![]() |
(Imagem meramente ilustrativa) |
sábado, 12 de abril de 2025
Homem sofre dois tiros em tentativa de homicídio em Caicó
Adolescente de 14 anos comete ato extremo na zona leste de Caicó
Acostumado a dormir tarde devido a ficar jogando Free Fire, família estranhou a demora do jovem sair do quarto e o encontrou-o sem vida na tarde deste sábado
Um adolescente de 14 anos foi encontrado morto dentro do quarto onde dormia na tarde deste sábado (12). Ele morava com a mãe e o padrasto na Rua Antônio Cândido de Araújo no bairro Canuto e Filhos, zona Leste de Caicó
![]() |
(Imagem retirada do jogo Free Fire) |
Segundo familiares, ele era acostumado a dormir e acordar tarde devido a ficar jogando Free Fire até altas horas da noite e madrugada, só que, neste sábado estava demorando a sair do quarto e quando o padrasto foi chama-lo ele não respondeu, momento em que percebeu pela janela do quarto que o enteado estava morto, com sinais de suicídio e acionou a polícia.
Até então ele não apresentava sintomas de depressão mas, ultimamente andava um pouco diferente. Por volta das 3h30 da madrugada deste sábado, o adolescente enviou uma mensagem em tom de despedida para o número de whatsapp de um amigo que não tinha entendido o recado até então.
"Valeu meu parceiro, você foi um ótimo amigo!", disse ele.
Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e ITEP compareceram ao local para os procedimentos cabíveis. A Polícia Civil irá investigar o caso para saber se a morte tem alguma ligação com uso de drogas do qual a família já tinha conhecimento.
O patriota do CV
Preso do 8 de Janeiro atuou em ação de sabotagem a mando do Comando Vermelho
Wesley da Silva Ferreira Taveira, conhecido como Wesley Bedeu, de 27 anos, perdeu o acordo que havia feito com o STF para permanecer em liberdade. Isso porque ele participou, poucos meses depois, de um ato de sabotagem contra uma empresa de internet em Redenção, no Pará, a mando da facção criminosa Comando Vermelho.
![]() |
(Wesley da Silva Ferreira Taveira, vulgo Wesley Bedeu, de 27 anos) |
Com 92 mil habitantes e distante 800 quilômetros da capital Belém, Redenção é uma cidade que, assim como outras da Amazônia Legal, se tornou alvo do crime organizado. Mensagens de WhatsApp coletadas pela polícia indicam a existência de 164 membros do Comando Vermelho no município.
Pelo menos desde o começo de 2024, a facção carioca passou a cobrar taxas de segurança de empresas de internet e comerciantes na região. Os valores são cobrados em comunicados com marca d’água e assinatura da facção.
“Estaremos coibindo roubos, brigas e discussões em nosso bairro, então será estipulado um valor simbólico para a manutenção desse trabalho e você estará somando”, explica trecho do comunicado enviado pela facção criminosa por WhatsApp.
![]() |
(Prova: Comunicado da facção anexada ao processo) |
Quem não concorda em pagar a taxa é ameaçado e até sabotado. Foi aí que Wesley entrou na história. Com outras duas pessoas, ele foi preso em flagrante pela Polícia Civil do Pará em junho de 2024 por ter ateado fogo em um veículo da empresa Zap Internet Fibra, que se recusou a cair na chantagem da facção.
De acordo com o Ministério Público do Pará, Wesley Bedeu foi olheiro da dupla de comparsas que iniciou o incêndio criminoso. Além disso, ele teria filmado o resultado da ação criminosa e enviado o vídeo para Emerson Santana Bezerra, o Coroa, de 32 anos, chefe do CV na região. Os outros dois acusados de cometer o incêndio são Lucas Sousa Santana e Lucas Rangel Rolim, ambos com 24 anos.
“Eu pensei que nem ia dar em risco, porque era só para eu ver a hora que o carro ia chegar na empresa e falar para eles quando o carro tinha chegado. E fazer o vídeo para entregar para eles”, explicou Wesley diante do juiz Acrísio Tajra em audiência por videoconferência em dezembro do ano passado.
Ainda na audiência, ao ser questionado pelo promotor Carlos Cruz, Wesley assumiu que ajudou a cometer o incêndio e que tinha consciência que o mandante era do Comando Vermelho, mas negou que seja membro da facção.
Wesley Bedeu acabou condenado em dezembro de 2024 por integrar a organização criminosa e cometer o incêndio em favor da facção. A pena total foi de 26 anos e 8 meses de reclusão. Seu comparsa Lucas Rangel Rolim foi condenado a 27 anos e 8 meses de reclusão. O processo contra Lucas Sousa tramita separado.
Convidado para uma festa
Pouco menos de dois anos antes de ser condenado por envolvimento na operação da facção criminosa, Wesley foi um dos mais de mil presos na manhã do dia 9 de janeiro de 2023 no acampamento golpista no QG do Exército em Brasília, um dia depois da invasão e destruição das sedes dos Três Poderes.
Em um primeiro interrogatório, por escrito, no dia 11 de janeiro, ele disse que chegou no local por conta própria, sem financiamento, com uma caravana de Redenção.
Já durante outro interrogatório, em julho, Wesley apresentou uma versão um pouco diferente e mais detalhada. Ele afirmou que chegou ao acampamento golpista no dia 7 de janeiro, mas não para pedir intervenção militar, e sim para comemorar o aniversário de uma amiga adolescente.
“Eu não sei o que eles iam fazer”, garantiu Wesley na videoconferência, em relação aos outros integrantes da excursão que não iriam comemorar o aniversário.
Nessa nova versão, o ônibus da excursão teria saído cheio de Tucumã, cidade a cerca de 270 km de Redenção, onde Wesley estaria trabalhando como auxiliar de serralheria. Ele teria ido para a viagem por insistência de uma amiga de infância, também adolescente, que teria conseguido que um integrante da excursão custeasse a passagem. A viagem até Brasília durou mais de 24 horas.
Wesley também foi preso em flagrante em fevereiro de 2024 por furto de um iPhone 11.
Em maio de 2023, o STF aceitou a denúncia contra Bedeu por incitação às Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais e associação criminosa. O ministro Alexandre de Moraes e a PGR celebraram o acordo de Wesley em agosto de 2024, pouco antes de ele virar réu pelo incêndio.
O acordo com o Supremo não pode ser revogado por uma mera suspeita. Para que isso aconteça, é preciso que seja instaurado um novo processo contra pessoa, o que pressupõe que haja provas de materialidade e autoria. Alertado sobre Bedeu ter se tornado réu, Moraes rescindiu o acordo no último dia 6 de março.
