terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Show da Natureza, vídeo de chuva de granizo em São João do Sabugi

Foto: Renny
Por Maurício Fernandes - Informações chegaram ao nosso blog que na cidade de São João do Sabugi neste final de tarde foi palco de uma forte chuva de vento e de granizo. Um morador da cidade F. Assis gravou um vídeo mostrando a cena e colocou em um grupo de WhatsApp. 
"-Tenho 37 anos e nunca tinha visto tal fenômeno natural! Afirmou Railson Medeiros morador daquela cidade."

Como pode cair gelo do céu?

Nuvem Cumulonimbus praecipitatio
A chuva de granizo é oriunda de nuvens do tipo Cumulonimbus praecipitatio que chegam em média 15 mil metros de altura do solo. A chuva geralmente dura em torno de uma hora com precipitação volumétrica de um a dez milímetros, tem ocorrência de tempestades com muitos raios e trovões e se formam principalmente nos meses mais quentes do ano. No interior da nuvem a temperatura é de 0º C podendo chegar a -10.  A baixa temperatura da troposfera e os ventos de até 150 km/h faz com que a temperatura negativa aumente, isso faz as gotículas de água se moverem muito rápido e congelarem, em outra palavras é uma verdadeira máquina de fabricar gelo.

Aqui em Caicó todos esperamos ansiosos que caia muita chuva para que a Mãe Natureza dê o seu espetáculo particular e nos alegre com a cheia do açude Itans e demais barreiros e açudes de toda a nossa região para trazer de volta o sorriso característico de tempo chuvoso do homem do campo e da cidade.

Foto: Renny

Vídeo: F.Assis morador de São João