sábado, 2 de abril de 2016

Manicure tem celular roubado no Conjunto Vila do Príncipe

Uma mulher conhecida como Joane manicure foi vítima de assalto por volta das 21h deste sábado, 2 de abril. Ela reside no Conjunto Vila do Príncipe perto da ponte nova que liga o bairro Boa Passagem ao Centro de Caicó.

Segundo informações da Polícia Militar a vítima contou que caminhava quando dois homens chegaram em uma moto e anunciaram o assalto roubando o seu celular. Ela contou aos policiais que não viu nenhuma arma durante o roubo e disse que lembra que o passageiro da moto era um homem muito magro.

Homem é encontrado sem vida no Rio Piranhas na cidade de Jucurutu


João Carlos
A Polícia Militar foi acionada na tarde deste sábado (02) para comparecerem nas imediações do Rio Piranhas na cidade de Jucurutu. Havia informações de populares de que o corpo de um homem havia sido encontrado nas imediações do rio. 

Ao chegar ao local os policiais comprovaram a veracidade do fato. A vítima foi identificada como sendo o João Carlos de Melo Cuna, de 34 anos natural de Olinda/PE e residente em Jucurutu há vários anos onde era funcionário do Clube Portal do Vale. 

Há suspeita que ele tenha sido vítima de afogamento, haja vista ter sido visto bebendo as margens das águas do rio em companhia de dois amigos. A Polícia Civil irá aguardar o laudo do ITEP sobre a causa morte e se caso dê negativo para afogamento irá investigar o caso

Curiosidades da natureza; Esquilos animais solidários

Esquilo com um filhote com pouco tempo de nascido
Artigo científico - Diante dos novos recursos tecnológicos e da falta de consciência ou sensibilização ambiental para um "Desenvolvimento Sustentável" a explosão da ação rápida e predatória do homem em busca de recursos naturais vem devastando a natureza de forma avassaladora. Ainda assim, surpreendentemente, ela, a natureza, se refaz a passos lentos e da maneira como pode. 

Exemplo disso é a luta pela sobrevivência das diversas espécies de plantas e animais que tem seus habitats devastados por desastres naturais isolados ou pela ação de atividades trópicas (do homem). Chegando ao ponto ser ameaçada ou mesmo ser dizimada da face da terra como foi o caso de espécies consideradas extintas a menos de 20 anos como: 
  1. Tartaruga gigante de Galápagos (considerada extinta em 2012);
  2. Rinoceronte-negro-do-oeste (extinto em 2011)
  3. Mergulhão-de-alaotra (2010)
  4. Foca-monge-das-caraíbas (2008)
  5. Golfinho baiji (2007), 
  6. Po'ouli (2004)
  7. Marina Mallard (2004)
  8. Íbex-dos-pirineus (2000);
  9. Tigre de java (1994);
  10. Pica-pau-do-bico-de-marfim (1994);
  11. Canarian Oystercatchier (1994).
Dados: TECMUNDO. 11 animais extintos há menos de 20 anos. Disponível em: (http://www.tecmundo.com.br/ciencia/26199-11-animais-extintos-ha-menos-de-20-anos.htm). Acessado em 02 de abril de 2016.

Os esquilos são animais muito solidários. Eles adotam os filhotes de outros esquilos que foram abandonados por motivos diversos como morte dos pais por predadores naturais, caçadores ou queimadas por exemplo. 

Com esta atitude, esses pequenos roedores além de proteger a sua espécie também ensinam ao homem que mesmo diante dos vários problemas enfrentados no dia a dia há sempre tempo e lugar para um grande gesto de solidariedade ajudando os menos favorecidos e indefesos.

De  Maurício Fernandes, aluno pré-concluinte de Licenciatura de Ciências Biológicas da UFRN, polo de Caicó/RN