Mais de 500 pessoas envolvidas nos atos golpistas foram beneficiadas com acordos desse tipo. Na prática, isso acaba com ações penais contra esses denunciados desde que cumpram algumas exigências como prestação de serviço à comunidade e participação presencial em um curso com a temática “Democracia, Estado de Direito e Golpes de Estado”. De acordo com o STF, foram oferecidos 788 acordos para acusados de participar do golpe, mas 246 não aceitaram.
Agora, Wesley segue preso no Bloco A da Unidade de Custódia e Reinserção de Redenção.
Além da prisão nos atos golpistas e pelo incêndio a mando do CV, Wesley também foi preso em flagrante em fevereiro de 2024 quando fugia de moto com um iPhone 11 furtado da janela de uma casa. Ele acabou detido porque sofreu um acidente de trânsito durante a fuga. Como a pena pelo furto seria baixa, ele acabou sendo colocado em liberdade após pagar fiança.
Foi inclusive a mesma moto usada no furto, uma Honda Pop 100 preta, que ajudou a polícia a identificar Wesley no crime de incêndio. Ele usou a mesma motocicleta no plano da facção.
Wesley foi criado pela avó, a aposentada Maria de Jesus, que o visita semanalmente na prisão. Por telefone, ela defendeu o neto e disse que ele foi ludibriado por amigos enquanto estava embriagado. “O cara botou fogo no carro e botou ele para filmar. Ele estava bêbado, aproveitou e filmou. Meu filho não é disso. Tenho certeza que ele não fez o que estão falando”, ela disse, em entrevista ao Intercept.
Procurado pelo Intercept, o advogado Diogo Borges Machado, que representa Emerson Santana Bezerra, o Coroa, defendeu que irá provar a inocência do cliente até o final do processo. Além disso, disse que as alegações do Ministério Público são baseados em supostos apelidos desconhecidos por ele.
“A defesa manifesta seu veemente repúdio às acusações imprudentes e desprovidas de qualquer fundamento probatório”, escreveu em nota.
O advogado Maycon Rivas, que representa Lucas Rangel Rolim, afirmou que o seu cliente confessou a participação no incêndio, mas que não chefia ou comanda qualquer organização criminosa.
Além disso, defendeu que a pena da condenação pelo incêndio foi totalmente desproporcional e, por isso, entrou com recurso no Tribunal de Justiça do Pará com a esperança de uma nova sentença. Rivas ainda ressaltou que seu cliente não possui qualquer relação com Wesley Bedeu ou qualquer outro crime cometido por ele.
A Defensoria Pública do Pará apenas confirmou que Wesley Bedeu é assistido pelo órgão e segue privado de liberdade em cumprimento de pena na cidade de Redenção.
De Intercept Brasil via Caicó na Rota da Notícia
sexta-feira, 11 de abril de 2025
Governadora Fátima Bezerra(PT), emite nota determinando total empenho das equipes para atender o ex-presidente Jair Bolsonaro
A Sesed mobilizou um helicóptero e orientou os gestores para que adotassem todas as providências necessárias ao eventual atendimento. Agenda de Bolsonaro no RN será cancelada
Após passar mal, a agenda do ex-presidente no RN será cancelada. A governadora Fátima Bezerra emitiu uma nota sobre as providências tomadas para atender Bolsonaro.
A governadora Fátima Bezerra determinou total empenho e providências às equipes das secretarias da Saúde e da Segurança Pública do RN em assistência ao ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro, que na manhã desta sexta-feira (11), deu entrada em uma unidade de saúde no interior do estado.
Jair Bolsonaro cumpre agenda no Rio Grande do Norte. A Sesed mobilizou, de imediato, uma das aeronaves para traslado do ex-presidente a uma unidade de saúde, em Natal, e orientou os gestores da Secretaria de Saúde que adotassem todas as providências necessárias ao eventual atendimento.
Vídeo/Créditos Trairi Agora
O ex-presidente deu entrada em um hospital público da cidade, mas já está sendo transferido de helicóptero para um hospital particular em Natal.
De Blog BG e Caicó na Rota da Notícia
Assista o translado do ex-presidente em nossa página do You Tube clicando na imagem de Jair Bolsonaro:
Jair Bolsonaro passa mal no interior do RN, é atendido e levado de helicóptero para Natal
O ex-presidente cumpria agenda política, sentiu fortes dores quando passava por Tangará indo para Acari e teve que ser socorrido às pressas.
Bolsonaro desembarcou no Estado na sexta-feira (11, abr) para inauguração do Projeto Rota 22, porém deu entrada na manhã de hoje no hospital da cidade de Santa Cruz Rio grande do Norte.
Após sentir fortes dores em decorrência do atentado com a faca praticado pelo petista Adélio Bispo em 2018, bolsonaro procurou atendimento médico no Hospital Municipal Aluísio Bezerra em Santa Cruz e depois foi transferido de helicóptero (helicóptero da Polícia Militar) até o estádio de futebol de onde foi novamente transferido de helicóptero até o Hospital Rio Grande em Natal, na capital do Estado.
Veja o vídeo do translado em nossa página do You Tube clicando na imagem de Jair Bolsonaro:
Bolsonaro encontrava-se em viagem pelo nordeste para fortalecer a presença do PL pela região lançando o projeto Rota 22 que tinha como objetivo executar uma série de visitas ou oficinas e seminários pelo país que começariam a partir do Rio Grande do Norte. Entre os temas-chave dos encontros está a anistia dos presos do 8 de janeiro. A agenda do ex-presidente previa passagem pelas cidades de Acari, Oiticica e Pau dos Ferros.
Histórico médico
Desde que sofreu o atentado durante um ato de campanha pelas eleições presenciais de 2018 em Juiz de Fora/MG, Bolsonaro foi internado várias vezes.
Na ocasião, ele foi esfaqueado pelo petista Adélio bispo e teve o intestino perfurado, desde então, passou pelo menos por oito cirurgias. Ao todo, cinco procedimentos tiveram relação com ferimento na barriga. Em Julho de 2021, o ex-presidente apresentou soluços persistentes e foi internado depois de ser diagnosticado com suboclusão intestinal.
Oclusão é uma obstrução quando alimentação e as secreções não conseguem progredir pelo tubo digestivo. No caso do ex-presidente, o termo "suboclusão", indica que é uma obstrução parcial, ou seja, é uma oclusão incompleta.
quarta-feira, 9 de abril de 2025
Após colisão entre moto e carro, mais dois veículos se envolveram no mesmo acidente
Às colisões aconteceram na noite desta quarta-feira na RN 118, entre Caicó e Jucurutu
O corpo de bombeiros foi acionado para outra ocorrência nas proximidades entre Caicó e Jucurutu na RN que liga Caicó Jucurutu devido a uma colisão, primeiro, entre uma moto com um carro, e depois mais dois veículos se envolveram no mesmo acidente.
