segunda-feira, 23 de março de 2015

Açude Itans já tomou cerca de 4 centímetros de água e continua enchendo aos poucos

Foto: Rio da Barra deságua em Santa Luzia/PB
O açude Itans em Caicó já aumentou cerca de 4 cm em seu espelho de água que antes era de 7.250.000 metros cúbicos de água. 

A perspectiva é que aumente ainda mais, já que chove bem nos municípios de Santa Luzia, Ouro Branco e outros municípios em que seus rios e riachos desaguam diretamente no manancial de água da nossa cidade e ainda há boas previsões de chuva para Caicó e região. Segundos informações nesses últimos dias as chuvas em Caicó já acumularam cerca de 132 mm. 

Em breve teremos uma das mais incríveis imagens na paisagem de Caicó que é a sangria do açude Itans onde homem, mulher, menino, velho cachorro e papagairo de Caicó e cidades vizinhas comparecem até os sangradores do açude para ver esse belo espetáculo da natureza. Esperamos também que seja resolvido esse impasse dos balneários e que achem uma solução de adequação dos proprietários com as novas leis ambientais que cobram um rigor que outrora não existia no tempo em que eles foram construídos, mas que vem para beneficiar os ecossistemas marinhos e terrestres que se utilizam do açude, assim como, a qualidade da água oferecida a população.

Fonte: http://www.plantaocaico.com.br/2015/03/itans-aumenta-seu-volume-com-as-ultimas.html, acessado em 23 de março de 2015.


Foto no primeiro sangrador na sangria de 2009
Foto do segundo sangrador/ arquivo de fotos Maurício Fernandes
Foto do terceiro sangrador no final da parede do açude