do lar dos idosos recebeu com muita alegria e satisfação o material e disse que são poucas as doações que recebem, e que gestos como estes deveriam ser repetidos por outras pessoas e setores da sociedade.

" - Arriscamos nossas vidas todos os dias por pessoas que nem conhecemos, ajudamos pessoas todos os dias, esse é o nosso trabalho, porém ajudar pessoas tão especiais é uma emoção ainda maior, pois em nosso serviço diário muitas vezes não somos reconhecidos. Esse tipo de ação é diferente, a gente percebe a felicidade deles", disse um dos policiais que participou da nobre e honrosa ação.

População do João XXIII não sabe mais o que fazer com pequeno lixão e falta de educação de alguns populares

Fotos1 - Lixo fora das contêineres                         Foto2 - Popular colocando lixo no local
Denuncia de lixão a céu aberto - Um morador do bairro João XXIII nos procurou na manhã de ontem para denunciar o descaso e a falta de educação de populares no bairro João XXIII nas proximidades do Campo do Bota Fogo e da galeria.

Ele nos mostrou através de fotos que mesmo havendo dois contêineres de lixo no local alguns moradores até de outros bairros vizinhos (Barra Nova) vêm até o local para colocar lixo fora dos contêineres sem falar no mau cheiro de sacos de comida que apodrece e causa fedentina que com o dissipar do vento vai parar dentro da casa dos moradores do local.

Moradores solicitam que ao prefeito Roberto Germano envie funcionários até o local para fazer uma limpeza para amenizar a situação e pede a conscientização dos moradores que não colaboram que no mínimo coloquem o lixo dentro e não fora dos contêineres, usando assim o bom senso e a educação ambiental.

Dupla tentativa de homicídio termina com um homem morto e outro baleado no bairro João Paulo II


A bruxa estava solta nessa terça feira em Caicó dessa vez foi no período da noite onde dois irmãos ao chegarem a uma casa na Rua Sebastião Vitor da Silva n°59 no bairro João Paulo II e pedir água ao dono da residência foram vítimas de tentativa de homicídio, sendo que um deles tombou morto e outro fugiu correndo a pé pelas ruas do bairro em direção ao Hospital do SESP.

Foto: Marcos Fonseca Borges, 42 anos
O fato se deu por volta das 20h40min e informações colhidas no local do crime pelo Blog Caicó na Rota da Notícia deram conta de que um dos irmãos o Sebastião Fonseca Borges, havia sido solto do presídio Pereirão há uns 20 dias atrás e já teria sido alvo de tentativa de homicídio em outra ocasião nesse curto espaço de tempo em que esteve solto.

Tudo indica que os dois homens que chegaram pelo beco da casa tinham como alvo o Sebastião que fugiu baleado no momento dos disparos e o seu irmão Marcos Fonseca Borges, de 42 anos faleceu inocentemente após sofrer apenas um disparo de arma de fogo a altura do seu coração.

Policiais mais antigos contam que o Marcos, vulgo "cabeça de búfalo" recebeu esse apelido no ano de 1995 quando ele foi ser preso devido a embriaguez e desordem. No momento da prisão ele teria quebrado o para-brisas do viatura com a cabeça, daí a origem do apelido de "cabeça de búfalo".

Jovem de 19 anos sofre tentativa de homicídio em frente a DIRED não resiste e vem a óbito na UTI do SESP


Por volta das 17h20min dessa terça-feira (30) um jovem sofreu cerca de cinco disparos de arma de fogo em frente ao prédio da 10ª DIRED - Diretoria Regional de Educação Cultura e Esporte - em Caicó, foi socorrido até o Hospital Regional do Seridó não resistiu e faleceu na UTI daquela unidade hospitalar.

Fotos: Giovani da Costa Fernandes, de 19 anos, conhecido como bereca
Por volta das 17h20min dessa terça-feira (30) um jovem sofreu cerca de cinco disparos de arma de fogo em frente ao prédio da 10ª DIRED - Diretoria Regional de Educação Cultura e Esporte - em Caicó, foi socorrido até o Hospital Regional do Seridó não resistiu e faleceu na UTI daquela unidade hospitalar.

O jovem Giovani da Costa Fernandes de 19 anos, conhecido por "bereca", pilotava uma moto Traxx vermelha no momento em que dois homens chegaram em outra moto e efetuaram vários disparos. A vítima ficou caída no local e após alguns minutos foi socorrida pelo corpo de bombeiros até o Hospital Regional do Seridó onde passou por procedimento cirúrgico e ficou internado em uma UTI - Unidade de Terapia Intensiva, mas não resistiu e veio a óbito na noite do mesmo dia.

O bereca era conhecido da Polícia devido à suspeitas de alguns pequenos furtos e por ser usuário de drogas. Ele morou na Rua Pedro Meira no bairro Nova Descoberta e atualmente estaria morando no bairro Paraíba e trabalhava em uma oficina de concerto em bicicletas no centro de Caicó.