A informação inicial era que, uma pessoa estaria precisando de atendimento médico de socorro então o Corpo de Bombeiros foi acionado.
Com as outras colisões os ferimentos foram de uma fratura na perna de uma pessoa e uma outra que acabou ferindo a língua. Os demais, tiveram apenas danos materiais com os outros veículos.
Detalhe aí para agilidade no Corpo de Bombeiros aqui em Caicó que já chegou rapidamente à Ilha de Santana para socorrer uma pessoa e logo em seguida, assim que conseguiu reverter a situação com a chegada do Samu, já se deslocou rapidamente também para atender essa ocorrência aqui na RN que liga Caicó a Jucurutu.
Fonte: Áudio de Rosivan Amaral/Caicó em Foco transcrito por Caicó na Rota da Notícia
Praticante de capoeira é socorrido após passar mal na Ilha de Sant'Ana
Cecílio estava praticando aula de capoeira, logo no início sentiu-se mal e caiu desacordado
Por volta das 7h da noite desta quarta-feira (09), o Corpo de Bombeiros foi acionado para se deslocar até a Ilha de Sant'Ana, onde um homem identificado por Cecílio estava praticando aula de capoeira, logo no início da aula sentiu-se mal e caiu desacordado.
A equipe do corpo de bombeiros fez os primeiros socorros e conseguiu reverter está situação juntamente com a equipe do Samu que chegou posteriormente. O capoeirista foi socorrido para a urgência do Hospital Regional do Seridó.
![]() |
(Imagem - Capoeirista Cecílio. Crédito/redes sociais) |
Fonte: Rosivan Amaral/Caicó em Foco via Caicó na rota da notícia
Vereador Fabinho da Saúde defende construção de ponte que ligue o bairro Samanaú à Avenida Seridó
A ponte facilitaria a mobilidade urbana ligando o Samanaú (Zona Norte) e o Centro, passando pela Ilha de Sant’Ana e penetrando a Avenida Seridó
O vereador Fabinho da Saúde (PSDB) indicou, nesta quarta-feira (9), que a Câmara Municipal de Caicó (CMC) encaminhe ofício ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, solicitando a construção — em entendimentos com os órgãos competentes e possíveis Parcerias Público-Privadas (PPP) — de uma ponte para ligar o bairro Samanaú (Zona Norte) à Avenida Seridó, passando pela Ilha de Sant’Ana, no Centro.
A ponte e a melhora da mobilidade urbana são temas que se conectam de maneira fundamental. “O projeto busca atender a uma demanda estratégica de mobilidade urbana, promovendo maior viabilidade entre as zonas Norte e o Centro da cidade, reduzindo o tempo de deslocamento, melhorando o fluxo de veículos, evitando congestionamento e facilitando o acesso de pedestres, ciclistas e motoristas aos principais pontos de comércio, serviços públicos, saúde, educação e lazer, como a própria Ilha de Sant’Ana”, argumenta o parlamentar.
A construção de pontes é uma das muitas soluções que, quando bem planejadas, ajudam a melhorar a mobilidade urbana, por meio da acessibilidade aumentada, redução do tráfego e facilidade para o transporte público.
Diante disso, segundo Fabinho, a proposta “representará avanços significativos para o desenvolvimento econômico e social, valorizando a infraestrutura urbana e incentivando o crescimento sustentável da região”.
terça-feira, 8 de abril de 2025
Caicó: Durante audiência de instrução, Gabriel confessa que matou o personal Wadson Silva
Quando o promotor Geraldo Rufino de Araújo, o inquiriu, Gabriel decidiu confessar que matou o personal
Aconteceu na tarde desta terça-feira (08), no Fórum Amaro Cavalcante, a segunda parte da audiência de Instrução do processo da morte do personal Wadson Silva, ocorrido é 29 de Abril do ano passado, veja matéria clique aqui. O primeiro momento aconteceu na semana passada, mas como tinham muitas pessoas para serem ouvidas, foi divida em duas.
O fato novo ocorrido nesta terça, foi que Francisco “Gabriel” Leite Régis, confessou em seu depoimento que matou Wadson Silva. Inclusive, fez isso contra a vontade de seu advogado, Ariolan Fernandes, que o tinha instruído a só responder às perguntas formuladas por ele, mas quando o promotor Geraldo Rufino de Araújo, o inquiriu, Gabriel disse que queria falar e que tinha sido ele mesmo quem matou o personal.
Motivação para matar – Ainda em seu depoimento, de acordo com o advogado Ariolan Fernandes, com quem o Blog Sidney Silva conversou, Gabriel contou que matou Wadson por causa de ameaças feitas pelo profissional, caso ele não deixasse a ex-companheira em paz. É que Gabriel tinha tido um relacionamento com uma mulher que trabalhava na academia de Whadson. Ela teria contado de supostas perseguições do ex-companheiro e o personal tomou suas dores.
A investigação policial do caso revelou que Wadson Silva, foi alvejado por sete disparos de arma de fogo. Seis dos projéteis transfixaram seu corpo, enquanto um permaneceu alojado. O crime ocorreu em 29 de abril de 2024, por volta das 4h50, veja matéria completa sobre a investigação do caso Clique AQUI.
De Sidney Silva via Caicó na Rota da Notícia
Governo Fátima sofre bloqueio de mais de R$ 1 milhão na Justiça para garantir medicamento a uma paciente com leucemia
Medicamento Beleodaq, de alto custo, não estava sendo disponibilizado de forma espontânea pela administração estadual
A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou o bloqueio de R$ 1.179.000,00 das contas do Governo do Estado para assegurar o fornecimento do medicamento Beleodaq a uma paciente diagnosticada com leucemia. A decisão foi unânime e contou com parecer favorável do Ministério Público.
A medida tem como objetivo garantir o início do tratamento com o fármaco, cuja primeira remessa será viabilizada com o montante bloqueado. O medicamento, de alto custo, não estava sendo disponibilizado de forma espontânea pela administração estadual.
Em sua defesa, o Estado alegou que o orçamento
apresentado nos autos indicaria sobrepreço em relação ao valor de mercado do remédio. Segundo o governo, a distribuidora responsável pelos valores informados teria praticado preços superiores ao limite máximo permitido para venda ao consumidor.
O relator do processo, desembargador Dilermando Mota, rejeitou os argumentos da administração estadual. Ele ressaltou que três orçamentos distintos foram apresentados e que a situação era de conhecimento prévio do Poder Executivo.
“A possibilidade de aquisição por menor preço, por meio de negociação direta pelo próprio ente público, poderia e deveria ter sido acessada pelo Estado há muito mais tempo. O objeto da execução já poderia estar disponível para entrega direta à paciente, sem necessidade do bloqueio discutido”, afirmou o magistrado.
