terça-feira, 23 de junho de 2015

Abelhas farejadoras; Cientistas treinam abelhas para detectar drogas.

Abelhas, eventualmente, substituindo cães farejadores
Pesquisadores da Universidade da Colônia na Alemanha dizem ter treinado abelhas para identificasse odores de heroína e cocaína. Eles descobriram que as abelhas respondiam de forma específica com a vibração de suas antenas à concentrações de drogas como heroína e cocaína.

Eles dizem que os insetos podem, eventualmente, substituir os cães nos aeroportos já que seriam "menores e menos caros, mais fáceis e rápidos de serem treinados".

"-Testamos a capacidade de abelhas aprenderem o aroma de heroína e a treinamos para que mostrassem uma resposta comportamental confiável de um odor altamente diluído de heroína pura", disse o estudo, divulgado na publicação científica online Plos. Segundo os pesquisadores, não houve reação significativa das abelhas ao odor de maconha e anfetaminas.

A reação das abelhas acontece devido as antenas dos insetos serem os órgãos mais sensíveis já descobertos para a detecção de moléculas voláteis, de acordo com o estudo, seriam "mais sensíveis que o melhor dos sensores artificiais". 

O estudo diz também que a capacidade de percepção dos animais varia de acordo com a espécie. Baratas, por exemplo, reagiram à presença de anfetaminas e cafeína. Desta maneira, a pesquisa sugere uma "plataforma de detecção de drogas baseadas em insetos" com o uso de diferentes espécies.

2 comentários:

  1. E eu que tô treinando tatu para encontrar cofre de banco...

    ResponderExcluir
  2. Hoje já são usadas para detectar explosivos plásticos nos aeroportos.

    ResponderExcluir

Coloque seu comentário aqui