quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Descoberto o vírus da burrice

Como é que é???
Ciência e Saúde - Um texto da Edição 342 de Janeiro de 2015 da revista Super Interessante trás na página 14 uma matéria no mínimo intrigante. 
Aparentemente existe um vírus capaz de deixar as pessoas mais burras o que surpreendeu os próprios pesquisadores da pesquisa. 

Cientistas da Universidade do Nebraska nos Estados Unidos da América coletaram amostras de tecido da garganta de 92 pessoas, e fizeram uma análise para ver quais vírus estavam presentes. "Nós encontramos o  ATCV-1", conta James Van Etten, um dos autores do estudo. E não foi apenas em uma ou outra pessoa - 43,5% delas carregavam o vírus. 
O vírus Acanthocystisturfacea Chlorella ou ATCV-1 já era conhecido pela ciência só que ele vive em algas e não se sabia que poderia infectar humanos. E o mais surpreendente veio depois.
Foto: Vírus ATCV-1 visto em microscópio eletrônico
Em uma bateria de análises de exames para se saber os efeitos do vírus sobre a saúde humana não foi encontrado nada. Exceto uma consequência intrigante: por algum motivo, os indivíduos infectados se saíam um pouco pior nos testes que medem a atenção e a memória. Para tentar entender por que isso acontecia, os pesquisadores injetaram o ATCV-1 em ratos - nos quais provocou exatamente o mesmo efeito. Os camundongos passaram a ter mais dificuldade de aprender a atravessar um labirinto (e lembrar do caminho depois). Ou seja, ficaram burros.
Foto: Pessoa infectada
Não se sabe como o vírus afeta o cérebro, mas os pesquisadores acreditam que ele possa alterar a atividade de genes relacionados ao hipocampo, a região cerebral que coordena a formação de memórias. Outra hipótese é que o ATCV-1 acabe confundindo o sistema imunológico do organismo, que acaba atacando os neurônios e prejudicando seu funcionamento. Também não se sabe de que maneira ele passa das algas para os humanos, mas o mais provável é que seja através da água contaminada. Em plena crise de água mais uma razão para se preocupar com ela tendo muito cuidado para ficar menos burro.

Imagem de exame de última geração do cérebro humano