sexta-feira, 18 de março de 2016

Juízes federais fazem manifestação em apoio a Sérgio Moro

Juiz federal "Sérgio Moro" envolvido em uma das maiores operações contra corrupção do Brasil. Envolvido no comando da "Operação Lava - Jato".
Sérgio Moro em evento na Academia Paulista 
de Direito Criminal e da OAB/SP onde ele 
respondeu dezenas de perguntas em 29/08/2015
Em Curitiba, juízes da Operação Lava-Jato fazem um protesto em apoio ao juiz Sérgio Moro, após a posse de Lula como ministro da Casa Civil, que foi suspensa após liminar nesta quinta-feira, e a divulgação de conversas telefônicas envolvendo o ex-presidente gravado por investigadores da Polícia Federal.

Confira trechos da nota foi redigida pela Associação dos Juízes Federais do Brasil e pela Associação Paranaense dos Juízes Federais do Brasil, que foi lida pelo vice-presidente da Associação de Juízes Federais do Paraná, Nicolau Konkel: “Nós, juízes federais, juntamente com todos os juízes federais brasileiros, manifestamos nosso total apoio à independência judicial do juiz federal Sérgio Moro e de todos os magistrados federais que atuam nos processos da Operação Lava-Jato”.

"A construção de uma sociedade livre e solidária exige um poder judiciário forte e independente. Isso somente será possível se for assegurada aos juízes a liberdade para decidir conforme seus entendimentos devidamente fundamentados no ordenamento jurídico. Os juízes federais do Brasil reafirmam a sua independência e renovam o compromisso assumido quando dá posse no cargo. Manter, defender e cumprir a Constituição Federal e as leis do país. Estamos vigilantes e atentos a tentativas temerárias de ingerência nas decisões judiciais por outros meios, que não os estabelecidos na ordem jurídica. (...). Jamais aceitaremos qualquer retrocesso, especialmente por intermédio de intimidações para atender determinadas situações especiais. Uma justiça independente e sem temores é direito de todo cidadão brasileiro. É a essência do estado democrático de direito”.

O procurador Deltan Dallagnol acrescentou que “todos são iguais perante a lei”: “O estado Democrático não existe sem o direito. Não há direito sem um poder judiciário independente. Não há independência do Poder Judiciário sem que sejam respeitadas as suas decisões. A força das investigações da Lava-Jato deriva da busca da verdade e da justiça com base em princípios e regras (...). O Ministério Público Brasileiro e a Justiça não se amedrontarão e darão fiel cumprimento à constituição e às leis”.

"Todos os atos processuais da investigação Lava-Jato são submetidos a diversas instâncias do poder judiciário conforme o devido processo legal. Essa é a forma própria das investigações e das decisões. Nós reafirmamos a nossa confiança nas instituições democráticas, no funcionamento do poder judiciário, no princípio republicano. “E, sobretudo no primado de que odos são iguais perante a lei”.


Na Avenida Paulista, juízes federais, estaduais e do trabalho protestam em frente ao prédio da Justiça Federal.

De Delta Caicó via Caicó na Rota da Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu comentário aqui