O desembargador também destacou que o valor liberado de forma imediata corresponde apenas à primeira remessa do tratamento. Ele reforçou que o governo estadual ainda possui condições de adotar medidas para reverter o suposto prejuízo ou, ao menos, mitigar a diferença de valores alegada."
Fonte 96FM via Caicó na Rota da Notícia
segunda-feira, 7 de abril de 2025
Vídeo: Caminhão tanque carregado com etanol tombou e explodiu neste domingo na BR-101 em Santa Catarina
Ao menos 25 veículos pegam fogo após carreta com etanol tombar e explodir. Cinco pessoas ficaram feridas, incluindo o motorista do caminhão e esposa que conseguiram sair da cabine do caminhão em chamas
Um caminhão carregado com etanol tombou e explodiu neste domingo (6/4), por volta das 13h30, no quilômetro 233 da BR-101, em Palhoça (SC). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 22 automóveis e três carretas foram atingidas pelo incêndio.
A concessionária responsável pelo trecho, Arteris Litoral Sul, informou que a rodovia está interditada nos dois sentidos, sem previsão de liberação.O acidente causou pânico entre os motoristas que estavam próximos ao local da explosão. Vídeos publicados nas redes sociais mostram que ocupantes de veículos saíram correndo da pista para tentar fugir do fogo.
Veja o vídeo:
De acordo com os bombeiros, cinco pessoas ficaram feridas. O motorista do caminhão-tanque que tombou e a esposa dele sofreram queimaduras nos membros superiores e inferiores. Eles foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento de Pinheira.
De Uol via Caicó na Rota da Notícia
quinta-feira, 3 de abril de 2025
Polícia Militar prende três suspeitos com duas armas de fogo e mais de 40 munições na zona leste de Caicó/RN
![]() |
Imagem: Ação policial na Nova Descoberta) |
A sete dias atrás, homens armados deram cerca de 20 tiros em duas residências do bairro, gritando o nome de facção criminosa do Rio de Janeiro
Matéria Atualizada às 9h14 de sexta feira (04)
Três indivíduos suspeitos foram presos por policiais de Rádio Patrulha no bairro Nova Descoberta. A prisão aconteceu próximo ao clube ACASSEC por volta das 8h da noite desta quinta feira (03). Outras duas viaturas compareceram no local para dar apoio a ação policial como mostram as imagens no vídeo curto feito por um popular.
Com eles foram apreendidas duas armas de fogo, sendo uma pistola com dois carregadores municiados com 31 munições e um revólver com 10 munições, além de celulares, dinheiro e uma trouxinha de maconha.
Os elementos ainda tentaram se livrar das peças (armas) jogando-as e ao perceberem que os policiais viram decidiram lhes entregarem as municões.
![]() |
(Imagem: Pistola, revólver, munições, dinheiro, celulares e maconha apreendida) |
O curioso é que a exatamente sete dias atrás, na madrugada da última quinta feira (27), dois indivíduos em uma moto efetuaram cerca de 20 disparos de arma de fogo em duas residências e chegaram a gritar o nome da facção criminosa Comando Vermelho, do Rio de Janeiro, antes de se evadirem do local. Relembre Cilque AQUI.
O blog Caicó na Rota da Notícia recebeu mais informações extra oficiais acerca do caso.
Um dos homens presos por Porte Ilegal de Arma de Fogo seria uma das vítimas das quais teve sua residência como alvos de tiros na semana passada no bairro Nova Descoberta e, segundo informações eles estariam armados para uma possível defesa contra a dupla que efetuou os disparos na quinta feira passada, ou seja, eles estavam prontos para um possível confronto armado, no qual um tiroteio poderia colocar a vida de moradores da localidade em risco.
A Polícia Civil segue investigando o caso.
quarta-feira, 2 de abril de 2025
Um homem foi morto após atropelar um assaltante, nesta terça-feira (1º), no bairro Butantã, em São Paulo
Uma câmera de segurança flagrou o momento em que o arquiteto Jefferson Dias Aguiar, de 43 anos, é baleado na tentativa de assalto.
As imagens mostram o criminoso dirigindo uma motocicleta sobre a calçada e parando em frente ao carro de Jefferson, que acelera e o atropela. Na sequência, o assaltante se levanta e dispara contra o arquiteto, que estava saindo do veículo.
De acordo com a Polícia Militar, a região estava sendo alvo de roubos praticados por dois indivíduos. Um deles havia abordado o carro da vítima anteriormente.
Os assaltantes fugiram da cena do crime, deixando a motocicleta para trás, e seguem foragidos.
Jefferson Dias Aguiar chegou a ser socorrido por uma unidade do SAMU e encaminhado ao Hospital Universitário, mas não resistiu aos ferimentos. A ocorrência foi registrada no 51º Distrito Policial e será encaminhada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais para investigação.
De Jovem Pan News via Caicó na Rota da Notícia
terça-feira, 1 de abril de 2025
MPC pede suspensão de diárias operacionais acima do limite mensal de policiais penais no Estado do RN
A auditoria do TCE apontou pelo menos seis irregularidades; entenda na matéria.
Ministério Público do RN, Ministério Público de Contas e TCE investigam o pagamento de diárias operacionais na Seap
Um parecer do Ministério Público de Contas do Rio Grande do Norte (MPC-RN) pediu a suspensão de diárias operacionais acima do limite mensal de policiais penais no Estado.
O pedido ocorre no âmbito de um processo em curso no Tribunal de Contas do Estado para apurar pagamentos supostamente irregulares de diárias no âmbito da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). A solicitação do MP de Contas foi feita no final de janeiro de 2025 e faz parte de um processo originado em 2022.
No parecer do MP de Contas, é solicitado que a Seap suspenda o pagamento de diárias operacionais acima do limite mensal de 20 diárias, e de 10 diárias para os Policiais Penais que trabalham em plantões de 24 horas; que a Seap comprove a voluntariedade de policiais em aderirem ao regime de D.Os, além de suspender o pagamento de diárias operacionais para todos os servidores lotados na área administrativa na referida Pasta de Governo, inclusive aqueles que ocupam funções de Direção e Vice-Direção de presídios estaduais e funções de chefia da Secretaria de Administração Penitenciária, que segundo o MP de Contas, devem ser remunerados com vantagem específica.
O processo surgiu a partir de denúncia do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPRN, e foi encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN).
A Diretoria de Despesa com Pessoal do TCE constatou que a concessão de diárias operacionais ocorria em desacordo com a legislação. Além desse processo, há outro processo aberto pela 70ª Promotoria de Justiça de Natal por meio de uma Notícia de Fato.
