sexta-feira, 3 de junho de 2016

Policia Civil confirma encontro de projétil de 380 após pericia no carro de PM morto em Caicó

O delegado da Polícia Civil em Caicó Ricardo Brito confirmou que perícia técnica do ITEP encontrou um projétil provavelmente de calibre 380 no carro do PM Cabo Edinaldo da Costa Rangel assassinado em Caicó.

A perícia aconteceu ontem depois que foi anunciada a solicitação da exumação do corpo do PM que deve acontecer nos próximos dias. Segundo ainda a autoridade policial o objetivo da exumação é recolher projéteis que ficaram ainda alojados no corpo e que não foram retirados na ocasião da necropsia.

A solicitação para a perícia no corpo do Cabo Rangel já foi solicitada a justiça em Caicó pela Policia Civil.


O crime
O crime aconteceu por volta das 8h do dia 19 de Abril passado no bairro Alto da Boa Vista, em Caicó, cidade da região Seridó potiguar. 

De acordo com a PM, o cabo Edinaldo da Costa Rangel, de 48 anos, estava dentro de um carro quando dois homens se aproximaram em uma moto e atiraram. Dois suspeitos foram presos, mas logo liberados porque as características não batiam com o relato de testemunhas.

“Dois homens se aproximaram em uma moto e atiraram. O cabo Rangel estava dentro de um Gol branco e foi atingido por dois tiros. Ele perdeu o controle do carro e bateu na parede de uma construção”.

Cabo Rangel era lotado na 5ª Companhia Independente da PM de Jardim de Piranhas.

De Cardoso Silva via Caicó na Rota da Notícia

Com 5,04%, Itans segue abastecendo população de Caicó

Situação atual do Açude Itans
O açude Itans de Caicó, está nesta sexta-feira (03), com 4 milhões, 120 mil metros cúbicos de água, o equivalente a 5,04% de sua capacidade.

As informações são do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dnocs que faz a leitura diária da capacidade hídrica do reservatório.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – Caern está fazendo a retirada da água do Itans para abastecer a cidade de Caicó desde a quarta-feira (01), enquanto a Adutora Manoel Torres não volta a funcionar. Com a baixa do nível do Rio Piranhas, o sistema deixou de funcionar, mas, nos próximos dias, o sistema será religado. É que água do açude Coremas está chegando no local de captação em Jardim de Piranhas.

O açude Itans atingirá seu volume morto quando chegar a 4.800.000,00 m³. De acordo com a diretora da Caern, Rosy Gurgel, mesmo assim, quando chegar ao volume considerado morto, ainda vai utilizar da água.

De Sidney Silva via Caicó na Rota da Notícia

O Comando Geral da Polícia Militar pediu a devolução do capitão Styvenson

Capitão Eann Styvenson Valentim
O Comando Geral da Polícia Militar pediu a devolução do capitão Styvenson Valentim aos quadros da instituição. Styvenson estava cedido para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) onde coordenava a Lei Seca.

De acordo com o coronel Dancleiton Pereira Leite, comandante geral da PM, o pedido foi feito após o capitão criticar a atuação de delegados de Polícia Civil no estado. Em um áudio que circulou no Whatsapp o capitão afirmou que "a policial civil ganha muito bem para não fazer nada. Delegado ganha 23 mil reais para não fazer nada".

O comandante geral da PM explicou que as críticas criaram um clima instável entre o capitão Styvenson e a Polícia Civil. "As operações da Lei Seca geralmente terminam na delegacia de polícia e as declarações dele criaram um clima ruim, mesmo ele tendo se retratado. Por isso achamos prudente evitar esse contato dele com a Polícia Civil. Entendemos que essa é a melhor atitude, inclusive, para preservá-lo", disse.

O capitão Styvenson Valentim afirmou que é subordinado ao comando da PM e o que for decidido pelo comandante será feito. "Estou cedido ao Detran, mas fiz concurso para a Polícia Militar. Não cabe a mim julgar a decisão, cabe a mim aceitar", disse.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), por sua vez, informou por meio da assessoria que a solicitação de devolução do capitão foi feita, mas o titular da pasta tem 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias, para concretizar a devolução.