domingo, 21 de dezembro de 2014

Apreensão de cerca de 2.200 arribaçãs em Caicó

Fogo: Carne de cerca de 2.200 arribaçãs apreendida
Por Maurício Fernandes - Na manhã de ontem (Sábado) por volta das 06:30 da manhã o COPOM da cidade de Caicó acionou uma viatura da Rádio Patrulha para verificar um transporte de arribaçãs em um veículo tipo Fiat Uno vermelho vindo da cidade de São Bento. Imediatamente a Rádio Patrulha entrou em diligência e localizou o veículo tipo Fiat/Uno Miller de cor vermelha de placa NPY 5423 da referida cidade. Após uma averiguação no veículo o ato criminoso confirmado sendo encontrado cerca de 2.200 arribaçãs acondicionas em caixas de papelão. O veículo e o seu condutor foi levado a delegacia de polícia civil para prestar os devidos esclarecimento.


A Polícia Ambiental foi solicitada ao local e registrou o crime ambiental notificando o acusado.

MULTA
A multa é estipulada para esse crime fica em torno de R$ 500,00 por animal abatido e nesse caso em questão chegou na casa de R$ 1 milhão de reais nos informou um integrante da polícia ambiental.

POLÊMICA SOBRE O DESTINO DAS AVES APREENDIDAS
A tempos atrás as aves abatidas por caçadores seguiam para doação através do IBAMA que tem essa prerrogativa, mas com a saída do órgão da região isso não é mais possível. Muitos não sabem a maneira em que essas aves são abatidas pelos caçadores. Dentre elas não está apenas a caça com arma de fogo mas também eles se utilizam de sangria (espécie de arapuca com objetos perfurantes) ou ainda envenenando os mananciais aquíferos onde as aves vem matar a sua sede o que pode causar doenças e até mesmo a morte de quem as consumir dependendo da quantidade de veneno colocado na água. 

INCINERAÇÃO  
Por ser um crime ambiental qualquer coisa que se faça não trará as aves de volta a mãe natureza. Doá-las em abrigos pode representar um perigo aos idosos que tem baixa imunidade, em colégios além desse risco, incentiva a nova geração a degustar o sabor da carne dessa ave o que pode em épocas futuras incentivá-los a ser prováveis caçadores do amanhã podendo um dia levar a espécie a extinção na nossa região causando um impacto enorme na cadeia alimentar dos biomas envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu comentário aqui