A auditoria do TCE apontou pelo menos seis irregularidades, entre elas a remuneração, por meio de D.Os, pelo exercício de função de diretores, vice-diretores, chefes de equipe, chefes de manutenção, chefes de segurança, chefes de disciplina, chefes de jurídico, entre outras funções; remuneração por meio de D.Os para servidores que dirigem vans para transportar policiais penais para unidades, plantonistas com cargas excessivas e até pagamento a servidores em teletrabalho.
“Destaca-se que alguns servidores conseguem dobrar a remuneração do cargo com o valor recebido a título de diárias”, diz trecho do parecer do MP de Contas.
Outro diagnóstico do TCE-RN apontou que "entre janeiro e junho de 2022 a SEAP/RN executou quase R$ 12 milhões a título de diárias operacionais, valor este que representou quase 30% (trinta por cento) da folha de pagamento da pasta de governo, cuja vantagem é paga a 75% (setenta e cinco por cento) dos seus servidores."
Justificativa
A secretária adjunta de Administração Penitenciária (Seap), Arméli Marques Brennand, disse que acompanha o processo junto ao Tribunal de Contas do RN e que as diárias operacionais pagas aos policiais penais em cargos de chefia e diretivos fazem parte de uma tentativa de compensar os agentes por não existirem, no âmbito jurídico e administrativo do Estado, as funções no organograma das unidades prisionais e da Seap. Ela cita que a situação já ocorre no Estado há “vários anos”.
“Essas pessoas desempenham suas atividades sem, entretanto, terem os cargos criados do ponto de vista administrativo para que ele possa fazer face a perceber a remuneração justa pelo desempenho da atividade que ele realiza”, explica. “Vou dar um exemplo: um presídio em Ceará-Mirim, com um diretor desempenhando a função dele, mas o cargo não existe, mas o diretor está lá todos os dias. O que fizemos: quanto ganha um diretor de unidade? Recebe X. Como não temos o cargo para remunerá-lo, pegamos o valor das D.Os e fizemos a equiparação com o valor que seria da representação se o cargo existisse. Essa foi a situação que encontramos quando chegamos aqui e ela prossegue. E por quê? Se pararmos de pagar as D.Os tanto os diretores quanto vices, se tirarmos os policiais que desempenham funções na secretaria, não teremos condições de realizar a atividade fim”, explica.
Ainda segundo a secretária adjunta, há policiais exercendo atividades administrativas na Seap “porque não há quadro próprio de servidores para a Seap”. Para sanar essa questão, a secretária disse que o Estado enviou na semana passada um Projeto de Lei à ALRN para reorganização da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).
“Isso se agravou tanto pelo fato de termos um número muito mais elevado de pessoas privadas de liberdade, demandando aumentarmos o número de vagas, como também pela necessidade de reorganização da Seap, o que decorre de uma ação judicial interposta em 2015, julgada em 2017, e sentença sem ser cumprida pelo Estado. Por quais razões? Falta de recursos materiais, financeiros e de pessoal também. Depois de longos anos nessa situação, o MP buscou que o Estado fizesse um acordo para cumprir a ação judicial e o Estado aceitou a proposição. Este acordo foi levado à juízo, as partes que integram concordaram e a finalidade é criarmos a organização administrativa da Seap bem como a organização da PP com suas direções. E isso precisa-se do Poder Legislativo”, finaliza.
De Redação Tribunal do Norte via Caicó na Rota da Notícia
Homem é assassinado a tiros na noite desta terça-feira (01), em Cruzeta; Mulher ficou ferida
Na cidade seridoense de Cruzeta (RN), foi registrado um homicídio na noite desta terça-feira (01).
Um homem até agora identificado apenas como Niltinho, foi atingido por disparos de arma de fogo, morrendo em seguida. Uma mulher também foi atingida, mas sobreviveu, sendo socorrida para o Hospital da cidade.
O corpo do homem ficou caído sobre a moto em plena via pública no Conjunto Sebastião de Araújo. A Polícia Civil e o ITEP estiveram no local para fazer perícia e remover o corpo.
As informações ainda são poucas. A Polícia Civil vai iniciar as investigações do caso para elucidar o crime.
Vídeo da polícia no local do crime:
Fonte Sidney Silva/Com imagens de Caicó na Rota da Notícia
Homem é assassinado a tiros nesta terça-feira (01), na zona rural de Caicó
![]() |
(Imagem José Borges, de 68 anos, morto a tiros no Sítio Concórdia) |
Irmão da vítima também foi assassinado a tiros no mesmo sítio, há 2 anos atrás
Um homicídio foi registrado na noite desta terça-feira, dia 1 de abril, no Sítio Concórdia que fica após a Barra da Espingarda na zona rural de Caicó/RN, onde a pessoa morta foi identificada como José Borges, de 68 anos irmão de Toinha de Neinho.
As informações são de que homens armados e usando capuzes, invadiram a casa onde estava a vítima e executaram com vários disparos.
A Polícia Militar foi acionada e fez diligências. A Polícia Civil e o ITEP também foram chamados. O local passou por perícia e o corpo foi removido para ser necropsiado em Caicó.
Somente a investigação da Polícia Civil vai determinar as circunstâncias do assassinato de Zé Borges, entretanto, um detalhe que não deve ser deixado de lado pela Polícia, é o fato de que um irmão de Zé Borges, tambem foi assassinado a tiros no mesmo sítio, há 2 anos atrás. O referido crime ainda está sem esclarecimento.
De Sidney Silva via Caicó na Rota da Notícia
segunda-feira, 31 de março de 2025
Homem arranca silicone da esposa com uma faca de cozinha após agredi-la com socos
Policiais encontraram o silicone que foi arremessado pela janela pelo agressor preso em flagrante
Um homem foi preso na madrugada deste domingo (30) após agredir sua companheira e arrancar a prótese de silicone do seio dela com uma faca de cozinha. O crime ocorreu no Núcleo Bandeirante, região administrativa do Distrito Federal.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 4h30 para atender a uma ocorrência de violência doméstica em uma residência. Ao chegarem ao local, os agentes encontraram a vítima ferida e relataram que ela estava em estado de choque.
Segundo o depoimento da mulher, o agressor a atacou com socos na cabeça e nas costas, mesmo sabendo que ela havia passado recentemente por um procedimento cirúrgico. Em seguida, ele utilizou uma faca de cozinha para arrancar a prótese de silicone do seu seio esquerdo e a arremessou pela janela.
Os policiais realizaram uma busca nos arredores da residência e conseguiram localizar o implante. O homem confessou o crime e foi preso em flagrante. Ele foi encaminhado à delegacia, onde foi autuado por lesão corporal no âmbito da Lei Maria da Penha.
