terça-feira, 8 de dezembro de 2015

RN teve maior número de mortes de bebês com microcefalia do Brasil


Criança normal
Dados do divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça feira (8) apontam que foram registrados 7 óbitos e 106 casos suspeitos de microcefalia (malformação no cérebro) no estado do Rio Grande do Norte.

Mapa de ranking de suspeita de casos
de microcefalia no nordeste.
O Estado tem o maior número de casos de mortes de bebês com microcefalia no Brasil onde ocorreram sete óbitos de recém-nascidos onde há a suspeitas de que a má formação seja motivada pela infecção do Zika vírus. Os casos ainda estão em investigação para confirmar se a má formação que pode levar a morte dos bebês tenha alguma ligação ou não com o vírus. Também foram registrados 106 casos suspeitos até 5 de dezembro fazendo com que o estado do RN se torne o quarto em casos de suspeitos atrás de Pernambuco (804), Paraíba (316) e Bahia (180). 

O Governador Robinson Faria decretou situação de emergência devido ao aumento do número de casos da anomalia no estado. No total o Ministério da Saúde identificou 1.761 casos de microcefalia em 422 municípios em 14 unidades da federação. O Ministério da Saúde elaborou um protocolo emergencial de vigilância e respostas aos casos de microcefalia relacionados à infecção pelo Zika. O protocolo contém orientações para definição de casos suspeitos durante a gestação, o parto ou após o nascimento e reforça o combate ao mosquito Aedes Aegypti.