segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Feira livre de Caicó é antecipada devido feriado aos mártires de Cunhaú e Uruaçu

Foto: Feira livre de Caicó
Por Gláucia Lima - O decreto nº 443/2015, publicado nesta segunda-feira, antecipa a feira livre do próximo sábado, (03) para a sexta-feira, dia 2. A antecipação é motivada por causa feriado estadual alusivo aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, que é comemorado no dia 03 de outubro.


História sobre os mártires de Cunhaú e Uruaçu
Em julho de 1645, um grupo de indígenas e holandeses invadiu a capela do engenho de Cunhaú dedicada a Nossa Senhora das Candeias, e matou os 69 fiéis que participavam da missa do padre André de Soveral.

Novamente, em 3 de outubro de 1645 ocorreu outro massacre, desta vez no município de São Gonçalo do Amarante, onde hoje está situado o Santuário de Uruaçu, quando 80 fiéis foram martirizados também por resistirem às imposições holandesas.

Esses fatos históricos, que ocorreram no Rio Grande do Norte, fizeram com que no dia 5 de março de 2000 os mártires de Cunhaú e Uruaçu fossem beatificados pelo Vaticano, como exemplos de luta e de fé cristã.

Fato inusitado; Estudante corre nu durante blitz da Lei Seca em Natal

Estudante que passou nu em blitz da lei seca em Natal
Por G1 - Um estudante, que segundo a Polícia Militar, aparentava estar sob o efeito de drogas, foi detido ao correr nu em meio a uma barreira da Operação Lei Seca realizada na madrugada deste domingo (27) no bairro de Capim Macio, na Zona Sul de Natal.

Segundo o capitão Styvenson Valentim, apesar de ter sido detido momentaneamente, o rapaz acabou liberado após retomar a consciência. “Ele não dizia coisa com coisa. Não sabia de onde vinha nem para onde estava indo. Também não sabia dizer se tinha bebido nem se tinha consumido algum entorpecente. Fizemos buscas pela região e conseguimos encontrar as roupas e os documentos dele. Quando voltou ao normal, o levamos para casa”, afirmou o oficial.

A blitz aconteceu na Rua Walter Duarte Pereira, ponto onde a PM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) quase que semanalmente montam barreiras de fiscalização. Dois motoristas foram presos em flagrante por estarem dirigindo sob o efeito de bebida alcoólica e 42 carteiras de habilitação retidas. "Também apreendemos seis veículos, sendo quatro carros e duas motocicletas", acrescentou Styvenson.

Jornal britânico Daily Mail denuncia rifa de meninas virgens para prática de pedofilia na Bahia


Um caso na cidade de Encruzilhada, no centro-sul baiano, está sendo investigado pela polícia. Segundo reportagem do jornal britânico Daily Mail, garotas menores de idade estão sendo oferecidas em bingos e rifas.
Homens pagam cerca de R$30,00 por um bilhete para participar dos sorteios criminosos para poder abusar das garotas. Quando o “prêmio” é uma menina virgem, os ingressos são vendidos a preços mais caros.
Segundo denúncias de organizações tudo acontece com conhecimento da população e da polícia que investiga o caso. O advogado local Michael Farias também investiga a situação. “Uma quadrilha cuida da produção dos tickets com as garotas que vão ser sorteadas. Várias já foram sorteadas, com idades de 11 a 17 anos”, diz o advogado. “Quando acham que a garota é virgem, o preço dos ingressos sobe significativamente”, afirma. "A quadrilha ganhou muito dinheiro com o abuso das garotas, que sentiam não ter escolha”.
O conselheiro Fábio Dias da cidade vizinha, Cândido Salas, investigou denúncias de que as garotas eram prêmios de bingos. “Muitas pessoas sabiam desse bingo, e apesar dos nossos relatórios para a polícia nada foi feito para acabar com isso”, diz. O delegado Arilando Botelho disse à reportagem que o caso é investigado.
De acordo com a ONG Menina dança, os abusos são comuns nas áreas mais rurais, isoladas e pobres do país, com as meninas sendo vistas na família como uma fonte de renda. As cidades perto da BR-116 têm alto índice de prostituição infantil, aponta o grupo. O Daily Mail afirma que o Brasil tem a segunda maior taxa de prostituição infantil do mundo.  
Infelizmente essa é mais uma triste realidade que ceifa a infância de crianças e adolescentes em benefício do mal caráter e aproveitadores da falta da presença do estado e da nação!

Justiça impede transferência de agentes penitenciários do “Pereirão”

Por Sidney Silva - Os agentes penitenciários, Cassiano Quinino de Medeiros Figueiredo, Huguimar Vieira da Nóbrega, Janilson Dias de Azevedo e Liegio Gomes de Araújo, obtiveram na Justiça a garantia de que não vão ser transferidos da unidade onde trabalham, ou seja, a Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, “O Pereirão”, em Caicó.

Os agentes foram escolhidos para desenvolverem suas atividades no Centro de Detenção Provisória da cidade de Parelhas. Através do advogado, Navde Rafael Varela, que atua em defesa da Associação dos Agentes Penitenciários, eles ingressaram na Justiça com ação de anulatória, a qual transitou em julgado no último dia 20 de agosto de 2015. A decisão proferida pelo Juiz José Vieira de Figueiredo Júnior, foi no sentido de garantir a permanência dos agentes em Caicó.

De acordo com a defesa, os autores relataram, em síntese, que são agentes penitenciários concursados exercendo suas atividades na Penitenciária Estadual do Seridó, tendo sido determinada a remoção para o Centro de Detenção Provisória – CDP de Parelhas, de forma arbitrária e sem critérios objetivos. Diante do fato requereram liminarmente a abstenção do ato de remoção sem qualquer critério objetivo e, no mérito, a anulação do ato administrativo que determinou a remoção dos autores.

“Embora existam nos autos documentos que atestam a necessidade e interesse da Administração Pública na designação dos servidores para suprirem o serviço em outra unidade prisional do Estado, é força reconhecer que o Estado não demonstrou por quais critérios a escolha recaiu exatamente sobre os reclamantes. Neste aspecto, a falta de fundamentação (na escolha) torna o ato viciado de ilegalidade“, disse o magistrado em sua decisão.