terça-feira, 8 de abril de 2025

Caicó: Durante audiência de instrução, Gabriel confessa que matou o personal Wadson Silva

Quando o promotor Geraldo Rufino de Araújo, o inquiriu, Gabriel decidiu confessar que matou o personal

Aconteceu na tarde desta terça-feira (08), no Fórum Amaro Cavalcante, a segunda parte da audiência de Instrução do processo da morte do personal Wadson Silva, ocorrido é 29 de Abril do ano passado, veja matéria clique aqui. O primeiro momento aconteceu na semana passada, mas como tinham muitas pessoas para serem ouvidas, foi divida em duas.

O fato novo ocorrido nesta terça, foi que Francisco “Gabriel” Leite Régis, confessou em seu depoimento que matou Wadson Silva. Inclusive, fez isso contra a vontade de seu advogado, Ariolan Fernandes, que o tinha instruído a só responder às perguntas formuladas por ele, mas quando o promotor Geraldo Rufino de Araújo, o inquiriu, Gabriel disse que queria falar e que tinha sido ele mesmo quem matou o personal.

Motivação para matar – Ainda em seu depoimento, de acordo com o advogado Ariolan Fernandes, com quem o Blog Sidney Silva conversou, Gabriel contou que matou Wadson por causa de ameaças feitas pelo profissional, caso ele não deixasse a ex-companheira em paz. É que Gabriel tinha tido um relacionamento com uma mulher que trabalhava na academia de Whadson. Ela teria contado de supostas perseguições do ex-companheiro e o personal tomou suas dores.

A investigação policial do caso revelou que Wadson Silva, foi alvejado por sete disparos de arma de fogo. Seis dos projéteis transfixaram seu corpo, enquanto um permaneceu alojado. O crime ocorreu em 29 de abril de 2024, por volta das 4h50, veja matéria completa sobre a investigação do caso Clique AQUI.

De Sidney Silva via Caicó na Rota da Notícia

Governo Fátima sofre bloqueio de mais de R$ 1 milhão na Justiça para garantir medicamento a uma paciente com leucemia

Medicamento Beleodaq, de alto custo, não estava sendo disponibilizado de forma espontânea pela administração estadual

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou o bloqueio de R$ 1.179.000,00 das contas do Governo do Estado para assegurar o fornecimento do medicamento Beleodaq a uma paciente diagnosticada com leucemia. A decisão foi unânime e contou com parecer favorável do Ministério Público.

A medida tem como objetivo garantir o início do tratamento com o fármaco, cuja primeira remessa será viabilizada com o montante bloqueado. O medicamento, de alto custo, não estava sendo disponibilizado de forma espontânea pela administração estadual.

Em sua defesa, o Estado alegou que o orçamento 

apresentado nos autos indicaria sobrepreço em relação ao valor de mercado do remédio. Segundo o governo, a distribuidora responsável pelos valores informados teria praticado preços superiores ao limite máximo permitido para venda ao consumidor.

O relator do processo, desembargador Dilermando Mota, rejeitou os argumentos da administração estadual. Ele ressaltou que três orçamentos distintos foram apresentados e que a situação era de conhecimento prévio do Poder Executivo.

“A possibilidade de aquisição por menor preço, por meio de negociação direta pelo próprio ente público, poderia e deveria ter sido acessada pelo Estado há muito mais tempo. O objeto da execução já poderia estar disponível para entrega direta à paciente, sem necessidade do bloqueio discutido”, afirmou o magistrado.

O desembargador também destacou que o valor liberado de forma imediata corresponde apenas à primeira remessa do tratamento. Ele reforçou que o governo estadual ainda possui condições de adotar medidas para reverter o suposto prejuízo ou, ao menos, mitigar a diferença de valores alegada."

