quinta-feira, 10 de março de 2016

Astronauta que passou uma ano no espaço ganhou 5 cm de altura

Scott Kelly ganhou 5 centímetros de altura após 1 ano na Estação Espacial Internacional (ISS)
(Foto: Créditos/Notícias ao minuto)
Scott Kelly passou 340 dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), local onde realizou diversos experimentos científicos. A temporada representa um recorde para os astronautas americanos, tempo semelhante ao que os viajantes espaciais devem levar para ir e voltar a Marte.

O astronauta retornou à Terra na semana passada e alguns dados coletados pela Agência Espacial Norte - Americana (Nasa) já começaram a ser divulgados, e eles são impressionantes.

Segundo o site Gizmodo, Scott Kelly, que tem um irmão gêmeo idêntico, está agora 5 centímetros mais alto. Mas o que para nós parece incrível, para a Nasa era já um efeito esperado: pela falta de gravidade, a espinha dorsal tende a se alongar. A altura, contudo, não deve durar muito tempo, uma vez que o astronauta está novamente sob os efeitos da gravidade. 

Outras questões estudadas pelos cientistas no corpo de Scott Kelly incluem o que a ausência crítica de gravidade faz com a nossa visão, e se a radiação adicional mexe em nosso DNA. O corpo de Scott vai ajudar a Nasa a compreender o que os futuros exploradores de Marte vão enfrentar ao longo do caminho.

"Eu gosto de chamar isso de a investigação biométrica mais complexa já feita na estação espacial", diz John Charles, cientista - chefe do Programa de Pesquisa em Seres Humanos da Nasa, ao Gizmodo.

De Notícias ao Minuto via Caicó na Rota da Notícia

Ministério Público pede a prisão preventiva do ex presidente Lula

Aconteceu por volta das 18h de hoje o pedido de prisão preventiva de Luis Inácio Lula da Silva.O caso segue em segredo de justiça, mas a imprensa está repercutindo.

O Ministério Público de São Paulo apresentou denuncia contra o Lula e outros 15 acusados no dia de ontem (9 de março). Para os promotores não há dúvidas do envolvimento do ex presidente em lavagem de dinheiro e falsidade ideológica no caso do triplex no Guarujá.

O ex presidente Lula convocou uma reunião de emergência com o Ministro da fazenda Nelson Barbosa e com líderes sindicais e políticos e disse que o encontro é para debater a política econômica do país.

Aluna de 14 anos dentro de ônibus tem a cabeça decepada por um poste no ES

Aluna tem a cabeça decepada por um poste ao andar em ônibus no Espírito Santo
Uma aluna da Rede Municipal de Educação morreu na manhã dessa quarta feira (9 de março) na Vila Luciene, em Barra de São Francisco no estado do Espírito Santo.

Segundo testemunhas a jovem Kailany Karlla Lino, de 14 anos morreu por volta do meio dia após ter sua cabeça decepada no momento em que estava com a cabeça para fora do ônibus escolar que a trazia para casa. 

O ônibus teria passado próximo a um poste, a garota não viu e bateu a cabeça que arrancou a cabeça dela literalmente. O corpo ficou caído dentro do ônibus e a cabeça ficou caída à beira do asfalto do lado de fora do veículo.

Essa não é a primeira vez que acontece fatos dessa natureza. Sabemos de muitos outros casos ocorridos pelo Brasil a fora ocasionados pela imprudência tanto da garota como do motorista do ônibus que além de prestar atenção na estrada deve manter a ordem para que os passageiros não lhe tirem a atenção e não façam nada de errado. 

Lembramos que ficar com parte do corpo fora do veículo como janelas ou teto solar poderá acarretar em uma notificação de "infração de natureza leve" de acordo com o artigo 251 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

Curso Preparatório para concurso da PM + Bombeiros


Pânico e correria em Caicó: Parte do teto de sala de aula cai e criança fica machucada

Parte do teto de sala de aula e da sala dos professores da Escola Municipal Professor Raimundo Guerra caiu
Foto:Créditos/Repórter Alcino
Situação do teto de gesso da sala do 6º ano que ruiu
(Foto:Créditos/Repórter Alcino)
Por volta das 14h10min desta quinta feira (10) devido a uma grande ventania parte do teto do 6° ano da Escola Municipal Professor Raimundo Guerra cedeu e as crianças correram apavoradas. A escola fica localizada no bairro Alto da Boa Vista na cidade de Caicó/RN.

No momento haviam 36 alunos em sala de aula. Parte do teto da sala dos professores também caiu, mas não havia ninguém no momento.

Durante a tentativa de fuga pela porta uma das crianças caiu e foi pisoteada por alguns coleguinhas vindo machucar a perna. A criança foi socorrida ao Hospital Regional onde passará por exame de "Raios - X" para saber se houve fratura. Outra criança foi atingida na cabeça, mas sem maiores gravidades.

O corpo de Bombeiros compareceu ao local do desmoronamento interditou o lugar até que seja feita uma vistoria e ajustes necessários por parte de engenheiros e técnicos da prefeitura municipal para que haja segurança necessária nas instalações da escola disse "Íris" a diretora da referida escola. 

O pai de um dos alunos contou ao Blog Caicó na Rota da Notícia que o teto de gesso é novo e foi colocado no ano passado. Se o teto é novo como ele pôde cair? São peguntas sem respostas por enquanto.

Eleição para escolha da presidência da APBMS é dia 13 de março (domingo)


Foi solicitado ao Blog Caicó na Rota da Notícia que postássemos as propostas de uma das chapas concorrentes a presidência da Associação dos Praças e Bombeiros Militares do Seridó (APBMS). 

Pautados pelo "princípio da imparcialidade" esperamos um pouco e resolvemos colocar não só uma, mas as propostas das "duas chapas" concorrentes ao cargo para que os policiais possam analisar e votar em quem acham melhor para representar e lutar pelos objetivos da categoria. 

A eleição ocorrerá no dia 13 de março de 2016 (domingo)
Locais e hora da votação
Caicó - das 08h às 17h
Currais Novos - das 08h as 11h
São João do Sabugi - das 14h as 17h
Parelhas -  das 14h as 17h

Conheçam as propostas das duas chapas concorrentes

Chapa 01

Chapa 02

Vídeo; Acusado de matar nonoga dá entrevista e conta o porquê e como tudo aconteceu