A vítima recebeu atendimento médico e foi levada ao Hospital de Base de Brasília para os devidos cuidados.
De Jucurutu em Foco via Caicó na Rota da Notícia
Rádio patrulha apreende drogas na zona oeste de Caicó
Na manhã de ontem, domingo, dia 30 de março, policiais do 6º BPM de Caicó faziam um patrulhamento ostensivo no bairro João XXIII quando avistaram um indivíduo em atitude suspeita. Foi verificado que ele já era conhecido no meio policial por envolvimento com tráfico de drogas.
Ao tentar aborda-lo, o suspeito fugiu, descartando um recipiente preto que, ao ser verificado, continha 18 pedras de crack prontas para a venda.
O material apreendido foi encaminhado à delegacia para os procedimentos cabíveis. O suspeito conseguiu se evadir, mas segue sendo monitorado pela Polícia Militar.
De SECOMS 6°bpm via Caicó na Rota da Notícia
sábado, 29 de março de 2025
Operação Deriva: Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas em Jucurutu
Homem de 53 anos foi preso neste sábado (29) com drogas e revólver municiado e munições reservas no bairro Freitas
Policiais civis da 51ª Delegacia de Polícia (DP) de Jucurutu deflagraram a “Operação Deriva", na manhã deste sábado (29). A ação resultou na prisão de um homem de 53 anos, suspeito da prática dos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e organização criminosa.
A prisão foi realizada no bairro Freitas, localizado no município de Jucurutu. Durante a realização das diligências, foram apreendidos com o suspeito entorpecentes avaliados em aproximadamente R$ 3.000, uma arma de fogo do tipo revólver, municiado e munições.
O homem foi conduzido para a Delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A ação contou com o apoio do 3º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), da 3ª Delegacia Regional (DR), da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Natal (DEFUR) de Caicó, 48ª Delegacia de Polícia (DP) de Serra Negra do Norte e da 47ª Delegacia de Polícia (DP) de Jardim de Piranhas.
O nome da operação "Deriva", faz referência ao movimento desordenado de uma estrutura criminosa após sofrer intervenção policial, refletindo a tentativa do suspeito de se estabelecer como novo líder da facção. A ação visou justamente impedir essa reestruturação, evitando a consolidação de novas lideranças criminosas na localidade.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça a importância da colaboração da população e solicita que informações sejam repassadas de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Imagens: Ação policial da "Operação Deriva" em Jucurutu/RN. Créditos Polícia Civil do RN.
quinta-feira, 27 de março de 2025
Residências da zona leste de Caicó são alvejadas a bala
Segundo um morador local, os atiradores gritaram o nome de uma facção carioca
Na madrugada desta quinta-feira (27/03), a paz da rua Pedro Meira, no bairro Nova Descoberta, zona leste de Caicó, foi quebrada por uma série de disparos de arma de fogo.
Indivíduos ainda não identificados atacaram duas residências, disparando mais de 20 tiros e gritando o nome do “Comando Vermelho”, facção do Rio de Janeiro.
Apesar do susto, ninguém ficou ferido. A polícia foi acionada, realizou buscas na região, mas nenhum suspeito foi localizado. O incidente se soma a outros recentes registrados no estado, alimentando a suspeita do início de uma possível guerra entre facções criminosas.
Plantão Caicó via Caicó na Rota da Notícia
Polícia Militar realiza prisão em flagrante por tráfico de drogas
Por volta de 1h30 da tarde de ontem (19), policiais da Rádio Patrulha do 6º BPM realizavam patrulhamento ostensivo em Caicó quando avistaram dois homens em uma moto trafegando em alta velocidade próximo ao local conhecido como esquina do antigo "Clube Barandão".
Diante da suspeita, a equipe iniciou um acompanhamento tático pela BR-427 até a entrada do aterro sanitário (lixão) da cidade, onde os suspeitos foram perdidos de vista.
Durante as buscas na área, os policiais realizavam abordagens para localizar os indivíduos, quando deram voz de parada a uma motocicleta Biz vermelha. No entanto, o condutor tentou fugir, mas foi alcançado logo depois e, na busca pessoal foram encontradas com ele pedras de crack (uma porção maior e treze menores), duas porções de maconha, um iPhone sem IMEI aparente e R$ 16,75 em dinheiro fracionado.
O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis.
O 6º BPM segue intensificando o patrulhamento para combater o tráfico de drogas e garantir a segurança da população.
SECOMS 6° BPM via Caicó na Rota da Notícia
quarta-feira, 26 de março de 2025
Polícia Civil prende em São João do Sabugi suspeito de tentativa de feminicídio ocorrida em Caicó
A vítima dormia quando o suspeito desferiu dois golpes de marreta contra ela
Policiais civis da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Caicó deram cumprimento, nesta quarta-feira (26), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem suspeito da prática do crime de tentativa de feminicídio contra a própria companheira. A prisão foi realizada no município de São João do Sabugi, na região Seridó do Rio Grande do Norte.
Segundo as investigações, o crime ocorreu no município de Caicó enquanto a vítima dormia, quando o suspeito desferiu dois golpes de marreta contra ela. Ao tentar realizar um terceiro golpe, a mulher conseguiu fugir e pedir socorro na casa de vizinhos, que acionaram a polícia.
O homem estava foragido desde o dia do crime. Após diligências investigativas, ele foi localizado e preso em São João do Sabugi. Em seguida, foi conduzido à unidade policial para os procedimentos cabíveis.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte solicita que a população continue colaborando com informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Sonora da Delegada Manayra Monteiro, titular da DEAM Caicó:
De Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN - SECOMS via Caicó na Rota da Notícia
Polícia Civil prende em Jucurutu mulher de 62 anos suspeita de estupro de vulnerável
Mulher registrava em vídeos os abusos sexuais contra o homem portador de deficiência de 33 anos
Jucurutu em Foco – Policiais civis da 51ª Delegacia de Polícia de (Jucurutu) deram cumprimento, na tarde desta quarta-feira (26), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de uma mulher de 62 anos, suspeita de praticar o crime de estupro de vulnerável. A ordem judicial foi expedida pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Norte.
Segundo as investigações, a suspeita teria abusado sexualmente de um homem de 33 anos, uma pessoa com deficiência. Após o recebimento da denúncia, os policiais civis iniciaram diligências para apurar os fatos. Com base nos elementos colhidos, foi possível confirmar a materialidade e a autoria do crime, o que resultou na decretação da prisão preventiva da investigada.
