domingo, 10 de janeiro de 2016

Viagem no túnel do tempo; "incríveis" avanços tecnológicos de algumas décadas atrás

Borracheiro resiste a prisão após ser flagrado pela polícia com 2 papelotes de cocaína

O borracheiro Davi Alves da Costa, de 28 anos foi preso na noite deste domingo em um bar nas proximidades do Caic no bairro Paulo VI na Zona Oeste de Caicó.

Com ele foram encontrados 2 papelotes de substância análoga a cocaína, vindo o mesmo a resistir a prisão, mas foi imobilizado por policiais da cavalaria e em seguida conduzido por uma viatura até a Delegacia de Polícia Civil.

Após os procedimentos cabíveis o borracheiro foi liberado e irá aguardar a decisão da justiça em liberdade.

Garotinho Victor Miguel, atropelado em Jardim de Piranhas, tem boa recuperação e recebe alta hospitalar

Victor Miguel e sua mãe
Recebemos informações que o garotinho Victor Miguel Góes dos Santos, de 2 anos de idade recebeu alta do Hospital Walfredo Gurgel no início da noite deste domingo (10).

Victor Miguel residente no bairro Imboca em Jardim de Piranhas foi atropelado no dia 29 de dezembro pelo veículo do padrão da mãe dele. O garoto foi para trás do veículo tipo Hilux e o pneu teria passado por cima da sua cabeça, relembre aqui. A criança foi socorrida as pressas pelo Samu e levada até o Hospital Regional de Caicó e em seguida transportada para Natal pelo helicóptero Potiguar 1 até a capital do Estado devido a gravidade dos ferimentos.

Não foi necessária intervenção cirúrgica, ainda assim, ele ficou alguns dias internado na UTI do Hospital Walfredo Gurgel e recebeu alta hospitalar no final da tarde de hoje.

Caicó; Conselheiros eleitos pelo povo tomam posse na tarde deste domingo

O evento de posse dos novos conselheiros tutelares de Caicó ocorrerá no auditório do salão nobre do Centro Administrativo as 15h e contará com lideranças políticas e do Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Júnior Santiago.

Os conselheiros foram eleitos em outubro do ano passado para o mandato de quatro anos do início de 2016 ao final de 2019. Júnior Santiago conclamou a sociedade caicoense para se fazer presente no evento de posse e acompanhar o todo o trabalho dos novos conselheiros.

"É importante lembrar que todos nós somos corresponsáveis por esse processo de direito de crianças e adolescentes em nosso município", disse Júnior Santiago.

Na tarde deste domingo o novo colegiado será composto por: 
Francisco Fábio de Araújo (fabinho); 
Rosângela Maria da Silva; 
Paulo Lalberto de Azevedo (keka); 
Francisco de Assis Santos; e 
Maria Santana de Brito (nininha).

Moto furtada em Caicó é encontrada por policiais da cavalaria

A moto Traxx de cor vermelha furtada no bairro Canuto e Filhos em Caicó foi encontrada por policiais que faziam rondas de rotina no corredor que dá acesso ao bairro Itans.

Os policiais da cavalaria durante rondas de rotina encontraram a moto furtada abandonada em um trecho vicinal (estrada de terra) da Rua Itans mais precisamente no corredor que liga os bairros Canuto e Filhos ao bairro Itans por dentro.

Maravilhas da natureza; açude em Jucurutu começou a sangrar

Na manhã de hoje chegou a nossas mãos através de fotos e vídeo o registro da sangria de uma açude na Zona Rural de jucurutu.

Açude Itans após última cheia em 2009
As imagens animam a população da Zona Urbana e Rural que vem sofrendo com a falta de chuvas principalmente o homem do campo que necessita de chuvas para a lavoura e o manejo com os animais.

Esperamos que logo em breve o mesmo aconteça com o nosso querido açude Itans que está com o menor nível de água desde que entrou em operação no ano de 1935.

Confiram as imagens e o vídeo da sangria do acude sobre a barragem de pequeno porte na propriedade de Ferreira da Barra na Zona Rural de Jucurutu.




Confira o vídeo da sangria do açude a 7 km de Jucurutu

Registro de furto de moto na Zona Leste na manhã de hoje

Meramente ilustrativa
Uma proprietária de uma moto Traxx de cor vermelha teve uma ingrata surpresa ao perceber na manhã deste domingo que sua moto havia sumido.

A proprietária de nome Sabrina deixou a sua moto em frente a sua residência no bairro Canuto e Filhos Zona Leste de Cacó, e só percebeu o sumiço do veículo na manhã de hoje por volta das 5h da manhã após a sua mãe e seu padastro terem avisado a mesma sobre o sumiço da moto.

Maior nota do Enem 2015 foi em matemática; confira as máximas e minímas.

Nesta edição, o desempenho em matemática e suas tecnologias foi o destaque. A nota máxima chegou a 1.008,3, a maior já registrada na história do exame — na edição anterior, o máximo ficou em 973,6.

“A tendência de aumento no desempenho em matemática comprova a melhor qualificação dos participantes nesta área”, afirma, em nota, o Inep. O desempenho mínimo foi de 280,2. 

A prova de ciências da natureza e suas tecnologias registrou a nota máxima de 875,2 e a mínima de 334,3. 
Em ciências humanas e suas tecnologias, o desempenho máximo chegou a 850,6; o mínimo, a 314,3. 
A prova de linguagens e códigos e suas tecnologias teve como nota mais alta 825,8; a mais baixa, 302,6.

