sábado, 3 de janeiro de 2015

Novo governador eleito pelo povo toma posse

Foto: Governador e vice em cerimônia de posse
Política - O novo governador Robinson Farias (PSB) tomou posse as 15h30min do dia primeiro de Janeiro de 2015 para o seu primeiro mandato no Executivo Estadual. O novo vice-governador Fábio Dantas (PCdoB) também foi empossado. A cerimônia ocorreu no Centro de Convenções na Vila Costeira, Zona Sul de Natal.

"-Vamos fazer um governo de transformação, que desenvolva oportunidade de emprego e crescimento aos potiguares e que devolva a eficiência aos serviços públicos. Um governo de diálogo, de aproximação com a população", disse Róbinson Farias antes de ser empossado.


Trajetória política

Natalense, Róbinson Farias tem 55 naos e é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Filho de empresário, entrou para a política por iniciativa própria e foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986. Nos dois últimos mandatos como deputado (2002-2006/2007-2010) foi presidente da Assembleia Legislativa.

O Sol começa o ano com enorme buraco coronal

Ciência e Saúde - Segundo fotos da NASA o Sol nossa estrela do Sistema Solar começa o ano com um enorme buraco perto do polo Sul. 
O buraco coronal - região mais escura e de baixa densidade - foi observado por um instrumento do Observatório de Dinâmica Solar da NASA (agencia espacial americana).

Segundo a Nasa, os buracos coronais são regiões da camada mais externa do Sol, chamada corona, onde o campo magnético se estende para o espaço em vez de se conter na superfície do astro. As partículas que se deslocam ao longo desses campos magnéticos podem, então, deixar o Sol em vez de ficarem presas em sua superfície. Enquanto as partículas que continuam presas na superfície brilham, as regiões em que as partículas escaparam para o espaço ficam bem mais escuras, com a aparência de um buraco.


Buracos coronais foram vistos pela primeira vez em imagens obtidas por astronautas na estação espacial Skylab, da Nasa, em 1973 e 1974. Segundo a Nasa, eles podem ser vistos por um longo período de tempo, embora a forma exata muda o tempo todo. O buraco coronal polar pode ficar visível por cinco anos ou mais. Cada vez que um buraco coronal gira pela Terra, é possível medir as partículas que fluem para fora dele como um fluxo de alta velocidade, uma outra fonte de clima espacial.
Foto: Sol com buraco coronal - NASA/SDO/Divulgação

Morre o brasileiro nordestino potiguar Manoel do Côco

Foto: Manoel do Côco
Cultura - Morre em Natal um dos maiores repentistas do nosso País. O Manoel Francisco Basílio - Manoel do Côco era natural de Barcelona cidade do interior do RN, sempre se preocupou em retratar a cultura do Estado em seus trabalhos. Ele era compositor, embolador e repentista e tinha uma criatividade fantástica sento apontado por alguns críticos como um dos maiores repentistas do Rio Grande do Norte.

Em 1997, lançou o CD Emboladas, onde interpretou as emboladas Calor da vaquejada, Cheiro de gado, Cheiro do Norte, Compadre Bill, Jogo dos bichos, Saudades do Nordeste, Sou de Natal e Sou rei da noite, todas de sua autoria. A partir da repercussão desse disco, fez apresentações no programa Domingão do Faustão, da TV Globo, além dos programas Fantástico e Globo Esporte.


Atualmente ocupava cargo público na Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, lotado na Fundação Cultural Dona Militana. Ele estava internado a 15 dias no Hospital Santa Catariana na Zona norte de Natal e faleceu vitimado de um câncer nessa última Sexta Feria dia 02 de Janeiro de 2015. A cultura do estado do Rio Grande do Norte está de luto face a enorme perda de um artista que tão bem a representou em todos os lugares onde seu trabalho conseguia ir.

Confira "Minha terra" um dos muitos trabalhos desse fantástico artista que divulgou nossa terra e nossa gente para os quatro cantos do Brasil e do mundo. Nesse trabalho ele fala ,dentre outras cidades da região, também de Caicó a cidade da carne e do queijo.

Ladrões são recebidos a bala no bairro Paulo VI

Foto meramente ilustrativa









Por Maurício Fernandes - De quatro a cinco bandidos tentaram assaltar um comerciante de carne na Rua José Adelino de Medeiros (rua do Mercadinho de Bião) no bairro Paulo VI por volta das 03h30min. 

O proprietário abriu o portão do prédio para retirar a sua caminhonete e foi surpreendido pelos marginais que de armas em punho anunciando o assalto. O que eles não esperavam era a reação da vítima que estando ciente dos últimos assaltos acontecidos em nossa cidade efetuou um disparo de arma de fogo. Os bandidos revidaram e efetuaram dois disparos fugindo do local a pé e em direção ao bairro João XXIII. 

O Pedro Bruno de Solto relatou aos policiais que os elementos estavam de cara limpa mas que não reconheceu nenhum dos acusados que fugiram sem levar nada devido a reação da vítima. No prédio existe um sistema interno de câmeras mas por motivo de manutenção estão desligadas a alguns dias. Os tiros acertaram o portão da casa e ao que parece ninguém saiu ferido. A polícia fez varias diligências na tentativa localizar os marginais mas não obteve êxito.