quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Pacientes na luta contra o câncer tem que entrar na Justiça para ter direito a remédio desenvolvido na USP

Luta contra o câncer - Um pesquisador do Instituto de química da USP de São Carlos descobriu uma substância que trata a doença sem deixar sequelas, sem enfraquecer o sistema imunológico, sem mutilações e sem causar a queda de cabelo. Mais de 800 portadores de câncer já utilizaram o remédio e todos tiveram importantes resultados.

A substância nomeada Fosfoetanolamina sintética foi desenvolvida por um pesquisador a USP à partir da base de princípios ativos dos cosméticos e dos conservantes de alimentos e age como se as cápsulas colocassem marcadores específicos nessas células cancerosas ficando mais fácil o sistema imunológico combater.

A polêmica
Quando a boa notícia começou a se espalhar a USP teve que suspender a fabricação devido a ir contra os interesses comerciais da indústria farmacêutica que fatura bilhões com essa doença e esse medicamento da USP representa um perigo para eles já que cada cápsula custa apenas dez centavos. O paciente agora tem que entrar com uma liminar na justiça para conseguir o tratamento. Por outro lado a utilização de qualquer medicamento leva tempo e deve passar por rigorosos testes realizados em animais para em seguida serem liberados para testes em humanos para só então ser iniciada a sua fabricação para fins comerciais.

Confira a reportagem da EPTV e um vídeo de um formando de Biomedicina:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu comentário aqui