Fonte 96FM via Caicó na Rota da Notícia

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Vídeo: Caminhão tanque carregado com etanol tombou e explodiu neste domingo na BR-101 em Santa Catarina

Ao menos 25 veículos pegam fogo após carreta com etanol tombar e explodir. Cinco pessoas ficaram feridas, incluindo o motorista do caminhão e esposa que conseguiram sair da cabine do caminhão em chamas

Um caminhão carregado com etanol tombou e explodiu neste domingo (6/4), por volta das 13h30, no quilômetro 233 da BR-101, em Palhoça (SC). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 22 automóveis e três carretas foram atingidas pelo incêndio.

A concessionária responsável pelo trecho, Arteris Litoral Sul, informou que a rodovia está interditada nos dois sentidos, sem previsão de liberação.O acidente causou pânico entre os motoristas que estavam próximos ao local da explosão. Vídeos publicados nas redes sociais mostram que ocupantes de veículos saíram correndo da pista para tentar fugir do fogo.


Veja o vídeo:

De acordo com os bombeiros, cinco pessoas ficaram feridas. O motorista do caminhão-tanque que tombou e a esposa dele sofreram queimaduras nos membros superiores e inferiores. Eles foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento de Pinheira.

De Uol via Caicó na Rota da Notícia

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Polícia Militar prende três suspeitos com duas armas de fogo e mais de 40 munições na zona leste de Caicó/RN

Imagem: Ação policial na Nova Descoberta)

A sete dias atrás, homens armados deram cerca de 20 tiros em duas residências do bairro, gritando o nome de facção criminosa do Rio de Janeiro

Matéria Atualizada às 9h14 de sexta feira (04)

Três indivíduos suspeitos foram presos por policiais de Rádio Patrulha no bairro Nova Descoberta. A prisão aconteceu próximo ao clube ACASSEC por volta das 8h da noite desta quinta feira (03). Outras duas viaturas compareceram no local para dar apoio a ação policial como mostram as imagens no vídeo curto feito por um popular.

Com eles foram apreendidas duas armas de fogo, sendo uma pistola com dois carregadores municiados com 31 munições e um revólver com 10 munições, além de celulares, dinheiro e uma trouxinha de maconha. 

Os elementos ainda tentaram se livrar das peças (armas) jogando-as e ao perceberem que os policiais viram decidiram lhes entregarem as municões.

(Imagem: Pistola, revólver, munições, dinheiro, celulares e maconha apreendida)

O curioso é que a exatamente sete dias atrás, na madrugada da última quinta feira (27), dois indivíduos em uma moto efetuaram cerca de 20 disparos de arma de fogo em duas residências e chegaram a gritar o nome da facção criminosa Comando Vermelho, do Rio de Janeiro, antes de se evadirem do local. Relembre Cilque AQUI.

O blog Caicó na Rota da Notícia recebeu mais informações extra oficiais acerca do caso. 

Um dos homens presos por Porte Ilegal de Arma de Fogo seria uma das vítimas das quais teve sua residência como alvos de tiros na semana passada no bairro Nova Descoberta e, segundo informações eles estariam armados para uma possível defesa contra a dupla que efetuou os disparos na quinta feira passada, ou seja, eles estavam prontos para um possível confronto armado, no qual um tiroteio poderia colocar a vida de moradores da localidade em risco.

A Polícia Civil segue investigando o caso.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Um homem foi morto após atropelar um assaltante, nesta terça-feira (1º), no bairro Butantã, em São Paulo

 

Uma câmera de segurança flagrou o momento em que o arquiteto Jefferson Dias Aguiar, de 43 anos, é baleado na tentativa de assalto.

As imagens mostram o criminoso dirigindo uma motocicleta sobre a calçada e parando em frente ao carro de Jefferson, que acelera e o atropela. Na sequência, o assaltante se levanta e dispara contra o arquiteto, que estava saindo do veículo. 

De acordo com a Polícia Militar, a região estava sendo alvo de roubos praticados por dois indivíduos. Um deles havia abordado o carro da vítima anteriormente.