MPF se reúne com comunidade cigana de Equador/RN

Reunião com comunidade cigana da etnia Calon em Equador/RN. Procurador ouvir reivindicações.
(Foto: Site do MPF/Divulgação)
Procurador estuda adoção de medidas para garantir direitos básicos da comunidade. O procurador da República Bruno Lamenha se reuniu, no último dia 30, com integrantes da comunidade cigana da etnia Calon, no Município de Equador, a 280 quilômetros de Natal. Parte da visita foi acompanhada pela prefeita Noeide Sabino e integrantes da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os ciganos, 18 famílias ao todo, deixaram a vida nômade e vivem na cidade de Equador, em sua maioria na Rua Joaquim Pedro, em residências pequenas que comportam famílias numerosas. Representantes da comunidade alegam que o dialeto e os costumes ciganos vêm sendo preservados, apesar de viverem na área urbana e dos preconceitos que sofrem.
Dentre os problemas enfrentados estão a falta de infraestrutura das moradias, o desemprego e o fato de grande parcela das famílias dependerem de auxílios como o Bolsa Família e ajuda da Prefeitura local. Parte dos adultos sabe escrever apenas o próprio nome e muitos temem expor sua cultura em ambientes públicos, por medo de discriminação.

Essa discriminação não se resumiria a “olhares tortos” do restante da população. Segundo eles, os ciganos são preteridos em vagas de empregos, pois sofrem com a desconfiança dos demais, que desconhecem seus costumes e tradições. Até mesmo nas unidades de saúde o preconceito estaria fazendo com que fossem atendidos com menos celeridade.
Soluções - Dentre as medidas necessárias a garantir os direitos desses cidadãos, uma defendida por toda a comunidade é a adoção de projetos escolares ou seminários que possam ensinar os estudantes sobre a cultura dos ciganos e, assim, minimizar o preconceito junto às novas gerações. Eles também cobraram melhoria nos imóveis e incentivos à educação básica dos adultos.

Outra reivindicação é o funcionamento concreto da Associação da Comunidade Cigana de Equador, que ainda depende de formalização junto ao cartório. Ao mesmo tempo, as famílias solicitam campanhas de incentivo nas empresas para que os ciganos possam ser incluídos no mercado de trabalho.

Bruno Lamenha irá analisar os pleitos da comunidade e estudar iniciativas que garantam a execução das políticas públicas adequadas à sobrevivência e à perpetuação das tradições e costumes da comunidade. Uma das possibilidades é a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a prefeitura local e outros entes públicos.

De www.mpf.mp.br via Caicó na Rota da Notícia

Registro de três assaltos no Centro da cidade neste 1° de abril, "Dia da mentira"

Devido a esta sexta feira ter sido o "dia 1° de abril" algumas pessoas não acreditaram que durante a noite foram registrados três roubos no Centro de Caicó.

Por volta das 20h30min dois homens em uma bicicleta roubaram 1 cordão de ouro e 1 celular de uma mulher nas proximidades da Praça do Coreto. Os elementos estavam um de camisa vermelha e outro de camisa preta.

Após cerca de uma hora, às 21h30min, dois meliantes em uma moto, trajando camisetas pretas e uma arma de fogo assaltaram três jovens nas proximidades da Clínica Salutares levaram três celulares das vítimas.

Já por volta das 23h30 possivelmente os mesmos ladrões do segundo assalto usando uma moto vermelha e roupas pretas roubaram o celular de uma mulher na Rodoviária de Caicó.

A polícia fez várias rondas para tentar localizar e prender os ladrões mas infelizmente os mesmos não foram mais vistos.

Explosão e roubo a caixa eletrônico da agência do Bradesco de São João do Sabugi/RN nesta madrugada

Estado em que ficou a agência do Bradesco em São João do Sabugi
Veículo Fiat Uno incendiado entre
Ouro Branco e São José
Caicó na Rota da Notícia - Informações de testemunhas dão conta que por volta das 2h20min deste sábado (2) cerca de 5 elementos em um veículo de cor preta explodiram o caixa eletrônico da cidade de São João do Sabugi/RN.

Testemunhas contaram que após a primeira explosão bandidos efetuaram disparos para o alto e gritaram para que os moradores não saíssem para fora de suas casas. "Eu acordei com a primeira explosão. Como a rua tava bem silenciosa, deu pra ouvir também o carro dos ladrões sair em disparada. Daqui de casa dava pra ver a fumaça subindo e senti o cheiro de plástico queimado", contou uma testemunha que mora próxima ao local da explosão.

Após o assalto o bando fugiu da cidade pela estrada sentido Caicó, mas podem ter entrado em um desvio que dá acesso a Várzea/PB, depois Santa Luzia ou Ouro Branco. Minutos depois do fato um veículo tipo Fiat Uno de cor preta foi incendiado nas proximidades da cidade de Ouro Branco na saída para a cidade de São José.