segunda-feira, 7 de março de 2016

Jovem de São Vicente portador de Síndrome de Down é queimado com ferro quente


A maldade humana não tem limites! 

Circula nas redes sociais as fotos de "damiãozinho" portador de necessidades especiais do município de São Vicente. A vítima é portador de Síndrome de Down e foi queimado com um ferro quente que derreteu sua pele. 

Segundo informação da vítima, através de um áudio gravado, uma pessoa o teria queimado com um ferro quente e ainda  bateu nele. As autoridades competentes já estão em campo levantando as informações para identificar o autor dessa crueldade e tomar as providencias cabíveis.

O que é a Síndrome de Down?
Foto: Cariótipos de trissomia no 21 de criança do sexo masculino
As células humanas possuem 23 pares de cromossomos, sendo 22 autossômicos (pareados) e 1 par que define o sexo (x e y =  xy para homem e xx para mulher). Pessoas portadoras de Síndrome de Down (ou trissomia 21) possuem um cromossomo a mais no par de cromossomos 21, ou seja, são três ao invés de dois. 

Quebrando o preconceito 
A Síndrome de Down "não é uma doença", como muitos pensam, e sim é uma alteração genética com acréscimo de um cromossomo em cada célula, por isso "não se deve falar em cura" e sim em um acompanhamento médico e de pessoas especializadas no assunto desde a infância da pessoa, uma vez que, eles estão mais propensos a desenvolverem algumas doenças como cardiopatias e problemas respiratórios. Para o seu desenvolvimento adequado é de suma importância a inclusão social com a ajuda de todos.

O risco de nascer uma criança com Down cresce em mães acima de 35 anos, muito embora que 80% dos casos registrados são filhos de mulheres mais jovens que isso. 


Qual a 1ª reação de uma mãe que descobre que seu filho tem Down?
A primeira reação de uma mãe que descobre que seu filho tem Down geralmente é de "chorar muito", elas se desmancham em lágrimas, mas depois as lágrimas se transformam em uma vontade enorme de dar todo o seu amor e carinho ao filho que necessita atenção e de cuidados especiais. 

Por este motivo eles geralmente apresentam algumas particularidades como:
  • baixa estatura;
  • olhos um pouco amendoados e puxados
  • cabeça pequena;
  • menor número de dentes e boca pequena;
  • membros um pouco curtos (braços e pernas);
  • mãos e pés pequenos e quadrados;
  • possuem apenas um risco na mão invés de três´
  • pescoço curto e largo;
  • apresentam diferentes níveis de dificuldade motora e/ou psicológica;
  • apresentam dificuldade na fala;
  • homens portadores são inférteis;
  • são extremamente afetivos;
  • necessitam de um acompanhamento junto a um órgão especializado;
  • possuem órgãos internos um pouco subdesenvolvidos;
  • se tiverem acompanhamento médico vivem em média entre 60 e 70 anos;
  • negros com Down são raros e vivem abaixo da média da faixa etária de vida.

Trio assalta mercearia espanca vendedora e acaba preso pela polícia militar de Caicó; um fugitivo de Alcaçuz estava entre eles


As 11h da manhã desta segunda feira (7) a Polícia Militar recebeu uma denuncia de assalto a mão armada na Mercearia de Miguel localizada no cruzamento da Rua Itans (rua do macaco) com a Rua Francisco Batista no bairro Paraíba. Uma quadrilha com três elementos armados com uma submetralhadora e um revolver roubaram dinheiro e os pertences de todos que estavam no local.

Um dos ladrões exigiu uma pochete, a funcionária disse que não tinha e sofreu uma coronhada na cabeça e jogou a carteira de dinheiro de Miguel (dono da mercearia). O trio de ladrões também levou tablets, celulares e pertences de representantes comerciais que se encontravam no estabelecimento participando de um leilão de produtos, realizado semanalmente.

A polícia se uniu e policias do GTO, GTOR, Ronda escolar e da Rádio Patrulha iniciaram uma perseguição policial usando de táticas policiais e fecharam o cerco dos ladrões. Com o apoio incondicional da população que dava informações a cada instante pouco mais de uma hora depois o trio foi preso e os objetos recuperados. 

Foram apreendidas armas de fogo - uma submetralhadora de fabricação israelense e dois revolveres - muita munição e capuzes usados em assaltos. Também foi apreendida droga como maconha, crack e cocaína. Das vítimas foram recuperados carteiras com dinheiro e cartões de crédito, relógios, celulares e outros objetos


Na delegacia de polícia civil um dos elementos  tentou em vão dar o nome falso, mas foi identificado, pouto tempo depois, como sendo um fugitivo do presídio Alcaçus 

Os presos foram:
Foto 01 - David Yago Thomaz de Aquino, 18 anos e Foto 02 - Gilderlan França Santos, 23 anos ambos residentes no bairro Soledade na Zona Oeste de Caicó. O outro é o Foto 03 - Thiago da Silva Bento, 21 anos fugitivo do Pavilhão 02 de Alcaçuz. O Thiago deu o nome falso de Rafael Santos de Lima e disse ser natural de Acari-RN, mas foi descoberto pelos policiais.

Homem que matou mãe e filha em Caicó morre depois de tentar suicídio no Presídio

Foto: Francisco Leite da Silva na época do crime cortou os pulsos após matar mulher e esfaquear a filha dela (que faleceu dias depois) no bairro Paraíba em 07 de novembro de 2012
Morreu no final da manhã desta segunda-feira (07), em um dos leitos do Hospital Regional em Caicó, o preso da Penitenciária Estadual do Seridó, Francisco Leite da Silva. Ele era preso desde que matou em novembro de 2012, Maria das Neves de Oliveira, de 55 anos e sua filha Francilane Maria de Medeiros, de 25 anos.

De acordo com informações apuradas pelo repórter Sidney Silva, o homem tomou na semana passada substância (soda caustica) com o objetivo de dar fim a sua vida, foi socorrido para o Hospital Regional, foi internado, mas, não resistiu e morreu hoje.

O preso, Francisco Leite, matou no mês de novembro de 2012, mãe e filha, fato ocorrido no Bairro Paraíba, Inicialmente, ele feriu Maria das Neves. A filha dela, Francilane, tentou impedir as agressões e acabou sendo atingida por quatro vezes com uma faca. A sua mãe morreu ainda no local. A jovem foi socorrida e passou cerca de dois dias precisando de atendimento especializado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não tinha em nenhuma unidade do Estado. Quando conseguiram uma vaga, foi na cidade de Campina Grande, na Paraíba, mas, foi tarde demais. Ela não resistiu e morreu.


Por Sidney Silva via Caicó na Rota da Notícia

Carreta que tombou na RN 118 é desvirada na tarde deste domingo.

Carreta capotada as margens da BR 427 sentido Caicó a Jardim de Piranhas na última quinta feira (3 de março)
Terminou por volta das 14h tarde deste domingo o trabalho de retirada da carreta que tombou no trevo do Anel viário Caicó sentido a Jardim de Piranhas. O sinistro ocorreu por volta das 13h30min da última quinta feira (03).

Após o acidente automobilístico não se fez necessária a presença do SAMU devido ao fato de que felizmente não houve vítimas, e sim, apenas danos materiais. Para desvirá-la foi utilizado o trabalho de um guincho, como nos mostra as fotos a baixo.

Guincho que desvirou a carreta capotada no trevo sentido Caicó/Jardim de Piranhas
(Foto: Créditos/Plantão Caicó)