Os assaltantes fugiram da cena do crime, deixando a motocicleta para trás, e seguem foragidos. 

Jefferson Dias Aguiar chegou a ser socorrido por uma unidade do SAMU e encaminhado ao Hospital Universitário, mas não resistiu aos ferimentos. A ocorrência foi registrada no 51º Distrito Policial e será encaminhada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais para investigação.

De Jovem Pan News via Caicó na Rota da Notícia

terça-feira, 1 de abril de 2025

MPC pede suspensão de diárias operacionais acima do limite mensal de policiais penais no Estado do RN

A auditoria do TCE apontou pelo menos seis irregularidades; entenda na matéria.

Ministério Público do RN, Ministério Público de Contas e TCE investigam o pagamento de diárias operacionais na Seap

Um parecer do Ministério Público de Contas do Rio Grande do Norte (MPC-RN) pediu a suspensão de diárias operacionais acima do limite mensal de policiais penais no Estado. 

O pedido ocorre no âmbito de um processo em curso no Tribunal de Contas do Estado para apurar pagamentos supostamente irregulares de diárias no âmbito da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). A solicitação do MP de Contas foi feita no final de janeiro de 2025 e faz parte de um processo originado em 2022. 

No parecer do MP de Contas, é solicitado que a Seap suspenda o pagamento de diárias operacionais acima do limite mensal de 20 diárias, e de 10 diárias para os Policiais Penais que trabalham em plantões de 24 horas; que a Seap comprove a voluntariedade de policiais em aderirem ao regime de D.Os, além de suspender o pagamento de diárias operacionais para todos os servidores lotados na área administrativa na referida Pasta de Governo, inclusive aqueles que ocupam funções de Direção e Vice-Direção de presídios estaduais e funções de chefia da Secretaria de Administração Penitenciária, que segundo o MP de Contas, devem ser remunerados com vantagem específica.

O processo surgiu a partir de denúncia do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPRN, e foi encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN). 

A Diretoria de Despesa com Pessoal do TCE constatou que a concessão de diárias operacionais ocorria em desacordo com a legislação. Além desse processo, há outro processo aberto pela 70ª Promotoria de Justiça de Natal por meio de uma Notícia de Fato.

A auditoria do TCE apontou pelo menos seis irregularidades, entre elas a remuneração, por meio de D.Os, pelo exercício de função de diretores, vice-diretores, chefes de equipe, chefes de manutenção, chefes de segurança, chefes de disciplina, chefes de jurídico, entre outras funções; remuneração por meio de D.Os para servidores que dirigem vans para transportar policiais penais para unidades, plantonistas com cargas excessivas e até pagamento a servidores em teletrabalho. 

Destaca-se que alguns servidores conseguem dobrar a remuneração do cargo com o valor recebido a título de diárias”, diz trecho do parecer do MP de Contas.

Outro diagnóstico do TCE-RN apontou que "entre janeiro e junho de 2022 a SEAP/RN executou quase R$ 12 milhões a título de diárias operacionais, valor este que representou quase 30% (trinta por cento) da folha de pagamento da pasta de governo, cuja vantagem é paga a 75% (setenta e cinco por cento) dos seus servidores."

Justificativa

A secretária adjunta de Administração Penitenciária (Seap), Arméli Marques Brennand, disse que acompanha o processo junto ao Tribunal de Contas do RN e que as diárias operacionais pagas aos policiais penais em cargos de chefia e diretivos fazem parte de uma tentativa de compensar os agentes por não existirem, no âmbito jurídico e administrativo do Estado, as funções no organograma das unidades prisionais e da Seap. Ela cita que a situação já ocorre no Estado há “vários anos”.