Durante as apurações, foi constatado ainda que a mulher registrava, em vídeo, os abusos cometidos contra a vítima. Após ser detida, ela foi conduzida à unidade policial para os procedimentos cabíveis e, posteriormente, encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça a importância da colaboração da população. Informações podem ser repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS via Caicó na Rota da Notícia
Polícia Civil prende casal em São Gonçalo do Amarante por estelionato em Caicó
![]() |
(Imagem meramente ilustrativa) |
Casal utilizava-se das redes sociais para aplicar golpes de suposta venda de eletrodomésticos e depois bloqueavam as vítimas
Policiais civis da 46ª Delegacia de Polícia (DP) de Caicó cumpriram mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Poder Judiciário, na tarde desta terça-feira (25), contra um homem de 41 anos e uma mulher de 38 anos, pela suspeita da prática do crime de estelionato mediante fraude eletrônica.
De acordo com as investigações, o casal praticava a ação criminosa utilizando as redes sociais para realizar a suposta venda de eletrodomésticos. Na ocasião, eles solicitavam os pagamentos adiantados para garantia e frete. Após receberem os valores, os suspeitos bloqueavam as vítimas nas redes sociais, impossibilitando qualquer contato.
Durante a realização das diligências, os policiais da 46ª DP identificaram os suspeitos e, na sequência, realizaram a prisão do casal no município de São Gonçalo do Amarante. A ação contou ainda com o apoio do 3º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ) e da 21ª Delegacia de Polícia (DP) de São Gonçalo do Amarante.
Eles foram conduzidos à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS via Caicó na Rota da Notícia
terça-feira, 25 de março de 2025
Prefeito Dr. Tadeu homenageia o Major Valdez pelos serviços prestados à segurança de Caicó
O comandante do 6º BPM, Major Valdez, recebeu mais uma homenagem pelo seu compromisso com a segurança pública.
Após ser reconhecido pela classe empresarial de Caicó pela expressiva redução da criminalidade na cidade e na área comercial, o oficial foi homenageado pelo Prefeito Dr. Tadeu, que destacou os resultados alcançados nos últimos dois anos.
O reconhecimento reflete o impacto positivo das ações estratégicas da Polícia Militar, que têm garantido mais tranquilidade para a população.
De ASSECOM 6° BPM via Caicó na Rota da Notícia
Polícia Civil prende em Caicó suspeito por roubo, homicídio e organização criminosa
![]() |
(Imagem: Drogas e celular encontrados com o foragido) |
Com dois mandados de prisão, o homem de 26 anos portava na bagagem porções de cocaína, maconha, haxixe e um aparelho celular furtado
Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Caicó, em ação conjunta com a 3ª Delegacia Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Natal, cumpriram dois mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Poder Judiciário, na tarde de ontem, segunda-feira (24), contra um homem de 29 anos, pela suspeita da prática dos crimes de homicídio, organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e roubo.
De acordo com as investigações, o homem era foragido da justiça há aproximadamente 6 anos, mas, após a realização de diligências, foi localizado e, na sequência, preso.
A prisão foi realizada na rodoviária do município de Caicó, ocasião em que o homem havia chegando de outro Estado da Federação e ira embarcar em um veículo com destino à Natal. Durante a abordagem, além do cumprimento dos mandados de prisão, os policiais apreenderam com o suspeito porções de cocaína, maconha, haxixe e um aparelho celular furtado. Por essa razão, ele também foi autuado em flagrante pela suspeita da prática dos crimes de tráfico interestadual de entorpecentes e receptação.
O homem foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
Sonora do delegado Kaio Estrela, titular da DEFUR Caicó:
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS via Caicó na Rota da Notícia
Polícia Civil prende influenciadora digital em flagrante por divulgar jogo de azar em Natal
A natalense de 18 anos utilizava-se de seus canais digitais para incentivar a prática do jogo de azar, com promessas de lucros altos e imediatos
Policiais civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD/Natal) prenderam em flagrante, nesta segunda-feira (24), uma influenciadora digital, de 18 anos, suspeita de promover o jogo de azar conhecido como “jogo do tigrinho” em suas redes sociais. A prisão ocorreu no âmbito da "Operação Jackpot", que investiga a divulgação desse tipo de atividade ilícita no ambiente virtual.
As diligências foram iniciadas após o recebimento de denúncias anônimas, que levaram ao monitoramento do perfil da investigada. Durante as investigações, foi constatado que ela utilizava seus canais digitais para incentivar a prática do jogo, com promessas de lucros altos e imediatos, o que caracteriza, que além da contravenção penal de exploração de jogo de azar, crimes contra as relações de consumo e induzimento à especulação.
A suspeita foi localizada ao sair de um órgão público. No momento da abordagem, os policiais apresentaram as publicações veiculadas em seu perfil, que foram por ela reconhecidas como de sua autoria.
Em depoimento, a jovem confessou a prática criminosa e revelou ter adquirido um veículo à vista com recursos provenientes da divulgação da plataforma. Após os procedimentos, foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Operação Jackpot recebeu esse nome em alusão ao termo utilizado em apostas para designar o “prêmio acumulado”, representando a falsa promessa de ganhos fáceis propagada por esse tipo de jogo. A ação contou ainda com o apoio da 18ª Delegacia de Polícia (DP).
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça a importância da colaboração da população, que pode repassar informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS via Caicó na Rita da Notícia
segunda-feira, 24 de março de 2025
Bebê de 30 dias morre em Caicó à espera de transferência para UTI neonatal
![]() |
(Imagem meramente ilustrativa) |
Prefeitura emitiu nota de pesar a familiares do recém nascido José Emanoel
José Emanuel Medeiros Silva, de apenas 30 dias de vida, faleceu nesta segunda-feira (24), após dias internado no Hospital do Seridó, em Caicó, aguardando transferência urgente para uma UTI neonatal em Mossoró. A história do recém-nascido havia comovido a região, após a avó, Maria Aparecida de Medeiros, fazer um apelo emocionante no domingo (23), clamando por agilidade no processo.
Segundo a família, o bebê deu entrada na unidade hospitalar com problemas cardíacos e foi imediatamente internado após exames identificarem alterações no coração. Durante a internação, José Emanuel sofreu duas paradas cardíacas e precisou ser entubado. A médica responsável pela criança fez diversos esforços para garantir atendimento em uma unidade de terapia intensiva especializada.
Ainda segundo a avó, duas vagas chegaram a ser obtidas em hospitais de Natal, mas teriam sido recusadas. Em seguida, foi confirmada uma vaga em Mossoró, mas a transferência não aconteceu por falta de transporte adequado e condições de saúde do próprio bebê. No domingo, chegou a ser tentado o deslocamento do bebê, quando houve uma breve estabilização em sua saturação, mas durante o trajeto até a ambulância, a condição de saúde voltou a se agravar e a equipe médica precisou recuar. Nesta segunda-feira, infelizmente, o bebê não resistiu.