Mais de 48 mil fazem concurso para professor neste domingo (10) no RN

Concurso oferece 1.400 vagas para professores
(Foto: Mayke Toscano CGOM/MT)
1.400 profissionais da educação serão contratados em caráter efetivo. Salário inicial é de R$ 2.013, independente da função escolhida.

Mais de 48 mil candidatos inscritos devem participar, neste domingo (10), das provas do concurso público para professores e especialistas em educação da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. As provas acontecem em 16 cidades. 

Com a realização do concurso, 1.400 profissionais da educação serão contratados em caráter efetivo para os quadros da Secretaria da Educação. A jornada de trabalho é de 40 horas. O salário inicial é de R$ 2.013, independente da função escolhida pelo candidato.

Subsecretária de Recursos Humanos do RN, Flávia Lisboa ressalta que os candidatos devem chegar com 60 minutos de antecedência aos locais de prova, portando documentos de identificação, cartão de inscrição e caneta azul ou preta feita em material transparente e de ponta grossa.

Os candidatos podem ter acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição por meio do site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional (Idecam), entidade responsável pela realização do concurso. As provas objetivas de múltipla escolha terão duração de 4 horas, sendo realizadas em dois turnos: um matutino, de 8h as 12h, e um vespertino, de 14h as 18h.

Farão a prova no horário da manhã os candidatos concorrentes às vagas das seguintes disciplinas: Especialistas de Educação; Língua Portuguesa; Música; Educação Especial (Intérprete/Tradutor de Libras); Educação Especial (Libras); Pedagogia (Educação Especial) e Ensino Religioso.

No período da tarde, farão as provas os candidatos das disciplinas de Arte; Biologia; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Espanhol; Inglês; Matemática; Pedagogia (anos iniciais); Química e Sociologia.

A disputa entre os candidatos chega a passar dos 100 inscritos por vaga em algumas regiões do estado. O maior número registrado é para vagas de Pedagogia (anos iniciais) com atuação na 2ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc), em Parnamirim: são 183 candidatos por vaga.

As provas serão realizadas nos municípios de Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Miriam, Macau, Santa Cruz, Angicos, Currais Novos, Caicó, Assú, Mossoró, Apodi, Umarizal, Pau dos Ferros e João Câmara. 
A divulgação do gabarito oficial será no dia 11 deste mês, a partir das 16h, e o período de recursos começa no dia seguinte, 12, e terá duração de dois dias. O resultado final deverá ser conhecido no final de janeiro.

De G1 RN

"O melhor jeito de aprender a matéria e explicar para alguém", contou Matias de 19 anos que tirou 1.008,3 em Matemática do Enem

Matias Dunken, 19 anos nota máxima
em matemática do Enem, 1.008,3
Mathias Dunker, de 19 anos soube pela imprensa que tinha feito história com os seus 45 acertos na prova de matemática do Enem 2016. Ele foi um dos três candidatos que tirou 1.008,3 na disciplina identificados até agora. "Foi surpresa nem sabia que podia tirar mais de 1.000", contou.

Ex-aluno do Colégio Bandeirantes uma das melhores Instituições de São Paulo no Enem por escolas em 2014, Matias dedicou o ano de 2015 a dar aulas de reforço para outros estudantes em meio a um projeto de sua avó, o "Feras da Anna". Ela é formada em Física na USP. O pai do estudante é professor na USP e a mãe é diretora de uma escola.

Para Matias ser professor faz com que ele assimile melhor o conteúdo, por isso dá a dica para outros estudantes que "estudem com alguém", pois o melhor jeito de entender a matéria é explicar para alguém. "Tenho certeza que foi isto que me ajudou neste ano", avalia. "O ideal é que a sua dupla tenha o mesmo nível de conteúdo que você, para que possam avançar juntos, dividir experiências e explicar os conceitos", concluiu.

De Uol Educação

"Muita gente não acerta as questões porque não entende bem o enunciado", disse jovem que tirou nota 1.008,3 em Matemática do ENEM

Vitor Melo Rebelo e seus pais emocionados com o filho
O jovem Vitor Melo Rebelo, de 18 anos é piauiense e acertou todas as 45 questões da prova de matemática do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

Segundo ele esperava tirar 1.000 na disciplina, mas ao abrir o portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nesta sexta feira (8) tomou um susto ao ver que sua nota foi 1.008,3.

"Não sabia que podia ser mais que mil. Fiquei surpreso, achei que o site estava com algum problema, que era um erro", contou o jovem que teve a nota final de 848,7 e espera ingressar em medicina na UFPI (Universidade Federal do Piauí). 

O Enem utiliza uma metodologia chamada TRI (Teoria de Resposta do Item), que leva em conta o nível de dificuldade de cada item e não apenas o número de acertos. Outros estudantes, como o paulista Mathias Dunker, também alcançaram a nota máxima.

Filho do promotor Luiz Gonzaga Rebelo Filho e da dona de casa Andreia Melo Rebelo, Vitor se formou no ensino médio em 2014, no Instituto Dom Barreto, de Teresina/PI-escola que sempre está na lista de melhores notas do Enem do país. Sem mais aulas do Ensino Médio, Vitor continuou indo à escola. "Ia todo dia como ouvinte e continuei pegando os materias. Ia para sala de estudos e estudava também", contou.

Ele disse que o segredo do Recorde foi focar mais nas provas passadas no Enem de 2014 tirou 760 e pouco, mas em 2015 fez todas as edições do Enem, não estudou muito conteúdo e respondeu muitas provas. "Acho que o segredo é aprender a fazer prova, em vez de estudar. É importante saber como resolver a prova, levando em conta tempo e a concentração. Muita gente não acerta questões porque não entende bem o enunciado", concluiu ele.

De Uol Educação