Essas pessoas desempenham suas atividades sem, entretanto, terem os cargos criados do ponto de vista administrativo para que ele possa fazer face a perceber a remuneração justa pelo desempenho da atividade que ele realiza”, explica. “Vou dar um exemplo: um presídio em Ceará-Mirim, com um diretor desempenhando a função dele, mas o cargo não existe, mas o diretor está lá todos os dias. O que fizemos: quanto ganha um diretor de unidade? Recebe X. Como não temos o cargo para remunerá-lo, pegamos o valor das D.Os e fizemos a equiparação com o valor que seria da representação se o cargo existisse. Essa foi a situação que encontramos quando chegamos aqui e ela prossegue. E por quê? Se pararmos de pagar as D.Os tanto os diretores quanto vices, se tirarmos os policiais que desempenham funções na secretaria, não teremos condições de realizar a atividade fim”, explica.

Ainda segundo a secretária adjunta, há policiais exercendo atividades administrativas na Seap “porque não há quadro próprio de servidores para a Seap”. Para sanar essa questão, a secretária disse que o Estado enviou na semana passada um Projeto de Lei à ALRN para reorganização da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

Isso se agravou tanto pelo fato de termos um número muito mais elevado de pessoas privadas de liberdade, demandando aumentarmos o número de vagas, como também pela necessidade de reorganização da Seap, o que decorre de uma ação judicial interposta em 2015, julgada em 2017, e sentença sem ser cumprida pelo Estado. Por quais razões? Falta de recursos materiais, financeiros e de pessoal também. Depois de longos anos nessa situação, o MP buscou que o Estado fizesse um acordo para cumprir a ação judicial e o Estado aceitou a proposição. Este acordo foi levado à juízo, as partes que integram concordaram e a finalidade é criarmos a organização administrativa da Seap bem como a organização da PP com suas direções. E isso precisa-se do Poder Legislativo”, finaliza.

De Redação Tribunal do Norte via Caicó na Rota da Notícia

Homem é assassinado a tiros na noite desta terça-feira (01), em Cruzeta; Mulher ficou ferida

Na cidade seridoense de Cruzeta (RN), foi registrado um homicídio na noite desta terça-feira (01).

Um homem até agora identificado apenas como Niltinho, foi atingido por disparos de arma de fogo, morrendo em seguida. Uma mulher também foi atingida, mas sobreviveu, sendo socorrida para o Hospital da cidade.

O corpo do homem ficou caído sobre a moto em plena via pública no Conjunto Sebastião de Araújo. A Polícia Civil e o ITEP estiveram no local para fazer perícia e remover o corpo.

As informações ainda são poucas. A Polícia Civil vai iniciar as investigações do caso para elucidar o crime.

Vídeo da polícia no local do crime:

Fonte Sidney Silva/Com imagens de Caicó na Rota da Notícia

Homem é assassinado a tiros nesta terça-feira (01), na zona rural de Caicó

(Imagem José Borges, de 68 anos, morto a tiros no Sítio Concórdia)

Irmão da vítima também foi assassinado a tiros no mesmo sítio, há 2 anos atrás

Um homicídio foi registrado na noite desta terça-feira, dia 1 de abril, no Sítio Concórdia que fica após a Barra da Espingarda na zona rural de Caicó/RN, onde a pessoa morta foi identificada como José Borges, de 68 anos irmão de Toinha de Neinho. 

As informações são de que homens armados e usando capuzes, invadiram a casa onde estava a vítima e executaram com vários disparos.

A Polícia Militar foi acionada e fez diligências. A Polícia Civil e o ITEP também foram chamados. O local passou por perícia e o corpo foi removido para ser necropsiado em Caicó.

Somente a investigação da Polícia Civil vai determinar as circunstâncias do assassinato de Zé Borges, entretanto, um detalhe que não deve ser deixado de lado pela Polícia, é o fato de que um irmão de Zé Borges, tambem foi assassinado a tiros no mesmo sítio, há 2 anos atrás. O referido crime ainda está sem esclarecimento.

De Sidney Silva via Caicó na Rota da Notícia