A família afirma que não recebeu informações claras sobre o diagnóstico do recém-nascido e lamenta a demora no processo de transferência. O caso escancara a fragilidade do sistema de regulação de leitos neonatais e a dificuldade de acesso ao transporte especializado, especialmente para pacientes do interior do estado.
A Prefeitura Municipal de Caicó emitiu uma nota de pesar a familiares do recém nascido José Emanoel lamentando o ocorrido. Veja a nota:
De Marcos Dantas e Caicó na Rota da Notícia
Contato: https://www.instagram.com/stories/andrepaulosimoes/3595466236336219189?igsh=a2p3bnd3ajBxczRv
sexta-feira, 21 de março de 2025
Ministro da justiça de Lula faz retratação após criticar a polícia: "É eficiente!"
Seis principais instituições de polícia do Brasil divulgarem um manifesto de repúdio a uma fala de Ricardo Lewandowski
Um dia depois das seis principais instituições de polícia do Brasil divulgarem um manifesto de repúdio a uma fala de Ricardo Lewandowski, o ministro da Justiça se retratou, nesta sexta-feira (21/3).
Em uma palestra sobre o impacto da PEC da Segurança Pública nos setores de comércio e serviços, nessa quarta-feira (19/3), Lewandowski havia dito que a “polícia prende mal e o Judiciário é obrigado a soltar.”
À imprensa, em João Pessoa, o ministro da Justiça e da Segurança Pública se retratou pelo comentário considerado ofensivo por agentes policiais.
“Quero ressaltar agora, publicamente, que nós temos uma polícia brasileira altamente eficiente, preparada. Eu disse, naquela ocasião, e a minha expressão foi pinçada fora do contexto, que as polícias têm que ser melhor remuneradas, melhor equipadas, precisam ser melhor informadas para que possam prender melhor, para que não haja esse fenômeno do judiciário eventualmente ter que corrigir erros de prisões que não foram feitas de acordo com a lei”, afirmou o ministro da Justiça e Segurança Pública.
De Estrela/Metrópoles via Caicó na Rota da Notícia
"Operação Sapucaia": PCRN deflagra operação contra facção criminosa
Foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão em Jucurutu
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), por meio da 51ª Delegacia de Polícia de Jucurutu (51ª DP) deflagrou, nesta sexta-feira (21), a “Operação Sapucaia”, que resultou no cumprimento de 37 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão preventiva.
A ação teve como alvos integrantes de uma facção criminosa com atuação em 11 municípios, sendo dez no Rio Grande do Norte e um na Paraíba: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São Fernando, Tangará, Caicó, Jucurutu, Jardim de Piranhas, Florânia, Parelhas e João Pessoa (PB).
As investigações tiveram como objetivo a desarticulação de uma célula criminosa envolvida em diversos delitos no município de Jucurutu e em outras cidades do estado.
A operação contou com o apoio da 3ª Delegacia Regional de Caicó, da Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN), da Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN).
O nome da operação faz referência à árvore Sapucaia, cujo fruto possui coloração branca por dentro, em alusão à cocaína – principal substância comercializada pela facção. Mais informações serão divulgadas em breve.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (SECOMS) via Caicó na Rota da Notícia
Vídeo entrevista completa sobre a Operação Sapucaia/PCRN/De Sidney Silva:
Casal furta plantas ornamentais durante a madrugada no Centro de Caicó
![]() |
(Imagem: Casal furtando jarro com plantas) |
Vídeos mostram momento em que plantas são arrancadas e/ou levadas pelo casal
Nesta manhã circulou alguns vídeos nas redes sociais de um casal furtando plantas ornamentais no centro da cidade de Caicó/RN.
Em um dos furtos registrados de 1h51 da madrugada desta sexta-feira (21) na Rua Pedro Velho, uma planta foi arrancada de frente a uma empresa de contabilidade, de início, a mulher, acompanhada por um caramelo (cachorro), tentou arranca-la, entretanto, sem forças o suficiente, ela foi auxiliada pelo companheiro que logo em seguida aparece transportando a planta em uma carroça.
Já em outro momento, em apenas 4 minutos depois em frente a um estabelecimento comercial, uma bonelaria, eles aparecem tentando arrancar uma das plantas que estão em jarro, vão embora e retornam, e decidem levar o jarro com várias plantas dentro, colocando-o na carroça como se nada estivesse acontecendo.
Caicó: Julgamento de homem que matou ex-companheira a facadas será realizado em 26 de março
José Carlos matou a ex-companheira Claudineide com golpes de faca em Caicó, fugiu, e foi preso 4 anos depois ao espancar sua atual companheira em Planaltina DF
O Tribunal do Júri da Comarca de Caicó, Rio Grande do Norte, volta a se reunir no próximo dia 26 de março de 2025, às 8h30. Na sessão, será julgado José Carlos Cardoso da Silva, acusado de assassinar sua ex-companheira, Claudineide da Silva, no dia 18 de novembro de 2018.
O Crime
De acordo com a denúncia do Ministério Público, na noite de 18 de novembro de 2018, por volta das 21h05, José Carlos desferiu oito golpes de faca contra Claudineide.
O ataque aconteceu nas proximidades da residência da vítima, na Rua Julião Ferreira de Macedo, (Casas Populares) Bairro Barra Nova, em Caicó. Ela, então com 33 anos, foi socorrida e permaneceu internada por mais de 30 dias no Hospital Telecine Freitas em Caicó, ficando paraplégica devido às lesões. Posteriormente, foi transferida para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, onde faleceu em 5 de janeiro de 2019.
Fuga e Prisão do Acusado
Após o crime, José Carlos permaneceu foragido por quase quatro anos. Em 19 de setembro de 2022, foi preso em Planaltina, Distrito Federal, após agredir sua então companheira. Na ocasião, a Polícia Civil do Distrito Federal confirmou que ele era procurado pelo homicídio de Claudineide.
Processo Judicial
O Ministério Público do Rio Grande do Norte denunciou José Carlos com base no artigo 121, § 2º, incisos II e VI, e § 2º- A, inciso I, do Código Penal, que tratam de homicídio qualificado por motivo fútil e feminicídio.
Após a prisão do acusado, o processo foi retomado, e a instrução encerrada em 15 de maio de 2023, com o interrogatório do réu. A defesa contestou a qualificadora de motivo fútil, mas a decisão de pronúncia foi mantida integralmente após recurso.
Julgamento
A sessão do Tribunal do Júri está marcada para 26 de março de 2025, às 8h30, no Salão do Tribunal do Júri “Siloé Capuxu”, em Caicó. O réu permanece em prisão preventiva, considerando a gravidade do delito e a regularidade do andamento processual.
De Sidney Silva via Caicó na Rota da Notícia