terça-feira, 31 de março de 2015

Moradores do bairro Recreio não suportam mais fedentina de fezes em rua do bairro

Foto: Rua José Simplício no bairro Recreio
Esgoto a céu aberto
Na noite de ontem uma viatura da polícia militar fazia rondas de rotina no bairro Recreio quando se deparou com cerca de 30 moradores do bairro em um cruzamento discutindo o caminho de um córrego de esgoto que deságua dentro do açude daquele bairro.


Além de um problema de saúde pública também se trata de um crime ambiental uma vez que existem espécimes de aves e peixes no ecossistema do açude e ninguém faz nada a respeito. Pasmem os senhores que o esgoto se tratava nada mais nada menos que água de fossa. Uma moradora contou que o seu tio que já é de idade e está doente não consegue comer com o mau cheiro vindo da rua. Outra moradora contou que crianças estavam adoecendo na rua José Simplício devido a fedentina.

Segundo informações de um morador, a prefeitura sabe do problema e já foi procurada por duas vezes, mas os funcionários da prefeitura quando chegam lá dizem que não podem fazer nada a respeito. 

Uma moradora contou que a origem do problema estaria nas manilhas do esgoto geral que são precárias e necessitam ser trocadas por manilhas maiores. Devido às chuvas eles (problemas) se agravaram com o enchimento das fossas e as manilhas antigas e estreitas não dão vencimento da saída dos dejetos para uma área mais baixa. Uma pequena parte do bairro já possui manilhas mais largas enquanto a maior parte não as tem. Uma solução apontada por uma moradora seria o desgostamento regular de fossas no bairro, já que a lagoa de captação fica em um bairro vizinho no caso o bairro Vila do Príncipe.

Enquanto os vereadores e a prefeitura lutam para liberar os balneários para a população caicoense ter lazer em seus finais de semana omitem-se com desaguamento de esgotos para dentro de rios e pequenos açudes que cortam a cidade contribuindo indiretamente, ou diretamente, para poluição nossos corpos d'água. Esperamos que o prefeito Roberto Germano se sensibilize tão logo tenha conhecimento do problema e resolva ou amenize a situação dos pagadores de impostos que não veem o retorno de seus tributos em benefícios próprio.


Nota: Venho agradecer ao chefe da Secretaria responsável e aos funcionários da prefeitura que segundo moradores uns dois dias após a publicação da matéria no Blog, foram até a rua citada no bairro e corrigiram o problema do esgoto. Obrigado a todos pela dedicação e empenho em solucionar o problema. Com isso todos saem ganhando principalmente a população contribuinte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu comentário aqui