terça-feira, 15 de setembro de 2015

Saudade é o AMOR QUE FICA; Poesia do caicoense Maurílio Fernandes

Temos em nosso Blog Caicó na Rota da Notícia uma matéria sobre a Definição de "saudade" por uma menina portadora de câncer. Essa matéria desde a sua publicação vem sendo líder em visualizações em nosso Blog. Haja vista o relato de verdade e sentimento que ela contém fazendo inclusive algumas pessoas choraram ao ler a história que foi real.

O poeta Maurílio Fernandes, caicoense da gema entrou em contato com a equipe do Blog e nos informou sobre o poema e resolvemos publicá-lo tendo em vista que esta BELA OBRA não poderia ficar oculta aos olhos dos amantes da poesia de Caicó e do mundo. 

Saudade é o amor que fica

Olá meus amigos!

Gostaria de fazer uma pergunta para todos vocês.
Alguém aqui já sentiu saudade?
Alguém aqui sabe descrever o que é saudade?

Em um hospital do câncer
de nome conceituado
tinha um cancerologista
já bastante calejado
com os dramas dos pacientes
alguns até inocentes
serviu como aprendizado

Às vezes não conhecemos
nossa real dimensão
em uma adversidade
vemos nossa condição
recordo em minha memória

relato aqui uma história
repleta de emoção


No estado de Pernambuco
de forma sensacional
o médico iniciava
seu ciclo profissional
visitou com alegria
a oncopediatria
e foi paixão sem igual

Vivenciou muitas vezes
os conflitos das crianças
alguns com certos encantos
e outros sem esperanças
mas todo o aprendizado
ele carrega guardado
dentro de suas lembranças

Ao nascer a sua filha
o médico passou a ver
aquilo com outros olhos
e começou a sofrer
ficou se martirizando
até o dia em que quando
viu um anjo aparecer


Seu anjo não foi um sonho
apareceu de verdade
em forma de uma criança
com onze anos de idade
em meio às injeções
várias manipulações
e tinha tanta hombridade

Dois anos de muita luta
com a quimioterapia
fazendo tantas seções
como radioterapia
mas ele observava
o anjo não fraquejava
lutava e não se abatia

Embora algumas vezes
a tenha visto chorar
viu medo em seus lindos olhos
mas nunca a viu reclamar
é um sentimento humano
um anjo aqui nesse plano
que veio pra ensinar

Um dia o médico chegou
na enfermaria cedinho
e encontrou o seu anjo
dentro do quarto sozinho
e assim que ele notou
pertinho dela chegou
e perguntou com carinho

"Onde estará sua mãe?"
e segurou sua mão
sua resposta encheu
o médico de emoção
com um tom meio contido
"Minha mãe chora escondido
no corredor, do salão"

"Eu sei que ela me ama
mesmo com todo sofrer
ela vai sentir saudade
no dia que eu morrer
mais ela tem que ser forte
não tenho medo da morte
que seja o que tem que ser"

Continuou disse; 

"Tio eu não nasci pra essa vida!"
ele perguntou para a criança
e de maneira contida
com uma entonação lenta
"O que a morte representa
pra você minha querida?"

"Às vezes quando é noite
que algum medo me inflama
eu vou dormir com meus pais
ciente de quem nos ama
de tanto amor que transborda
porém quando a gente acorda
está é na nossa cama"

"Não é assim que acontece?
E isso é muito legal!"
lembrou-se o médico das filhas
que procedia igual
elas de seis e dois anos
que o médico fazia planos
disse: "É sensacional!"

"Um dia tio, vou dormir
e meu pai vêm me buscar
eu vou embora com ele
em sua casa acordar
eu estarei acolhida
minha verdadeira vida
e lá será o meu lar"

E o doutor sem palavras
não sabia na verdade
como o seu sofrimento
lhe deu tal maturidade
como uma pessoa alcança
ainda sendo criança
tanta espiritualidade

"Mamãe vai sentir saudade
de mim depois que eu me for"
segurando uma lágrima
lhe perguntou o doutor
"Para você o que é saudade?"
"Com muita serenidade
respondo para o senhor!"

"Não sei dizer o sentido
de uma palavra tão rica
falar do que é saudade
o que ela significa
uma lembrança querida
e no decorrer da vida
SAUDADE É O AMOR QUE FICA!”

Ela respondeu ao médico
que constatou ser verdade
com cinqüenta e poucos anos
que ele tem de idade
desafia a quem quiser
tentar explicar o que é
definição de saudade

Esse anjinho já se foi
já partiu pra outro plano
mas ajudou a esse médico
a ser melhor, mais humano!
deixou uma grande lição
amarmos de coração
e ter fé no soberano

E a noite se não há nuvens
o médico olha pro céu
e chama o nome do anjo
que brilha como troféu
tem uma estrela que é ela
lá na casa nova dela
cobrindo a noite com um véu

Que a lição desse anjo
derrube qualquer muralha
às vezes por um descuido
sua vida se atrapalha
seja agradável cative
todos que você convive
enfrentam alguma batalha

Fale com gentileza
cuide-se intensamente
viva com simplicidade
ame generosamente
sem ter cobrança que ame
e o principal "Não reclame!"
A vida é uma somente

Essa história é verdadeira
com toda sua emoção
uma menina é o anjo
que nos trouxe essa lição
em um texto publicado
por um médico renomado
doutor ROGÉRIO BRANDÃO!


                                    Por: Poeta Maurílio Fernandes Simões

Um comentário:

  1. Marconi Ferreira9/15/2015 01:10:00 PM

    Venho aqui lhes disser que essa e a mais pura verdade
    Essa e uma lição de vida pra toda humanidade
    Que a saldade e um amor quer fica pra toda eternidade.

    ResponderExcluir

Coloque seu comentário aqui